Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como identificar crise alérgica e não confundir com outras doenças

Conhecer os sintomas de uma crise alérgica facilita a busca pelo tratamento correto e elimina a preocupação de ser outras doenças.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como identificar crise alérgica e não confundir com outras doenças

Os sintomas de uma crise alérgica são semelhantes a outras doenças, como a COVID-19, por exemplo. Por isso, é fundamental conhecer o que se passa com seu organismo para saber diferenciar e buscar o tratamento adequado.

Em determinadas épocas do ano é comum que boa parte da população desenvolva problemas respiratórios devido às mudanças climáticas. Assim, o surgimento de rinites, sinusites, gripes e resfriados é esperado.

Mas o que é a crise alérgica? Neste post você entenderá os sintomas e causas do problema. Continue lendo e saiba como diferenciar de outras doenças e qual o melhor tipo de tratamento!

O que é a crise alérgica?

Quando um organismo predisposto entra em contato com algum agente alérgeno, o sistema imunológico reage, provocando crises. Essa reação pode ser atópica, alimentar ou respiratória.

Quais são as causas e sintomas?

Uma crise alérgica pode se desencadear em função da picada de insetos, ingestão de determinados alimentos, contato com microrganismos — ácaro, fungos, pelo, mofo, poeira — ou medicamentos.

Os sintomas variam de acordo com o tipo de alergia podendo afetar a pele, os sistemas respiratório e intestinal. Para cada caso, as reações têm características diferentes. Veja como o corpo humano reage!

Respiratórios

Quando a alergia atinge as vias respiratórias, os pontos mais afetados são nariz, garganta e brônquios. Essas regiões ficam mais sensíveis, dificultando a respiração, o que prejudica o funcionamento adequado do corpo.

Entre as alergias respiratórias mais comuns estão a rinite, sinusite, asma e bronquite. Os sintomas são coriza, espirros, tosse, congestão nasal, coceira e ardor nos olhos, nariz e garganta.

Atópicos

Também chamada de dermatite atópica ou eczema atópico afetam a pele provocando irritações e vermelhidão, além da sensação de coceira ou queimação constantes, com episódios de descamação da pele.

Quem tem predisposição a esse tipo de alergia pode sofrer reações quando picadas por um inseto, devido à hipersensibilidade.

Alimentares

Ao ingerir determinados alimentos, a pessoa alérgica pode desenvolver uma crise e apresentar sintomas como irritação, coceira e vermelhidão da pele. Em situações mais graves, a crise alérgica alimentar pode interferir no funcionamento do intestino.

Os alimentos como amendoim, nozes e frutos do mar, podem contribuir para o desenvolvimento de crises alérgicas.

Como diferenciar a crise alérgica de outras doenças?

Enquanto os sintomas da alergia estão associados à tosse, espirros, irritação dos olhos e coriza, outras doenças como a COVID-19 são mais semelhantes a uma gripe forte, motivando ou não estágios de febre.

Para sintetizar, veja os principais sintomas de uma crise alérgica, comparados aos da COVID-19:

Crise alérgica.

nariz entupido, escorrendo;

espirros;

chiado ou falta de ar;

erupções cutâneas;

fadiga;

dor de cabeça;

coceira no nariz, garganta e/ou ouvidos;

olhos lacrimejantes ou inchados;

tosse seca.

COVID-19

febre;

falta de ar;

perda do olfato;

perda do paladar;

tosse seca.

Qual o melhor tratamento para uma crise alérgica?

Ao começar a ter sintomas, o paciente deve observar se estão relacionados a uma crise alérgica ou outro problema, como é o caso da COVID-19.

E, quando persistentes por mais de dois dias mesmo depois do uso de antialérgicos, é fundamental, em seguida, buscar a orientação de profissionais, o que pode ser uma consulta médica ou atendimento em um consultório farmacêutico especializado, para identificar a real causa do problema.

O médico pode solicitar exames de pele ou laboratoriais, de acordo com o relato dos sintomas, ou prescrever medicamentos específicos para cada tipo de alergia. No geral, são indicados anti-histamínicos ou corticoides, conforme a gravidade dos sintomas.

Para aliviar a congestão e o entupimento nasal, o uso de sprays ou soro fisiológico pode ser o suficiente. São produtos eficientes na limpeza dos orifícios e cavidades, além da eliminação de secreções que provocam o quadro infeccioso.

Em muitos casos a alergia pode ser evitada com a limpeza constante dos ambientes, os cuidados com a alimentação e a obediência às recomendações de médicos e especialistas.

Quem sofre de crise alérgica deve estabelecer uma rotina de autocuidado, com atenção maior para as vias respiratórias e fortalecimento do sistema imunológico. Assim, será mais fácil o organismo combater as reações adversas e restaurar a saúde em tempo recorde.

Gostou do post? Cuidar da saúde é importante, por isso, conheça o serviço completo de acompanhamento individualizado no atendimento farmacêutico Clinic Farma Pague Menos!