Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Diarreia infantil: por que se preocupar?

A diarreia é a segunda maior causa de mortalidade infantil em todo o mundo.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Diarreia infantil: por que se preocupar?

Por: Ladinne Campi

Na década de 1980, a diarreia ocupava o segundo lugar no ranking brasileiro de mortalidade infantil. Graças ao avanço da saúde pública e a melhora das condições de vida da população, os impactos da doença foram freados de modo que, em 2005, passou a ocupar a quarta posição. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a redução da mortalidade por diarreias infecciosas em crianças de 0 a 5 anos diminuiu significativamente nos últimos vinte anos.

De toda forma, este ainda é um grande perigo para os pequenos. De acordo com o Atlas on Children’s Health and the Environment – WHO 2017, a diarreia mata 2.195 crianças por dia em todo o mundo – mais vítimas do que a AIDS, malária e sarampo juntos.

MAS AFINAL… O QUE É DIARREIA?

A diarreia é caracterizada por:

* Três ou mais evacuações amolecidas ou líquidas em 24 horas;

* Duração média de 5 a 7 dias, podendo se estender por 14 dias ou mais.

Os virus (rotavirus, coronavirus, adenovirus) são responsáveis por 74% dos casos. 20% das diarreias são causadas por bactérias (Salmonella, Shigella, Campylobacter, Yersinia, Escherichia coli) e 6% por protozoários (ameba, Giradia lamblia, Cryptosporidium). Além das causas infecciosas, há as causas dietéticas, alérgicas, funcionais, causas inflamatórias auto-imunes e ainda: doença celíaca, fibrose cística, enteropatia ambiental, intoxicação por metais pesados e doenças genéticas raras.

A gerente médica da categoria de saúde digestiva da Sanofi CHC Milana Dan explica que a OMS classifica a doença diarreica em três tipos:

Diarreia aguda aquosa: Pode durar até 14 dias e provoca uma grande perda de volume de fluidos. “É um quadro perigoso, pois pode levar a desidratação e desnutrição.”

Diarreia aguda com sangue (disenteria): Indica uma lesão na parede do intestino e pode estar associada a infecções sistêmicas e outras complicações além da desidratação. “A principal causa da disenteria é a bactéria Shigella”.

Diarreia persistente: Recebe a classificação quando a diarreia aguda aquosa persiste por mais de 14 dias. “Pacientes que evoluem para este quadro possuem alto risco de letalidade. Por isso, devem ser tratados em hospital”.

Ainda para a especialista, a falta de saneamento básico pode ser um gatilho importante. “Ambientes precários, sem tratamento de água e esgoto, aumentam as chances de contato com microrganismos. Além disso, alimentos mal lavados e água não potável podem levar a quadros de diarreia e, consequentemente, mortalidade infantil”.

A prevenção da doença consiste, portanto, em medidas que envolvem:

• Lavar bem os alimentos;

• Em caso da ausência de filtro ou água potável na torneira, a água deve ser fervida;

• Lavar as mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro;

• Diante do primeiro episódio de diarreia, deve-se reidratar rapidamente a criança;

• Se a criança não melhorar nos primeiros dias, deve tomar o soro caseiro com água potável ou fervida.

Milana explica que os probióticos também são uma boa alternativa, pois ajudam a restaurar a microbiota intestinal. “Quando um indivíduo tem diarreia, perde também as bactérias boas que ficam no intestino grosso. Os probióticos tem a capacidade de restaurar o equilíbrio da região muito mais rápido.” A profissional enfatiza, contudo, que sem as condições básicas de higiene e uma alimentação pobre em fibras, o probiótico não será eficaz: “Ele atua em conjunto com os bons hábitos”, pontua.

Pensando em promover a saúde e contribuir com a redução da mortalidade infantil causada por complicações da diarreia, a marca Enterogermina leva educação e suporte a comunidades carentes. “A campanha Você Compra, Enterogermina Doa foi pensada para reafirmar o nosso propósito. Parte da venda dos produtos será convertida na compra de filtros para o município de São Gabriel da Cachoeira (AM), com maior índice de mortalidade infantil por diarreia do Brasil.”

A contribuição social da marca visa, em parceria com o projeto Água Segura, levar atividades de educação sobre higiene e limpeza para pais, professores e comunidade em geral. Para a Enterogermina, incentivar a educação é salvar vidas. Saiba mais em: https://www.enterogermina.com.br/compraedoa#home

Faça a sua contribuição adquirindo produtos Enterogermina durante os meses de março, abril e maio. Visite uma Pague Menos pertinho de você ou compre pelo nosso site.