Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O que usar na menstruação: conheça os diversos métodos!

Você sabe o que usar na menstruação? Confira informações sobre o assunto para escolher!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
O que usar na menstruação: conheça os diversos métodos!

Em média, uma mulher menstruará, na sua vida, durante 35 anos de idade. O assunto, que já foi tabu por muito tempo, vem se desmistificando cada vez mais e, já que o período menstrual será vivenciado uma vez por mês durante tanto tempo, o ideal é buscar as formas o mais confortáveis possíveis de passar por ele — e o que é confortável para uma, não necessariamente será para outra.

Hoje em dia, existem diferentes métodos para conter o sangue menstrual, e é interessante entender sobre cada um deles (e testar!) para fazer as próprias escolhas. Siga na leitura para saber mais sobre o assunto e, quem sabe, decidir o que usar na menstruação.

Absorventes descartáveis externos

Já faz alguns anos que esta é a forma mais comum e conhecida de conter a menstruação: é possível encontrar absorventes externos descartáveis de diferentes marcas em qualquer supermercado ou farmácia. O assunto parece até banal, mas nem sempre foi assim!

Até o século 19, o mais comum era que as mulheres usassem pequenos tecidos ou toalhinhas dentro de suas calcinhas para absorver o sangue. Foi por volta de 1890, na Alemanha, que os primeiros absorventes descartáveis (feitos de bandagem) começaram a ser vendidos.

Apesar de terem chegado ao Brasil em 1930, foi apenas na década de 50 que os absorventes descartáveis começaram a se popularizar, e eles representaram uma grande mudança para as mulheres da época: o conforto e a praticidade trazida por eles significou um expressivo ganho de liberdade e empoderamento.

Com a evolução das pesquisas na área, hoje é possível encontrar absorventes descartáveis externos dos mais variados modelos e tamanhos e que buscam atender às diferentes necessidades de uma mulher, tanto ao longo do ciclo quanto ao longo da vida. Os protetores diários, inclusive, são adotados por muitas mulheres fora do período menstrual, para conter eventuais corrimentos ou mesmo prevenir um sangramento inesperado.

Os absorventes descartáveis podem ser comuns e “banais” hoje, mas significaram uma enorme transformação na vida das mulheres.

Absorventes descartáveis internos

Pode parecer inacreditável, mas as mais remotas versões dos métodos de conter o sangue menstrual eram intravaginais! Os primeiros registros datam de cerca de 2000 a.C. e, como a menstruação era um enorme tabu na época, as mulheres faziam de tudo para escondê-la, colocando chumaços de papiro ou lã dentro do canal vaginal.

Se a história dos absorventes começou assim, é claro que em algum momento elas chegariam de volta aos modelos transvaginais — o que não demorou muito. Os primeiros absorventes transvaginais descartáveis foram desenvolvidos ainda nos anos de 1930, nos Estados Unidos, enquanto os externos chegavam ao Brasil.

Este tipo de produto também está disponível de forma ampla nos mercados e farmácias e é o preferido de muitas mulheres, por oferecer mais conforto e liberdade de movimento do que suas versões externas. É preciso, no entanto, prestar ainda mais atenção ao momento das trocas: um absorvente interno descartável só pode ser utilizado por até 8h seguidas, sob o risco de causar infecções ou, até mesmo, choque tóxico.

Absorventes de pano

Os absorventes de pano voltaram à moda a poucos anos, mas vale sempre lembrar que, antes dos descartáveis serem desenvolvidos, essa era a opção vigente — o que quer dizer que eles não são exatamente uma novidade.

É claro que, antigamente, os tecidos e toalhinhas eram utilizados de maneira mais solta, enquanto os absorventes de hoje seguem os modelos e formatos dos externos descartáveis. As mulheres que costumam aderir a esses modelos, em geral, o fazem por conta de preocupações com o meio ambiente ou, até mesmo, por vivenciarem problemas como assaduras e alergias pelo contato com os absorventes de algodão ou de plástico.

Os absorventes de pano atuais são menos práticos que os descartáveis, que podem ser retirados e jogados no lixo a qualquer momento — mas também não são equivalentes aos paninhos utilizados antigamente, já que são produzidos com tecidos mais tecnológicos e podem, inclusive, ser lavados na máquina de lavar.

O absorvente de pano atual não é apenas uma toalhinha: ele segue o formato dos descartáveis e pode ser lavado na máquina de lavar.

Calcinhas absorventes

As calcinhas absorventes são uma junção bastante prática entre os absorventes de pano e as calcinhas convencionais. Nesse caso, elas são produzidas, em geral, com três camadas de tecido que já contam com a função de absorver o sangue menstrual.

A primeira camada é feita com um tecido que o sangue apenas transpassa, para que ele não se acumule ali e traga o desconforto e a sensação de umidade para a usuária. Já a segunda camada da calcinha é a que é produzida com tecido absorvente, enquanto a terceira complementa a peça com um tecido impermeável que faz com que o sangue não passe dali e venha a vazar e manchar as roupas.

Coletores menstruais

O coletor menstrual é o método mais “diferente” de todos os anteriores e, por isso, costuma ser o que gera mais dúvidas. Trata-se de um dispositivo de silicone (popularmente conhecido como copinho) que é inserido no canal vaginal para coletar o sangue. Reutilizável e bastante prático, ele deve ser esterilizado no início e no fim de cada ciclo menstrual e, entre as trocas diárias (que devem ser realizadas a cada 12h no máximo), basta escoar o sangue no vaso e lavá-lo em água corrente.

Seu grande diferencial já está claro em seu nome: ele coleta o sangue menstrual sem absorvê-lo, o que significa que também não absorve os outros líquidos presentes no ecossistema vaginal e que são tão importantes para a manutenção do pH e da saúde local.

Com sua popularização, já se tornou possível encontrá-lo também nas farmácias e em diferentes marcas.

Agora que você já conhece melhor sobre o assunto e as opções disponíveis, não deixe de testá-las e encontrar a que mais faz sentido com o seu dia a dia e que melhor se adapta ao seu organismo. Ah, elas podem ser utilizadas, inclusive, de maneira combinada: há quem se sinta mais confortável utilizando o coletor e um protetor diário, por exemplo, para garantir a absorção de qualquer vazamento. Não existe certo e errado: existe o que te faz bem e te oferece conforto!

O programa AME da Pague Menos oferece a estrutura necessária para o armazenamento de medicamentos especiais, inclusive contraceptivos. Para saber mais sobre o serviço, clique no banner abaixo!