Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Aprenda a se prevenir de gripes e resfriados

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Aprenda a se prevenir de gripes e resfriados

Se tem uma coisa que incomoda é a coriza, a congestão nasal e aquela tosse que não para, não é verdade?! Prevenir gripes e resfriados é a melhor forma de evitar passar por esses desconfortos. Portanto, algumas medidas como vacinação contra a gripe, hábitos de higiene e limpeza são mais que recomendados.

A gripe está presente em todos os países e é considerada um dos grandes desafios do universo da saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Doença causada por vírus, ela é transmitida por meio das gotículas que expelimos ao espirrar, falar ou tossir.

A gripe pode se apresentar quando levamos as mãos ao nariz, boca e olhos depois de tocar em objetos contaminados - como um corrimão, por exemplo. Além disso, o espirro pode levar as partículas do vírus a mais de 1 metro de distância, infectando outras pessoas próximas a você. 

Você sabe a diferença entre gripe e resfriado?

Em resumo, as duas doenças têm sintomas parecidos, mas gravidades diferentes. Enquanto os sintomas da gripe incluem febre alta, mal-estar, dores e tem duração de até uma semana, os sintomas do resfriado duram cerca de quatro dias e podem causar dor de garganta, tosse e dor de cabeça leve.

Confira as diferenças entre as doenças no artigo (Gripe x resfriado: quais são as diferenças?)

Neste artigo, vamos abordar formas de prevenir e/ou tratar esses problemas com algumas atitudes simples. O Sempre Bem reuniu as 8 medidas mais eficazes contra as gripes e resfriados e te conta tudo agora. 

Dicas de prevenção

  1. Evite contato com pessoas doentes - Como a gripe é transmitida de pessoa a pessoa, manter a distância de quem está com a doença é uma maneira de se prevenir.
  2. Evite tocar o nariz, olhos e boca - Elas são as principais vias de acesso de vírus e, exatamente por isso, transmitem facilmente as viroses do meio para você.
  3. Cuide da higiene - A boa higiene é fundamental na prevenção de doenças. Para evitar casos de gripes e resfriados, é necessário lavar as mãos com água e sabão frequentemente ou usar álcool em gel.
  4. Limpe e desinfete ambientes - Mantenha superfícies de fácil contaminação, como mesas e corrimãos, limpas e desinfetadas.
  5. Adote hábitos saudáveis - A ingestão de líquidos, alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos melhoram o sistema imunológico. Seu organismo só tem a ganhar!
  6. Não compartilhe objetos - Copos, pratos, talheres e garrafas são objetos de uso pessoal e não devem ser compartilhados em nenhum momento. Na intenção de ajudar, às vezes, a pessoa acaba transmitindo alguma doença.
  7. Abra as janelas - A ventilação do ambiente é muito importante. Sempre que possível, mantenha as portas e janelas abertas para circular o ar nos cômodos do local onde você está.
  8. Procure um médico se sentir sintomas - Caso você sinta febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, calafrio, dor na garganta ou qualquer outro sintoma, procure um médico ou unidade de saúde.

Você também pode seguir alguns cuidados com resfriados e gripes  mostrados no vídeo abaixo:

 

Não escapei da gripe. E agora?

Se você não conseguiu escapar da gripe ou do resfriado, é a hora de adotar medidas para tratar os desconfortos que vêm junto com esses problemas. Por serem doenças causadas por vírus, os medicamentos antivirais não podem faltar. Outra coisa que você pode fazer é melhorar a imunidade com vitamina C e outros nutrientes de uma dieta saudável.

Confira agora 8 dicas de ouro para tratar esses problemas.

  1. Não saia de casa se estiver com febre - O contato com o ar externo pode piorar a sua situação. Em caso de febre, o ideal é apostar em um antitérmico e um pouco de repouso.
  2. Evite contato com outras pessoas - Assim como pessoas doentes podem transmitir os vírus da gripe e resfriado, estando doente, você será o agente transmissor. Portanto, cuide das pessoas ao seu redor para não contaminá-las.
  3. Mantenha uma rotina saudável - Quando se está doente, também é preciso apostar em uma rotina mais saudável para fazer o sistema imunológico reagir. Nessa missão, balancear a alimentação, fazer exercícios leves e ingerir líquidos só vai te trazer benefícios!
  4. Reforce a higiene - Manter boas práticas de higiene faz muita diferença também na hora de tratar doenças. O uso de álcool em gel e a lavagem das mãos com água e sabão não devem ser esquecidos.
  5. Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar - Lembra que a gripe é transmitida por gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar? Então, nada melhor do que usar lenços descartáveis sempre que ocorrerem tosses ou espirros para não espalhar o vírus pelo ambiente. Ah, não se esqueça de jogar fora esses lencinhos e lavar as mãos em seguida, tá!?
  6. Não partilhe objetos - Dividir objetos pessoais é causa de problemas como transmissão de doenças, sim! Então vale o reforço para não compartilhar pratos, copos, garrafas e talheres com outras pessoas quando estiver doente.
  7. Evite recintos fechados - As aglomerações de pessoas em ambientes fechados é um prato cheio para a proliferação de gripes e resfriados. Dê preferência a ambientes abertos e ventilados naturalmente.
  8. Vá ao médico - A melhor forma de saber se o seu problema é gripe ou resfriado ainda é uma consulta médica. Os serviços de atenção à saúde são os locais mais adequados para conseguir esse diagnóstico.

Você encontra mais dicas de como combater os gripes e resfriados nesse vídeo do Fica a Dica.

 

Após realizar uma consulta, não se esqueça de procurar o seu tratamento na farmácia. A Pague Menos tem uma sessão exclusiva com medicamentos para cuidar de gripes e resfriados.  Confira!

Assuntos relacionados

Fonte: Ministério da Saúde