Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Assaduras no bebê: como prevenir e tratar

As assaduras no bebê demandam alguns cuidados e podem incomodar muito os pequenos. Veja como evitá-las e reparar a pele!


Atualizado em:

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Assaduras no bebê: como prevenir e tratar

As assaduras no bebê são um problema corriqueiro, mas que podem gerar incômodo e preocupações. Essas irritações na pele, na maioria das vezes, tendem a desaparecer em alguns dias, desde que tomados os devidos cuidados. No entanto, quando elas se agravam, podem se tornar um problema difícil de solucionar.

Para evitar o seu surgimento, é possível realizar algumas ações do dia a dia. Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, com as causas das assaduras, seus tipos e recomendações para tratá-las e preveni-las. Boa leitura!

Causas

Uma pergunta recorrente sobre o assunto é: “o que pode causar assaduras no bebê?”. E a resposta, de modo geral, tem a ver com uma questão, a obstrução da pele por conta do uso das fraldas.

Isso porque há uma elevação dos níveis de umidade e da temperatura na região, propiciando condições adequadas para o desenvolvimento de inflamações e a proliferação de microrganismos.

Além disso, o contato da pele sensível dos bebês com a urina, as fezes e o próprio material das fraldas é outro fator que pode ocasionar assaduras. Infecções, por conta do aumento de bactérias, e diarreias, que aumentam a acidez na área, também.

Há algumas possíveis causas para as assaduras nos bebês.

Outro aspecto que deve ser considerado e pode gerar irritação é a própria limpeza do local ao realizar a troca do item, já que, se for excessiva, tende a deixar a região muito seca, aumentando o atrito da pele com a fralda.

Apesar de ser mais comum na área de contato com a fralda, também pode ocorrer assadura no pescoço do bebê e em outras partes de fricção, como as dobras da pele. Esse tipo de irritação tem a ver com o suor nessas regiões, que propicia o desenvolvimento de bactérias.

Tipos de assaduras em bebês

As assaduras podem ser classificadas em três tipos, baseados no grau de irritação da pele. É importante ressaltar que quanto mais grave, mais difícil e demorado é o tratamento. Por isso, é necessário atenção, para que a situação seja controlada o quanto antes e deixe de evoluir. Entenda os quadros a seguir!

Leves

As assaduras leves são superficiais, têm um aspecto brilhante e deixam a região avermelhada, com coceira e irritação. Podem acontecer descamações da pele também, como quando se toma muito sol.

Moderadas

Já as assaduras moderadas deixam vermelhões mais marcantes na pele. Também surgem algumas feridas no local, como bolhas com “água” e esbranquiçadas, da mesma forma que a pele estufada quando há uma queimadura.

Uma assadura com bolhas é do tipo moderada.

Severas

As assaduras severas, por sua vez, são grandes feridas que pioram a cada dia e podem expelir líquido, causar sangramentos e se transformar em úlceras. Esse tipo de ferimento é muito danoso à saúde dos bebês.

Como prevenir

Existem alguns modos de como evitar assaduras no bebê. Esses cuidados devem ser inseridos na rotina, para ajudar a proteger a pele sensível dos pequenos, gerando menos irritação. Veja abaixo quais são eles!

Troque a fralda sempre que necessário

Um dos principais motivos que leva ao ocasionamento de assaduras no bebê é deixá-lo com a fralda suja por muito tempo. O contato da urina ou das fezes com a pele, em conjunto com a fricção da fralda contra a região, pode gerar vermelhidão e assaduras rapidamente.

A acidez dos dejetos também causa irritação da pele e eles aumentam a proliferação de bactérias, que podem causar infecções na região. Logo, para evitar as assaduras no bebê, troque a fralda com frequência e sempre que for preciso.

Evite os lenços umedecidos

A textura e substâncias presentes nos lenços umedecidos podem irritar a pele, causando assaduras. Por isso, o ideal é utilizá-los apenas para limpar a área em que é realizada a troca de fralda e não para higienizar o bebê.

O ideal é limpar apenas com água, que retira a sujeira, sem causar danos à pele.

Ao trocar a fralda e higienizar o bebê, a recomendação é limpar apenas com água.

Use cremes protetores e pomadas anti-assaduras

Os cremes e pomadas para hidratação da área formam uma barreira de proteção e ajudam a diminuir o atrito da pele com a fralda. Formulações com óxido de zinco, principalmente, são ótimas para a prevenção de assaduras.

Os produtos também podem ser utilizados em áreas de fricção da própria pele, como o pescoço.

Reduza o consumo de alimentos ácidos

Outra maneira de prevenir as irritações na pele é evitar os alimentos ácidos, como abacaxi, morango e laranja, que podem aumentar as chances de assaduras por conta da elevação da acidez nas fezes e na urina.

A diminuição do consumo pode ser feita pela mãe, caso esteja amamentando, ou nos alimentos dados para o bebê, se ele já tiver iniciado a introdução alimentar.

Se atentar a possíveis intolerâncias alimentares do bebê, que podem gerar as mesmas consequências, também é importante.

Reduzir o consumo de alimentos ácidos e se atentar a possíveis intolerâncias alimentares dos bebês é importante para prevenir assaduras.

Exponha o bebê diariamente à luz solar

A luz solar ajuda na absorção de vitamina D e pode contribuir para evitar as assaduras. Isso porque, além de secar as regiões, ela evita que possíveis fungos se proliferem. O ideal é dar o chamado banho de sol no bebê por pelo menos 15 minutos todos os dias, nos horários com menos concentração de raios UVB, antes das 10h e após às 16h.

Usar fraldas um pouco folgadas

O atrito da pele com a fralda intensifica a probabilidade de assadura em bebês. Portanto, sempre deixe as fraldas mais folgadas na criança, seja usando um modelo um pouco maior ou, no caso de modelos ajustáveis, regulando a peça para deixá-la mais larga.

Como tratar

Caso o bebê esteja com irritações na pele, há algumas recomendações de como tratar as assaduras. Confira a seguir!

Deixe o bebê sem fralda

As fraldas causam atrito com as assaduras, além de aumentar a umidade e a temperatura nas áreas de contato, aumentando as chances de proliferação de microrganismos. Por isso, deixar a pele do bebê respirar é fundamental.

O ar ajuda a deixar a região mais seca, contribuindo para a cicatrização das irritações. Então, sempre que possível, tirar a fralda do bebê por um período curto irá ajudar na recuperação da pele.

Utilize produtos adequados

Você já deve ter se perguntado o que passar em assaduras. Apesar de muito comum, a utilização de talco e amido de milho para retirar a umidade da região afetada pelas assaduras não é recomendada. Isso porque essas substâncias podem agravar a irritação da pele do bebê.

Os produtos usados no tratamento das assaduras devem ser apropriados, dermatologicamente testados, indicados para o uso nos pequenos e ter como função acalmar a pele, hidratá-la e repará-la.

Usar apenas produtos adequados e que ajudem a acalmar a pele é fundamental no tratamento de assaduras.

Não esfregue as feridas

Ao limpar a pele do bebê, é preciso ter muito cuidado para não esfregar as assaduras e causar mais irritação. Uma dica é utilizar algodão durante a higienização e apenas tocar, sem friccionar. Na hora de secar, a recomendação é a mesma: utilizar a toalha sem causar atrito.

Leve o bebê ao médico

Caso as assaduras persistam por mais de duas semanas ou sejam do tipo severo, é preciso buscar orientação médica para um tratamento mais adequado, já que dependendo do grau das lesões pode ser preciso cuidados específicos ou entender o porquê da recorrência.

As irritações na pele dos bebês demandam muita atenção e cuidado. Conhecer os graus em que elas podem ocorrer e saber o que fazer para solucioná-las é fundamental para implementar uma rotina de proteção.

Utilizar bons produtos é muito importante nesse sentido, por isso, clique no banner abaixo e garanta os melhores itens para prevenir assaduras!