Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Consumo responsável - a favor da sustentabilidade

Veja dicas simples que podem transformar os seus padrões de consumo


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Consumo responsável - a favor da sustentabilidade

Por: Janaína Marques

O debate sobre a sustentabilidade é fundamental para conscientizar a população e diminuir ao máximo os impactos ao meio ambiente. E um estilo de consumo responsável necessita de hábitos conscientes. Por isso, conheça e pratique os 7 Rs do consumo sustentável:

1. Reduza

Diminua o consumo de água e de luz em sua casa reutilizando a água que sobrou do último enxágue da máquina para lavar o quintal, diminuindo o tempo de banho e trocando lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

2. Repense

Procure utilizar menos seu carro. Ande mais a pé, de bicicleta, use transporte coletivo ou mesmo táxi: é mais barato e você evita emissão de poluentes.

3. Responsabilize-se

Pesquise sobre a origem dos produtos que você consome. Veja se os fabricantes não estão envolvidos com desmatamento ilegal e trabalho escravo, por exemplo. Evite o desperdício de alimentos e planeje melhor suas compras.

4. Reintegre

Seu lixo orgânico também pode ser reaproveitado em sua casa com a compostagem, que é uma espécie de "reciclagem dos resíduos orgânicos".

5. Recuse

Quando for fazer compras, leve sua sacola retornável para evitar pegar as plásticas. Recuse também comprar produtos com embalagens desnecessárias.

6. Reaproveite

Na hora de construir ou reformar, avalie os produtos que utilizará. Busque meios de facilitar o reuso de água e avalie a possibilidade de instalar painéis de energia solar. Faça um bazar e troque produtos que estão encostados no fundo do armário. Pense também em trocar brinquedos e roupas que não servem mais.

7. Recicle

Separe materiais descartáveis do lixo orgânico em sua casa. Se não existir coleta seletiva em sua cidade, procure uma cooperativa de catadores para encaminhar os produtos para reciclagem.

Cuide do meio ambiente, cuide do planeta, nós precisamos dele!

FONTE: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)