Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Pode fazer exercícios físicos menstruada? Descubra aqui!

Saiba se você pode fazer exercícios físicos menstruada e qual tipo de treino é o mais indicado para essa fase do ciclo.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pode fazer exercícios físicos menstruada? Descubra aqui!

A menstruação não deve te impedir de fazer nada, nem de se exercitar. Está certo que o período menstrual não é igual para todas as mulheres: algumas seguem sua rotina normalmente, sem queixas, enquanto outras sentem cólicas, inchaço, fraqueza, náuseas e outros sintomas. 

Mas e então: qualquer uma pode fazer exercícios físicos menstruada? A resposta é sim, mas continue no texto para entender todos os benefícios e saber quais atividades é melhor evitar. 

Pode fazer exercícios físicos menstruada?

Deixar a atividade física de lado no período menstrual não é uma boa ideia. Na verdade, movimentar o corpo ajuda muito a diminuir os desconfortos dessa fase. 

Estudo conduzido pela Universidade Politécnica de Hong Kong, na China, avaliou 70 mulheres, de 18 a 43 anos, que se queixavam de dismenorreia primária — nomenclatura médica para as dores menstruais. 

Os cientistas conseguiram comprovar, ao longo de sete meses de pesquisa, que a liberação de substâncias endógenas, como endorfina e serotonina, durante a prática física age como analgésico natural, reduzindo as dores que costumam aparecer no período menstrual. 

As mulheres que se exercitaram três vezes por semana disseram que se sentiram mais dispostas e produtivas, já que experimentaram redução das cólicas. 

Então, se você pode combinar menstruação e exercícios físicos? Sim, claro, e terá muitos benefícios:

  • melhora do humor
  • diminuição do inchaço
  • aumento da disposição

Além disso, treinar melhora a capacidade respiratória e reduz o risco de problemas cardiovasculares, diabetes, artrite e osteoporose.

guia da saúde da mulher

Cuidados 

O primeiro recado quando falamos em atividade física e menstruação é: ouça o seu corpo. Deixe para depois do período menstrual aquela aula experimental de crossfit ou os exercícios de alta intensidade que você nunca fez antes. Faça o que já funciona para você, seja caminhada, corrida, musculação, dança, ioga, pilates, entre outras atividades. 

Se tiver histórico de muitas cólicas que te impedem de treinar e de seguir com suas atividades de rotina, procure assistência médica. O ginecologista é o profissional apto a te acompanhar e investigar as dores intensas. 

Não deveria existir tabu sobre o sangue menstrual, afinal, ele é uma das coisas mais normais do mundo, mas a verdade é que muitas mulheres têm receios dos vazamentos. Para evitar qualquer constrangimento, a dica é buscar um método de contenção menstrual confortável e adequado ao seu fluxo.

Hoje, temos à disposição diferentes métodos, além do tradicional absorvente descartável: coletor menstrual, calcinha absorvente e absorvente de pano. Teste alguns até encontrar o que te deixa mais segura. 

Sugestões de exercícios

Durante a menstruação, é normal que a sua energia fique baixa, até porque há redução na produção de alguns hormônios. O sangramento, que pode durar entre quatro e sete dias, também costuma vir acompanhado de dores e inchaço, sinais que não podem ser menosprezados na escolha dos exercícios.

O mais indicado é fazer exercícios leves nesse período. Deixe as atividades intensas e prolongadas para quando a menstruação acabar, pois nessa fase há aumento do estrogênio, o que favorece a performance esportiva.

mulher fazendo ioga em casa. Ela veste um conjunto de top e legging preto.
Ioga, alongamentos e treinamento com pesos leves são exercícios ideais para serem feitos enquanto estiver menstruada.

Caminhada

É uma atividade simples e fácil. Você pode caminhar onde e quando quiser, pela distância que preferir e ainda ajustar seu ritmo conforme seu condicionamento físico.

Pilates

Pilates é excelente para alongar os músculos e fazer você prestar mais atenção na respiração. 

Ioga

Alguns minutos de ioga vão te ajudar a relaxar os músculos e diminuir as dores. 

Aeróbico leve

Evite estressar demais o seu corpo durante a menstruação. Isso vale para todo o dia de treino, incluindo natação, escada, bicicleta, elíptico, corrida e vários outros. A dica é reduzir o ritmo e até encurtar a atividade. 

Musculação

Para treinamentos de força, o indicado é reajustar as cargas, utilizando menos peso do que você está acostumada.  

Convencida dos benefícios dos exercícios físicos durante o período menstrual? A recomendação é não abandonar as atividades nessa fase, mas, sim, adaptar o treino às mudanças hormonais e ao seu corpo. 

Aqui no Portal Sempre Bem, tratamos de muitos outros assuntos sobre saúde, bem-estar, comportamento e beleza. Salve nosso endereço nos seus favoritos e confira semanalmente nossos conteúdos!