Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é uma síndrome que causa dores e inflamações. Saiba mais sobre a condição!


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Ao contrário do que muitos pensam, a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) não é uma doença, mas uma síndrome. Esse tipo de condição, muitas vezes relacionada às atividades do trabalho, pode provocar dores intensas e lesões graves, principalmente por ter um desenvolvimento lento.

O nível do acometimento pode inclusive gerar a incapacidade de realizar algumas ações e tornar necessário o afastamento do ofício. A LER pode ocorrer em partes distintas do corpo, relacionadas normalmente ao esforço repetitivo que é empenhado no dia a dia.

Para entender o que causa o distúrbio, seu diagnóstico e como ele pode ser tratado e evitado, confira o conteúdo completo que preparamos. Boa leitura!

O que é LER?

A Lesão por Esforço Repetitivo, também conhecida como LER, é uma síndrome constituída por um grupo de doenças que atingem músculos, nervos e tendões dos membros superiores, sobrecarregando o sistema musculoesquelético. Entre essas patologias, estão a tendinite, a bursite, as mialgias e a tenossinovite.

A Ler, Lesão por Esforço Repetitivo, é uma síndrome que inclui várias doenças.

A síndrome pode ser causada por inúmeros fatores, como postura inadequada e exposição a vibrações, mas geralmente está ligada a esforços feitos por repetidas vezes, de forma prolongada, ou desempenho contínuo de atividades que demandem muita força. Outra possível razão para o desenvolvimento da LER é o estresse.

As doenças incluídas na síndrome podem provocar dor nos membros superiores, na mão, no cotovelo e na coluna, além de problemas que reduzem a capacidade funcional das regiões afetadas, diminuindo a amplitude dos movimentos e causando fadiga muscular e formigamento. Por conta disso, elas podem impedir ou dificultar muito a realização de algumas tarefas.

Quais são as doenças incluídas na síndrome?

A já citada tendinite é uma das patologias que se enquadram na LER. Ela consiste na inflamação dos tendões e é caracterizada pela dor na região acometida. Outra doença já mencionada é a bursite, que é uma inflamação na bursa sinovial, tecido localizado no interior das articulações.

As mialgias são dores musculares, que podem contar com intensidades variadas, e a tenossinovite é a inflamação da bainha dos tendões. Uma patologia recorrente que também pode ser considerada LER é a síndrome do túnel do carpo, uma compressão do nervo situado entre a mão e o pulso.

A síndrome do túnel do carpo pode ser uma Lesão por Esforço Repetitivo no pulso.

O dedo em gatilho é um tipo de tendinite que afeta os dedos, enrijecendo-os e travando-os em uma posição, e também se encaixa na síndrome. A lombalgia é outra patologia que pode ser uma LER e é uma condição que causa dor na parte inferior da coluna.

O cotovelo de tenista, nome popular da epicondilite lateral, é uma lesão no tecido que liga o músculo do antebraço e o cotovelo e também pode ter ligação com a síndrome.

Essas são apenas algumas das doenças que podem ser caracterizadas como LER, e o diagnóstico só pode ser dado por um médico.

O que é DORT?

A sigla DORT significa Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho e é um conceito que visa especificar as causas da LER. Quando a lesão ou patologia foi ocasionada por razões ligadas diretamente ao ofício do indivíduo, pode-se considerar DORT. Isso porque, em alguns casos, a síndrome não tem origem em sobrecargas advindas de ambientes de trabalho.

Há também, um aspecto que deve ser considerado e que faz muitos médicos optarem pelo termo DORT: muitas vezes os indivíduos apresentam apenas os sintomas de doenças que afetam o sistema musculoesquelético, e não lesões, de fato, o que impede a caracterização como LER.

O termo DORT especifica as lesões ou sintomas de doenças ligadas ao trabalho.

Apesar disso, na maioria das vezes, LER e DORT são tratados como a mesma questão. Outras terminologias também podem ser utilizadas para descrever a lesão, como LTC (Lesão por Trauma Cumulativo) e Amert (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho).

As principais situações advindas do ofício que provocam o acometimento pela síndrome são digitação, direção de veículos, atividades manuais, como crochê e tricô, levantamento de peso, operações em linhas de montagem e tocar instrumentos. No entanto, várias outras atividades também podem ocasionar a LER.

Sintomas da Lesão por Esforço Repetitivo

Os sintomas da LER variam de acordo com os movimentos repetitivos que são realizados, das áreas afetadas e da patologia desenvolvida. De modo geral, eles envolvem dores na região acometida, que podem começar com intensidades moderadas, mas depois se tornarem incapacitantes.

Esse é um ponto de atenção da síndrome. Na maioria das vezes, a LER se desenvolve de forma silenciosa e longa, e quando seus sintomas estão mais perceptíveis, a lesão já está em um estágio mais avançado.

Por isso, vale a pena investigar os sinais assim que são constatados, a fim de evitar a instalação da LER ou encontrá-la em um grau menos prejudicial.

Os locais afetados pela síndrome são principalmente braços, cotovelos, mãos, punhos, dedos, ombros e lombar. Além disso, alterações de sensibilidade, inflamações, inchaços, sensação de formigamento ou queimação e a própria dificuldade de movimentação podem ser manifestações da LER.

A dor na lombar também pode ser decorrente de uma lesão de esforço repetitivo.

Diagnóstico de LER

O diagnóstico da LER deve ser realizado por um médico e consiste substancialmente em uma avaliação clínica. O profissional pode solicitar a descrição dos sintomas, do histórico e das atividades que o indivíduo desempenha no dia a dia, além de exames para verificar o grau das lesões e as regiões afetadas.

Como a síndrome pode se manifestar como várias doenças, é fundamental que o diagnóstico seja correto, pois ele irá basear as possibilidades de tratamento. Em alguns casos, também pode ser importante uma equipe multidisciplinar, com fisioterapeutas, por exemplo.

Como é o tratamento para Lesão por Esforço Repetitivo?

Como dito anteriormente, o tratamento da LER irá depender da patologia desenvolvida e do grau em que ela se encontrará. Normalmente, os médicos prescrevem medicamentos tanto para a diminuição da dor como para evitar a evolução da doença.

Nesse mesmo sentido, uma recomendação imprescindível é o repouso, que impede o agravamento da lesão. Por isso, caso ela seja ocasionada por atividades relacionadas ao trabalho, em muitos casos, o afastamento é necessário.

Outras possibilidades de tratamento são a fisioterapia, com foco na reabilitação corporal, a aplicação de injetáveis e as cirurgias.

A fisioterapia é uma possibilidade de tratamento da LER.

Você pode estar se perguntando, então, se LER tem cura. Na maioria dos casos, os tratamentos se mostram eficazes, evoluindo para uma boa recuperação. No entanto, em lesões e acometimentos muito graves, pode ser que não seja possível fazer com que o problema desapareça.

Dicas para prevenir

Tratar a LER pode não ser tão fácil e, a depender do grau da lesão, a recuperação é ainda mais delicada. Por isso, o ideal é tentar prevenir a síndrome ou sua evolução. Confira algumas dicas a seguir que ajudarão a evitar seu desenvolvimento:

  • Em uma longa jornada digitando no computador ou tocando piano, faça pausas de 5 minutos a cada 25 minutos de atividade;
  • Mantenha a postura correta ao empenhar os ofícios citados acima: as costas devem estar eretas e apoiadas em um encosto, os ombros relaxados, as plantas dos pés firmadas no chão e os cotovelos devem estar alinhados ao teclado, em um ângulo de 90° em relação ao antebraço;
  • Verifique se a cadeira do lugar onde você utiliza o computador oferece a ergonomia adequada;
  • Disponha o monitor em uma distância entre 50 e 70 centímetros de distância dos olhos e a um ângulo entre 15° e 30° abaixo da linha de visão;
  • Após uma hora sentado na mesma posição, é preciso realizar uma pausa para se alongar;
  • Se atente às sobrecargas dos músculos e articulações: desempenhar tarefas que exijam muita força física cotidianamente pode causa a LER a longo prazo;
  • Entenda que não é a apenas o trabalho que gera esse tipo de lesão, longos períodos no computador por lazer ou jogando videogame também podem ocasionar a LER;
  • Procure investigar dores recorrentes, indo ao médico.

A Lesão por Esforço Repetitivo é uma síndrome comum e que afeta a qualidade de vida de muitos indivíduos. Entender o que a ocasiona e como é possível evitá-la é fundamental para construir hábitos mais saudáveis, que diminuam as chances de seu desenvolvimento.

Para saber mais sobre dores articulares, clique no banner abaixo e baixe nosso e-book sobre o assunto!