Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Trocar fralda do bebê: frequência e demais cuidados necessários

O ideal é trocar fralda do bebê sempre que for necessário. Quando seria isso? Qual a forma correta de fazer essa troca? Confira o passo a passo e dicas extras.


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Trocar fralda do bebê: frequência e demais cuidados necessários

Trocar fralda do bebê é uma das etapas do processo de cuidado que mais gera dúvidas entre os pais, especialmente os de primeira viagem.

Encontrar o modelo de fralda certo, fazer a higienização adequada, saber o momento de fazer a troca, são apenas algumas das preocupações mais recorrentes.

Se essas também são as suas dúvidas, não se preocupe! Neste artigo vamos explicar quando você deve trocar fralda do seu bebê, quais materiais vai precisar para isso, o que fazer em casos de assadura e muito mais!

Confira, agora, tudo o que você precisa saber para garantir mais conforto, saúde e bem-estar para o seu filho!

Quando trocar fralda do bebê

Uma das primeiras dúvidas de pais e cuidadores é quando e com qual frequência deve trocar fralda do bebê. A regra básica para definir o momento certo é: sempre que for necessário. 

Por exemplo, uma vez que a criança tenha feito cocô, o que geralmente acontece logo após ela se alimentar, a troca da fralda deve ser providenciada o mais breve possível. Já o xixi pode esperar um pouco, visto que a maioria das fraldas atuais são fabricadas com materiais que absorvem o líquido e deixam o bebê seco por um tempo. 

Além disso, elas conseguem segurar uma boa quantidade de urina, o que contribui para evitar vazamentos caso a troca da fralda não possa ser feita logo.

Contudo, os recém-nascidos costumam ter um número bem maior de trocas de fraldas. Esse processo pode acontecer até 8 vezes em um único dia. Porém, conforme a criança vai crescendo, o número de vezes que ela faz xixi e/ou cocô vai diminuindo.

Devemos trocar fralda enquanto o bebê dorme?

Outra dúvida bastante recorrente é se devemos acordar o bebê durante a noite para trocar fralda. O mais indicado é não fazer isso, pois pode atrapalhar o sono da criança, deixá-la agitada e comprometer o descanso dela e dos pais. 

Para evitar a necessidade de trocar fralda no meio da noite, antes de dormir, os pais devem providenciar a troca. Se possível, a dica é utilizar fraldas noturnas, que são maiores, com mais poder de absorção e ajudam a garantir um sono tranquilo a todos.

Porém, se bebê acordar incomodado de madrugada, ou mesmo para mamar, os pais podem aproveitar esse momento para verificar a necessidade de trocar fralda. Lembrando que, geralmente, eles fazem cocô logo após a alimentação.

A importância de trocar fralda no tempo certo

Mas, por que a frequência na troca de fraldas é tão importante? Um dos motivos é que a pele do bebê é extremamente sensível e deixá-la em contato com fezes e urina mais tempo do que o necessário, pode causar irritações e assaduras.

Além disso, o contato com essas substâncias, juntamente com o atrito da fralda, ajudam na proliferação de bactérias e fungos que podem desencadear infecções e doenças como a cândida, que provoca inflamação na região, secreção e coceira.

Por fim, trocar fralda com frequência garante que o bebê fique mais confortável e tranquilo, o que também contribui para deixá-lo mais feliz e saudável.

Passo a passo de como trocar fralda do bebê

A primeira dica para trocar fralda do bebê é separar todo o material que você vai precisar. Isso otimiza a tarefa e evita que você tenha que deixar a criança sem roupinha por muito tempo, especialmente se estiver realizando essa tarefa sem ajuda.

Basicamente, você vai precisar de: 

algodão;água morna;loção de limpeza própria para nenéns;toalha macia ou fralda de pano;saco de lixo;creme de assadura;fraldas descartáveis limpas.

Veja o passo a passo que separamos para você:

1. Retire a fralda suja

Deite o bebê em um lugar apropriado para trocar fraldas, que o deixe seguro, confortável e que não comprometa os movimentos de quem está realizando a troca. É bastante indicado forrar o local com uma toalha para evitar que possíveis vazamentos causem mais sujeira.

Após tirar a roupinha, abra a fralda com cuidado, levante um pouco o bumbum do bebê, segurando suavemente pelos tornozelos, e aproveite a parte limpa da fralda para retirar o excesso de cocô. Esse movimento deve ser único e feito de cima para baixo.

Em seguida, dobre a fralda ao meio, e aproveite a parte adesiva para fechá-la. Em seguida, basta descartá-la no saco de lixo separado para essa finalidade.

2. Faça a higienização

A higienização do bebê deve ser feita utilizando o algodão, a água morna e a loção de limpeza. 

Utilizar somente o algodão umedecido em água pode não retirar todos os resíduos, especialmente os mais gordurosos. Por isso, é indicado também utilizar uma loção de limpeza própria para crianças.

Alguns pais podem questionar o uso de sabonete líquido nessa etapa. Obviamente, ele é bastante indicado para uma boa higienização. No entanto, se causar muita espuma e não for devidamente enxaguado, pode causar irritação na pele do bebê

Outro produto bastante usado para limpar o bebê a cada troca de fraldas, são os lenços umedecidos. Esses materiais são mais indicados quando os pais não estão em casa e precisam trocar fralda rapidamente.

Já que o uso constante desse item pode colaborar para o desenvolvimento de alergias e irritações. Assim, por mais que sejam práticos, é indicado evitar seu uso diário.

Forma correta de higienizar o bebê

Tanto a higienização de meninas quanto de meninos, deve ser feita passando o algodão da região da genital para o ânus. Porém, há alguns cuidados extras para cada um deles. Confira abaixo:

Meninas

Começar a limpeza pela virilha, uma de cada vez, descer em direção à vagina e seguir para a região anal. Jamais voltar do ânus para a vulva, para evitar que restos de fezes entrem nessa região.

Além disso, é importante lembrar que, justamente pela proximidade das duas regiões, as meninas têm mais chances de desenvolver quadros de infecção urinária. Por isso, a higienização delas cada vez que trocar as fraldas deve ser intensificada.

Meninos

A limpeza dos meninos também deve começar pela região da virilha, primeiro um lado, seguir para o pênis, testículos e finalizar no ânus. Assim, deve ter cuidado com a limpeza do prepúcio. Puxá-lo de forma inadequada pode gerar fissuras e lesões, além de incômodo para o bebê.

Por fim, ambas as higienizações devem ser finalizadas secando bem a região com uma toalha macia ou com uma fralda de pano.

3. Coloque a fralda limpa

Nesta etapa, basta posicionar uma fralda limpa sob o bumbum do bebê, levantando-o novamente de maneira suave pelos tornozelos. Em seguida, você deve aplicar o creme para assadura, que serve caso a região já apresente vermelhidão, e também para evitar que esse tipo de problema surja futuramente. 

Use as fitas adesivas da fralda para fechá-la e, caso o bebê ainda tenha coto umbilical, deixe-o para fora. Antes de colocar as roupinhas, verifique se a fralda está ajustada adequadamente, e se não está muito apertada. Uma boa forma de fazer isso é passando o seu dedo entre as laterais da fralda e a pele do bebê.

Dicas extras para trocar fralda de bebê

Aproveite que vai trocar a fralda do seu bebê para estimulá-lo. Converse, cante, coloque uma música agradável, use brinquedos sensoriais que ajudem a distrair e a despertar os seus sentidos.

Ademais, para bebês meninos, a dica é usar uma toalhinha ou fralda de pano para cobrir o pênis durante a troca, isso evita jatos de urina caso ele faça xixi durante o processo.

Tipos certos de fraldas

Existem inúmeros modelos de fraldas disponíveis. A escolha da mais indicada vai depender da idade e do peso do seu bebê. É importante que ela fique bem fixa, porém, sem apertar a criança.

Além disso, é preciso verificar possíveis reações alérgicas. Vale lembrar que esses produtos são fabricados especialmente para evitar esse tipo de problema. No entanto, eles ainda podem acontecer. 

Desse modo, caso perceba que determinada marca de fralda está causando irritação na pele do bebê, faça a troca imediatamente.

Como agir em caso de assaduras

Os cremes para assadura também funcionam como uma barreira protetora, diminuindo o atrito entre a pele e a fralda, bem como o contato com fezes e urina.

Mas, se mesmo utilizando esse produto, notar que o seu bebê está com assaduras, intensifique a higienização, secando melhor a região, sem esfregar, e trocando a fralda mais vezes.

Também, continue aplicando o creme para assadura e acompanhe a evolução. Geralmente, esse tipo de problema é passageiro e logo se resolve. Entretanto, se perceber que está se tornando mais grave, com fissuras, bolhas e até pus, é essencial levar o bebê para uma consulta médica o quanto antes.

Gostou desse post? No site da Pague Menos você encontra uma série de cremes para assaduras, bem como fraldas e diversos outros produtos para cuidar da saúde e bem-estar do seu bebê. Confira!