Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Pular corda: veja os benefícios dessa prática

Pensa em pular corda? Veja os principais benefícios dessa atividade física e como ela te ajuda a emagrecer!


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pular corda: veja os benefícios dessa prática

Pular corda não é só brincadeira de criança. Essa atividade física é capaz de emagrecer, melhorar a saúde mental e trazer muitos outros benefícios para adultos. Mas, é preciso ir com calma no esporte, pois ele pode cansar muito logo nos primeiros pulos. Já conhece os benefícios da prática? Acompanhe este post!

Atletas de diferentes modalidades pulam corda para ganharem mais resistência nas pernas. Skatistas, boxeadores, corredores entre outros usam as vantagens dessa prática que é feita como brincadeira na infância, para obter bons ganhos de performance.

Neste post, o Sempre Bem listou os principais benefícios de pular corda, que vão te convencer de que começar a fazer isso é um dos melhores jeitos de ter mais saúde!

Quais são os benefícios de pular corda?

Ajuda a emagrecer

Queimar calorias é muito mais fácil e rápido quando você pula corda com frequência. A atividade coloca o corpo em alta atividade em poucos segundos, o que exige bastante energia para dar conta do recado. Ou seja, pular corda emagrece mesmo.

Em cerca de 30 minutos, você pode queimar até 300 calorias. Isso traz resultados mais rápidos do que caminhar, e nem exige sair de casa.

Tonifica os músculos

Os principais músculos que trabalham mais ao pular corda, são as coxas e as panturrilhas. Porém, a corda não se movimenta sozinha. O que faz com que os braços e peito também sejam tonificados durante a atividade.

Claro que pular corda não tem os mesmos efeitos de exercícios de musculação nesse sentido. Contudo, a prática que só requer uma corda e um espaço dedicado a isso, fará com que as suas pernas e braços ganhem tônus, ficando rígidos e fortes.

Melhora a saúde do coração

Pular corda faz com que a circulação de sangue ocorra de forma mais acelerada, além de reduzir a quantidade de gordura que pode se acumular em veias e artérias. Essa dupla de benefícios do exercício ainda regula a pressão arterial.

Tudo isso junto é ótimo para a saúde do coração, pois o órgão trabalha bombeando sangue a todo o corpo. E, quanto mais livre estiver o caminho — veias e artérias — para que ele corra, melhor.

Desenvolve a coordenação e a capacidade motora

Manter-se em pé e pulando por minutos, e com os braços em movimentos circulares, de forma devagar ou mais acelerada, ajuda demais na coordenação motora.

Esse é um dos principais benefícios de pular corda, pois, com o envelhecimento, é comum que a coordenação de membros fique prejudicada. Assim, o exercício ajuda a prevenir os efeitos do avanço da idade, além de manter a massa muscular estável.

Gera prazer

Durante a prática de exercícios físicos, os hormônios são liberados pelo organismo. A endorfina e a serotonina são dois deles, e têm um importante papel na sensação de bem-estar.

A endorfina melhora o humor, estimulando a pessoa a se sentir mais alegre. Já a serotonina contribui para o sono, apetite e ajuda nas funções cognitivas. Ambos hormônios trazem a sensação de prazer que se estende para além da hora da prática.

Fortalece os ossos

Pular corda é um exercício e tanto, principalmente para as mulheres. O motivo para isso é que o sexo feminino tem maior propensão a perder massa óssea com a idade. Em alguns casos, chegando a causar a osteoporose.

Com a prática, a saúde dos ossos é garantida no longo prazo, pois a atividade estimula a manutenção da massa óssea. Reduzindo o risco de fraturas, quebras e doenças que afetam o esqueleto.

Quais são as principais dicas para pular corda?

Para começar a pular corda com a garantia de ótimos resultados logo nos primeiros pulos, confira as dicas abaixo:

  • compre uma corda exclusiva para pular, vendidas em casas de esporte;
  • separe um local com espaço suficiente para fazer a atividade sem risco de cair;
  • use um par de tênis confortável – modelos para caminhada e corrida são perfeitos;
  • se quiser, você pode ter um tapete emborrachado para pular em cima;
  • comece pulando devagar e por, no máximo, um minuto;
  • faça pausas de um minuto a cada minuto de exercício;
  • não exagere nos seus primeiros treinos;
  • aumente a carga do exercício apenas quando tiver preparo.

Um dos principais motivos para pular corda é, muitas vezes, a necessidade de emagrecer. Contudo, isso deve ser feito de forma segura e sem pressa.

No Clinic Farma, clínica da Pague Menos, você tem o acompanhamento de profissionais da saúde, para te ajudar a perder massa corporal. Conheça mais dos serviços do Clinic Farma e aproveite o melhor da vida!