Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Infecção por salmonella: por que acontece e como se cuidar?

Você sabe o que é a infecção por salmonella? Confira o texto e entenda sobre as causas, sintomas e prevenção da doença!


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Infecção por salmonella: por que acontece e como se cuidar?

A infecção por salmonella é um tipo de intoxicação alimentar causada pelo consumo de alimentos e água contaminados, ou mesmo pelo contato com animais que estão com a bactéria alojadas em seu organismo. A doença gera sintomas bastante desconfortáveis, mas o tratamento, na grande maioria das vezes, é simples.

Para saber mais sobre o que é salmonelose, como a infecção acontece, sintomas, tratamento e prevenção, continue a leitura!

O que é salmonella?

De acordo com o Ministério da Saúde, a bactéria salmonella (ou salmonelose) faz parte da família das Enterobacteriaceae. A doença em humanos acontece via contaminação por duas espécies, S. enterica e S. bongori.

A bactéria é comumente encontrada nas fezes de vacas, porcos, galinhas, répteis, anfíbios e até mesmo animais domésticos. Por isso, é comum que o contágio aconteça pelo consumo de carnes e ovos crus ou mal passados. No entanto, ela também pode contaminar a água que, quando ingerida, causa a infecção.

baixar gratuitamente e-book do Portal Sempre Bem sobre doenças gastrointestinais

Como e por que acontece a infecção por salmonella

A infecção acontece quando pessoas ingerem alimentos crus ou água contaminados com fezes de animais portadores da bactéria. Os alimentos mais comuns que podem conter salmonella são carnes, especialmente as de aves como frango e pato, pescados, ovos, leite não pasteurizado e derivados lácteos.

Importante ressaltar que pratos à base de carnes e ovos crus, mesmo com o cuidado do preparo, também podem estar contaminados com a bactéria.

homem fazendo análise de ovos para identificar infecção por salmonella
A salmonella pode estar presente em carnes de aves como frango, além de ovos, leite não pasteurizado, etc.

Há dois principais tipos de infecção por salmonella: a salmonelose não tifoide, que ocorre com maior frequência, e a febre tifoide que, embora rara, é mais agressiva e em casos graves pode levar à óbito.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da infecção por salmonella são: febre, diarreia, vômitos, dores abdominais, fadiga e, em quadros graves, calafrios e sangue nas fezes. O período de incubação da bactéria após a contaminação é de 8 a 48 horas e os sinais podem perdurar por até sete dias.

Tais sintomas provocam uma desidratação intensa no corpo. Por esse motivo, é importante ingerir muito líquido no período em que se está doente. Também é importante mencionar que a quantidade de alimento contaminado ingerido influencia a intensidade dos sintomas.

Além disso, crianças, pessoas idosas ou que possuem o sistema imunológico vulnerável(como portadores de HIV e transplantados) devem ter o cuidado redobrado, uma vez que a infecção nesses casos é mais intensa e perigosa.

A infecção por salmonella gera quadros similares a outras gastroenterites e, por esse motivo, é necessário realizar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico. Eles podem ser coleta das fezes, vômito ou mesmo do possível alimento contaminado.

análise de amostra para identificar infecção por salmonella
O exame das fezes, vômito ou alimentos contaminados é o que vai confirmar o diagnóstico da infecção por salmonella.

Tratamento da salmonela

A salmonelose não tifoide é uma doença autolimitada, ou seja, os sintomas se encerram após o período máximo de uma semana. Isso acontece por conta da eliminação da bactéria via diarreia e vômitos. Nesse sentido, o tratamento inclui repouso e uso de medicação para aliviar o desconforto causado pelos sintomas.

A febre tifoide, por outro lado, precisa ser tratada o quanto antes para evitar que a infecção se espalhe pelo corpo. Nesse caso, faz-se necessário o uso de antibióticos, que devem ser recomendados somente pelo médico que está avaliando o caso.

Prevenção

Como a contaminação ocorre pelo consumo de alimentos crus, carnes e ovos mal passados, para se prevenir da infecção por salmonella, é importante evitar a ingestão dos mesmos. Além disso, após manuseá-las, é necessário lavar bem as mãos. Outro cuidado importante é sempre beber leite pasteurizado ou fervido (já que o calor mata a bactéria).

Em geral, bons hábitos de higiene são importantes para evitar que a bactéria entre em contato com o corpo. Lavar as mãos entre o preparo e ingestão das refeições, higienizar os utensílios da cozinha e utilizar luvas para limpar caixas de areia de gatos e tapetes higiênicos de cachorros são práticas indispensáveis.

Por fim, vale mencionar que a contaminação por salmonella pode acontecer em cadeias produtivas industriais. Por isso, atente-se às notificações de surtos da infecção na sua região.

A infecção por salmonella, embora autolimitada, pode gerar grande desconforto e, em casos graves, até provocar a morte. Ao identificar os sintomas mencionados neste conteúdo, procure assistência médica para investigar o quadro.

Se você gostou deste texto e quer conferir mais informações sobre saúde, beleza, mente e comportamento, continue acompanhando o Portal Sempre Bem da Pague Menos.