Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Coriza: entenda as causas e saiba como tratar

A coriza pode ser causada por diversos fatores, como gripes e resfriados. Portanto, é essencial saber como tratar esse problema. Confira!

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Coriza: entenda as causas e saiba como tratar

Todo mundo já teve a sensação de estar com o nariz escorrendo ou ter que ficar assoando o dia inteiro, isso são as sensações características da coriza. Ela pode estar diretamente relacionada com a saúde do sistema respiratório e, mais especificamente, com as fossas vocais.

Seja como um sintoma individual ou de forma corriqueira, a coriza tende a incomodar e dificultar as atividades diárias. Quer entender o que é, quais são as principais causas e como tratar esse problema, este artigo é o ideal para você. Continue a leitura!

O que é coriza?

De forma técnica, a coriza é o resultado de infecções que atingem as áreas nasais, como é o caso de mucosas. Quando isso ocorre, começa a ser produzido um líquido transparente e sem cheiro e que é expelido de forma contínua pelo nariz como mecanismo de defesa. Essas inflamações, originárias da coriza, podem ser por diversos motivos.

É essencial que a coriza seja tratada como um problema real, pois quando ignorada ela pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de outras patologias respiratórias como: bronquite, rinite e sinusite.

Quais as causas da coriza?

Como a coriza é derivada de infecções ou problemas relacionados ao sistema respiratório, toda e qualquer doença que o atinja pode causar coriza até a expulsão total do vírus e o final do tratamento. Porém, há algumas causas mais comuns. Quer saber quais são? É só conferir abaixo!

Alergias

Engana-se quem pensa que apenas a rinite alérgica incomoda o nariz, na realidade cada alérgeno causa uma reação no corpo. No caso de alergias a pelos, ácaros e poeira, por exemplo, é mais comum a sensação de vontade de espirrar e coceira nasal contínua. Nesse caso, pelo contato direto com o nariz é muito possível que haja o início da secreção.

Infecções virais

Aqui podemos citar o resfriado, que é causado pelo contato de vírus, comumente o rinovírus, com a mucosa nasal. Essa infecção pode ocorrer através de contato com mãos infectadas, tosse, saliva e espirros. Além da coriza, é comum que haja obstrução nasal e tosse.

Além disso, há a gripe, causada pelo vírus influenza, que tem sintomas mais acentuados e que se manifestam mais rapidamente. Nesse caso em específico, por se tratar de uma infecção um pouco mais complexa, a coriza pode apresentar coloração esverdeada ou resquícios de sangue. Ademais, pode ocorrer também a obstrução nasal e, consequentemente, dificuldade para respirar. Contudo, é essencial saber como se prevenir da gripe e do resfriado.

Quais as possibilidades de tratamento?

Como você pôde conferir anteriormente, a coriza está diretamente ligada a doenças alérgicas ou infecções que se alocam na mucosa nasal. Para conseguir reduzir o tempo que ela ocorre e prevenir para que não ocorra com uma alta frequência, o indicado é que se crie o hábito de higienizar as narinas.

Como fazer isso? Simples, basta apenas aspirar soro fisiológico ou até mesmo água em uma periodicidade que faça sentido para a sua rotina. Atualmente há no mercado, acessórios que podem facilitar esse processo, que é o caso dos higienizadores nasais.

Além disso, é essencial que pessoas que tenham rinite alérgica evitem espaços que tenham contato afinco com poeiras, fungos e fumaça, por exemplo, pois isso pode aumentar as chances de infecção e/ou irritação do sistema nasal. Além disso, sempre higienize a casa e priorize ambientes arejados e com correntes de ar.

Por fim, mas não menos importante, o tratamento medicamentoso com anti-alérgicos é indicado quando a coriza e irritação nasal se torna frequente e passa a ser um problema a longo prazo. Para isso, vale a pena buscar profissionais da saúde que possam indicar o tratamento mais efetivo para cada caso.

Conte com a Pague Menos

A Pague Menos, uma das maiores redes farmacêuticas do Brasil, disponibiliza o Clinic Farma. Com ele, é possível realizar o acompanhamento de doenças crônicas e realizar testes essenciais, como é o caso do teste de dengue e o HCG. Além disso, é possível realizar vacinas e muito mais. Quer conferir mais possibilidades do Clinic Farma? Acesse nosso site agora mesmo!

Veja Também:

Como identificar crise alérgica e não confundir com outras doenças

Entenda as diferenças entre Covid-19, crise alérgica, gripe e resfriado

Sinusite crônica — entenda os sintomas e saiba como tratar