Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Cuidados com recém-nascidos

O que fazer para preservar a saúde do bebê?


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Cuidados com recém-nascidos

Depois que uma criança nasce, ela sai de um ambiente que a protege para outro onde está exposta a diversos agentes externos. Sendo assim, o bebê fica vulnerável a doenças, alergias e outras enfermidades, visto que ainda não desenvolveu todas as suas defesas imunológicas.

Nessa fase a atenção aos gestos e sons é muito necessária. Além disso, quando estamos no mesmo ambiente que essas crianças, diversas bactérias e vírus podem ser transmitidas. Portanto, é o adulto quem deve tomar alguns cuidados para que a saúde desse recém-nascido não seja tão afetada. Confira algumas dicas.

Lave suas mãos

Nossas mãos são os principais instrumentos de contato com o meio externo. Sendo assim, elas ficam contaminadas e sujas. Portanto, lave bem as mãos com sabonete neutro antes de ter contato direito com recém-nascidos. Se você vier de outro local, como o trabalho, a higiene é ainda mais necessária.

Evite o rosto do bebê

É bastante comum o desejo de beijar essas crianças nas bochechas ou na testa, no entanto, podemos acabar contaminando o rosto dos bebês quando fazemos isso. Essa prática contamina a pele do recém-nascido e gera pequenas pústulas e manchas vermelhas. Portanto, evite tocar o rosto do bebê.

Escalde os objetos

Todos os utensílios que o bebê usa diariamente, como mamadeiras e chupetas, devem ser escaldados. Eles devem ser lavados com sabão de coco e fervidos numa panela por aproximadamente cinco minutos.

Cuidado com a temperatura

A pele do bebê é bastante sensível e ele não tem tecido adiposo suficiente para protegê-lo do frio. O ideal é que o ambiente seja o mais arejado possível. A dica também vale para a hora do banho: a água deve estar morna, nem muito fria nem muito quente. Lembre-se de cobri-lo com uma toalha após o término do banho.

Cuide das assaduras

Nos primeiros meses, o bebê urina e evacua bastante. Por isso, a intensidade das assaduras pode aumentar. É importante realizar trocas de fradas constantemente e aplicar pomadas específicas nas áreas afetadas.

Com essas dicas, você protege o bebê e o deixa mais saudável e menos vulnerável. Você também pode conferir essa matéria especial que o Programa Sempre Bem preparou sobre cuidados com recém-nascidos.