Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saúde e beleza dos dentes

A Bruna conversou com o Dr. Marco Albuquerque, que é dentista, sobre as novidades estéticas que estão despontando no mercado e quais os hábitos que devemos ter para manter a saúde e beleza dos dentes. Quer ficar por dentro? Então confira.

Saúde e beleza dos dentes

Quando os dentes são bonitos e bem-cuidados, aumentam a autoestima da pessoa. Mas também há uma relação direta com a saúde bucal.

De acordo com o dentista Marco Albuquerque, “a importância de ter uma rotina de limpeza com os dentes é fundamental para a manutenção não só da saúde como da estética dental”.

Limpeza correta dos dentes

A melhor maneira de fazer a limpeza dos dentes é higienizá-los sempre após a alimentação, usando escova e creme dental. O enxaguante bucal e o fio dental devem ser aplicados pelo menos uma vez ao dia. Além disso, o tempo ideal para uma higienização adequada é em média 2 minutos.

O especialista alerta que pessoas que têm os dentes mais apertados e acumulam mais resíduos precisam usar o fio dental toda vez que escovar os dentes. Também é importante atentar para o tipo de cerda da escova.

“Existem muitas dúvidas em relação à escova ideal para limpeza dos dentes. A de cerda dura machuca e causa lesões na gengiva, por isso, quanto mais macia for a cerda da escova, menos trauma ela vai causar”, comenta.

A importância da higiene bucal para a saúde e beleza dos dentes

A não higienização adequada da boca pode causar doenças relacionadas à saúde bucal, como inflamações de gengiva e cárie, que ainda é uma doença infectocontagiosa de maior incidência no mundo. Por isso, é importante ter uma boca saudável para não precisar arrancar nenhum dente.

Hoje a extração de um dente é a última opção. Existem vários métodos para preservar a saúde dos dentes, que vão desde a manutenção da higiene até casos mais complexos, como o tratamento de canal.

Tratamentos estéticos para a saúde e beleza dos dentes

Nos últimos anos, a odontologia passou por avanços na parte estética. Existem as lentes de contato, implantes de carga rápida e alinhadores invisíveis para melhorar a aparência, cor e formato dos dentes.

Cuidado com os dentes na gestação

As gestantes também devem ter uma preocupação com os dentes. Pacientes que têm doença de gengiva ou cárie durante essa fase podem sofrer com o aborto do bebê, baixo peso do recém-nascido, lábio leporino e fenda de lábio/palato.

Então, é necessário que a mulher inicie a gestação com o estado de saúde adequado e que faça esse controle da saúde dental pelo menos trimestralmente durante a gestação.

Prevenção

Para prevenir problemas de saúde bucal, é importante ir ao dentista pelo menos a cada seis meses. Nessas consultas de rotina são feitas radiografias, radiografia panorâmica, profilaxia e aplicação de flúor. Tudo isso vai garantir saúde e ainda impactar positivamente na beleza e autoestima.

Matéria originalmente veiculada no programa de 1º de setembro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola