Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saúde do coração: dicas para cuidar bem

Saiba quais são as principais doenças cardíacas e confira dicas essenciais para colocar em prática e cuidar da saúde do coração. Leia este conteúdo!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Saúde do coração: dicas para cuidar bem

O coração é o órgão mais importante no corpo humano. É ele o responsável por bombear sangue para todo o corpo, distribuindo substâncias como oxigênio e gás carbônico, mantendo o equilíbrio e o bom funcionamento de todo o organismo.

Porém, alguns hábitos como passar muito tempo sentado, não manter uma alimentação saudável e não praticar atividades físicas podem prejudicar a saúde do coração, acarretando problemas cardiovasculares e, infelizmente, causando até mesmo a morte.

Continue a leitura deste artigo e entenda quais são as principais doenças cardíacas e confira algumas dicas para manter a saúde do coração!

Principais doenças cardíacas

As doenças cardíacas são todas aquelas que atingem o coração e veias do sistema coronário. Na maioria dos casos, elas podem estar relacionadas a hábitos pouco saudáveis durante a vida, por isso é essencial tomar alguns cuidados a fim de evitá-las.

Não havendo uma idade padrão para surgir, as doenças cardíacas são mais comuns em adultos com mais de 50 anos, porém, em casos extremos ou genéticos podem acometer crianças, adolescentes e jovens adultos.

As principais doenças cardíacas são:

  • hipertensão;
  • insuficiência cardíaca;
  • cardiopatia congênita;
  • arritmias;
  • miocardite.

9 dicas para cuidar da saúde do coração

Cuidar da sua saúde é uma tarefa fundamental, e não é tão difícil. Os principais cuidados com a saúde do seu coração estão diretamente relacionados com fatores comportamentais que podem ser adequados ao seu dia a dia e que não dependem de nada mais que sua determinação.

E, pensando no seu bem-estar, a seguir, listamos algumas dicas para você colocar em prática e manter seu coração saudável. Veja!

Cuide da alimentação

Evitar frituras, excesso de gordura e açúcar é uma ótima opção. Busque gorduras “boas”, presentes no azeite, dentre outros, além de adicionar frutas e legumes ao seu cardápio.

O ideal é sempre buscar o auxílio de um profissional, como um nutricionista, para que ele adeque sua alimentação às suas necessidades do dia a dia.

Mexa-se no trabalho e fora dele

Ficar muito tempo sentado engorda, dificulta a circulação, além de fazer mal para a coluna e causar outros problemas para a saúde.

A dica é buscar se levantar da cadeira a cada 40 minutos para se exercitar e beber pelo menos 2 litros de água por dia. Com isso, você dilui o sangue e reduz o risco de formação de trombos (coágulos de sangue na circulação sanguínea).

Fora do ambiente de trabalho, busque praticar exercícios físicos, como caminhadas. Mas lembre-se de sempre buscar o auxílio de um profissional que prepare um treino adequado para o que seu corpo precisa.

Fuja do cigarro

Pessoas fumantes correm grande risco de sofrer infartos em comparação com quem não fuma, pois o cigarro abre as portas para diversos fatores de risco que podem prejudicar todo o seu corpo. Dessa forma, evite esse hábito.

Evite o álcool

O consumo de bebidas alcoólicas aumenta a absorção de calorias e os carboidratos pelo seu corpo. Além disso, desregula o metabolismo e faz mal ao fígado. Por isso, modere a ingestão desse tipo de bebida ou evite-a.

Durma bem

O sono é um dos principais responsáveis pela qualidade de vida, isso porque é durante ele que nosso corpo se recupera e consegue se preparar para as atividades do dia seguinte, por exemplo. Quando não há regularidade no sono, é possível que o estresse e o cansaço excessivo fiquem evidentes.

É essencial que seja definida uma rotina para que o corpo acostume e, durante o tempo, entenda qual o horário que ele deve estar dormindo ou acordado. Assim, é possível reduzir a insônia e suas consequências.

Pratique atividade física

A atividade física é uma grande aliada da saúde física e mental para todo ser humano, não apenas doenças cardiovasculares ela ajuda a prevenir, mas agrega de modo geral pontos positivos para a qualidade de vida.

O ideal é que haja uma constância e que todas as atividades estejam dentro do limite que seu corpo suporta, isso para não haver efeitos reversos e, consequentemente, problemas a longo prazo. O recomendado é que seja procurado um profissional da saúde a fim de encontrar o melhor tipo de atividade para o seu estilo de vida!

Evite o estresse e a tensão

O estresse e a tensão podem trazer diferentes tipos de problemas para o corpo humano, principalmente para o coração. Por isso, é essencial buscar meios que colaborem para a redução do estresse no dia a dia. Algumas opções são encontrar hobbies para praticar ou buscar por tratamentos médicos quando necessário.

Reduza o consumo do açúcar

O açúcar é um dos maiores vilões para a saúde, principalmente para o coração, quando não consumido com cautela, isso porque ele é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes.

A diabetes é uma das principais doenças responsáveis por doenças cardiovasculares, como: infartos, obstrução de artérias e dilatação da rede sanguínea.

É importante buscar acompanhamento profissional para a prescrição de uma dieta que supra as necessidades do seu corpo e colabore positivamente para o funcionamento dele.

Faça check-ups regulares

Além de seguir todas as dicas citadas anteriormente, é indispensável a realização de exames de rotina para checar como está a saúde do coração e de todos os outros órgãos.

Isso porque, há doenças silenciosas e que não apresentam sintomas imediatos, com a realização de check-ups regulares, é possível identificar e tratar precocemente diversas patologias. O que reduz consideravelmente os riscos envolvidos.

Pensando nisso, com serviços de alta tecnologia e com uma equipe profissional especializada, a Clinic Farma oferece realização de exames laboratoriais e diferentes tipos de acompanhamentos. Quer saber quais são todos os serviços disponíveis? Acesse nosso site agora mesmo!