Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Endorfina: o hormônio do prazer!

Ah, o prazer... que sensação gostosa!


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Endorfina: o hormônio do prazer!

Por: Criz Campos

Aquele momento de sentir, sorrir e estar feliz. Também conhecida como o hormônio da felicidade, a endorfina é produzida naturalmente pelo cérebro. Atua no humor, aliviando as tensões musculares, ameniza o estresse, ansiedade, depressão, controla a dor e também regula a liberação de outras substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo.

A principal forma de liberar a endorfina é por meio da prática regular de atividade física, mas ela também pode ser liberada por outras atividades prazerosas, como um simples sorriso e o contato com a natureza.

A alimentação também tem participação importante nesse processo. Comer o que nos deixa feliz favorece a liberação da endorfina porque nos traz lembranças boas e proporciona a sensação de bem-estar. O afeto é outro ponto importante. Dar e receber carinho desperta um sentimento muito bom de nos sentirmos amados e transmitir esse carinho também estimula a alegria.

A intimidade na relação sexual é um exemplo clássico em que também acontece a liberação da endorfina. A troca de carícias e o ato sexual proporciona muito prazer. A endorfina é liberada durante e depois do sexo e melhora quase imediatamente o humor, diminuindo as tensões do dia a dia e reduzindo os efeitos do estresse no corpo.

A alta quantidade de endorfina melhora ainda o fortalecimento do sistema imunológico, diminuindo assim as chances de infecções por vírus e bactérias. Tenha um estilo de vida saudável.

Endorfine-se!

Imagem: Freepik