Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Dúvidas sobre como amamentar corretamente? Confira dicas!

Você tem dúvidas de como amamentar corretamente? Confira neste post dicas para facilitar o momento de aleitamento materno.


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Dúvidas sobre como amamentar corretamente? Confira dicas!

Saber como amamentar corretamente é essencial para as mamães de primeira viagem, isso porque oferecer o peito para o bebê de forma adequada evita muitas dores e situações desconfortáveis. Dessa forma, informar-se sobre o assunto é crucial e ajuda muitas mulheres e familiares nesse processo. 

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre a amamentação correta, sem dores, além de explicar técnicas, tirar dúvidas e muito mais. Boa leitura!

Quais os benefícios da amamentação?

Amamentar pode ser uma tarefa difícil, entretanto ela é muito importante para a mamãe e o bebê. Sim, os dois se beneficiam muito dessa prática que, além de saudável, é poderosa para fortalecer os vínculos!

Para o neném, o leite materno:

  • Desenvolve a musculatura da face, assim como o nascimento saudável dos dentes;
  • Protege contra infecções;
  • Fortalece o sistema imunitário do pequeno;
  • Diminui cólicas;
  • Reduz risco de alergias;
  • Previne contra diarreia;
  • Protege contra desnutrição;
  • Reduz as chances de desenvolver colesterol alto, hipertensão, diabetes e obesidade quando adulto;
  • Alimento completo, com todos os nutrientes necessários;

Já para a mãe, os benefícios são:

  • Reduz riscos de câncer de ovário e de mama;
  • Diminui sangramento pós-parto;
  • Auxilia o corpo voltar ao que era antes da gravidez, sobretudo o útero;
  • Previne anemia materna;
  • Previne doenças cardiovasculares.

Quais desafios as mamães podem encontrar ao amamentar?

Infelizmente, mulheres que optam por amamentar os pequenos encontram diversos desafios pelo caminho. Um deles é a dor, que pode estar relacionada ao bebê não saber mamar corretamente, aos seios muito cheios, entre outros. 

É importante lembrar que, se a mulher está sentindo dor, há algo de errado e que precisa ser investigado! Pode ser a mudança da posição, analisar a forma como o neném mama, pegar mais sol na região dos mamilos, entre outras estratégias que serão indicadas pelo seu médico. 

O mamilo invertido é mais uma das dificuldades.  Isso acontece quando o bico é voltado para a parte de dentro da mama e, portanto, o pequeno não consegue mamar corretamente. Nesses casos, o importante é encontrar a melhor posição para que o bebê possa pegar a aréola toda. 

Por último, é importante listar a falta de informação e apoio. Sim, quando a mulher não tem orientações suficientes para fazer o aleitamento materno, ela corre o risco de sentir dores e, inclusive, não conseguir solucionar a questão do mamilo invertido.

Estar rodeada de profissionais que mantêm a mamãe informada é muito importante. Além disso, ter o apoio da família e companheiro/a também faz toda a diferença no processo. Escutar as dificuldades, acolher e não julgar é necessário. 

Como amamentar corretamente
Saber como amamentar recém-nascido corretamente pode ser desafiador, por isso, é importante ter acesso à informação. 

Como são as posições para amamentar?

Já comentamos que a posição pode ser uma grande aliada no auxílio de dores. Por isso, conhecê-las é importante e encontrar a que melhor se adequa a você e ao bebê vai ajudar a deixar o momento mais tranquilo. Confira!

Posição tradicional 

A mãe deve sentar-se da forma que achar mais confortável, aconchegar o bebê no braço que fica do lado da mama que vai amamentar ou, então, apoiar a cabecinha dele com a mão. 

Se for usar o braço, pense nele como uma almofadinha, que deve ficar entre a cabeça e o ombro do bebê. 

Como amamentar corretamente
A amamentação exclusiva pode ser feita na posição tradicional, que é bastante confortável. 

Cavalinho

Nesta posição o bebê fica sentado, com a barriguinha encostada na sua e as perninhas devem ficar como se ele estivesse ajoelhado nas suas coxas, ou, então, com uma perna de cada lado, como se estivesse em um cavalo — daí o nome.

Como amamentar corretamente
A posição cavalinho é uma das formas corretas de amamentar. 

Invertida

Você já viu a forma como jogadores de futebol americano seguram a bola? Debaixo do braço. Na posição invertida, será mais ou menos isso que você vai fazer com o seu neném na hora de amamentar.

As pernas do pequeno vão ficar apoiadas debaixo das suas axilas, enquanto a cabeça fica na sua mão, em direção ao peito.

Como amamentar corretamente
A pega correta pode ser feita de forma invertida. 

Deitada

Bastante confortável, esta é uma posição em que tanto a mãe quanto o bebê ficam deitados durante o processo de amamentação. Mas e os riscos de refluxo?  Algumas pessoas podem ficar com medo dessa situação, mas, para isso, existe um truque bastante simples: a ajuda de um travesseiro. 

Como amamentar corretamente
Ficar deitada é muito confortável para a amamentação em livre demanda. 

Mitos e verdades sobre amamentação

Assim como muitos outros assuntos relacionados à maternidade, a amamentação também é rodeada de mitos e, claro, verdades. Muitas histórias antigas, sem muito embasamento científico, são passadas de geração para geração, o que faz com que muitas mulheres deixem de fazer diversas coisas por receio. 

Para desmistificar o assunto, separamos uma lista de mitos e verdades. 

Amamentar faz os peitos caírem

Mito. De acordo com a Fiocruz, a queda dos peitos é justificada por muitos pontos, e a amamentação não está entre eles. Os seios podem ficar assim por conta da idade, fatores hereditários, peso, musculatura etc.

Cerveja preta e canjica aumentam a produção do leite

Mito. Essa é uma das histórias que são passadas de geração em geração e muitas mulheres realmente acreditam nela. Apesar de boa alimentação, ingestão de líquidos e amamentação de livre demanda auxiliarem na produção de leite, o álcool, sem dúvidas, não é o melhor aliado, até porque ele não é recomendado durante esse período. 

Estresse e situações de nervoso atrapalham a amamentação

Verdade. Se alguém já te disse que é importante descansar e não querer abraçar o mundo nesse momento, acredite, pois, de fato, o corpo da mamãe deve estar bem descansado e o aleitamento sempre deve ser feito em locais tranquilos, em que a mulher possa ficar à vontade.

Existe leite fraco

Mito. Você já deve ter ouvido pessoas comentarem que “um bebê é mais gordinho que o outro porque o leite da fulana é forte”. Isso, claramente, não é verdade. 

O leite produzido pela mãe sempre contém os nutrientes que o neném necessita. É um mecanismo perfeito, com o alimento ideal para os pequeninos. 

Posso ajudar uma amiga com amamentação cruzada

Mito. A amamentação cruzada é quando uma mulher amamenta o bebê de outra, o que não é nada recomendado pela OMS! Cada mamãe deve dar aleitamento ao seu próprio neném, pois existem muitos riscos nessa prática. 

O principal deles é a contaminação de doenças, como hepatites, herpes, aids, mononucleose infecciosa, entre outras patologias infectocontagiosas. 

Existem soluções seguras para alimentar esses pequenos que não têm acesso ao leite materno, como o uso de fórmulas próprias, que podem ser recomendados pelo pediatra. E, também, o próprio banco de leite, onde há controle, higienização e vários recursos que certificam que não há riscos. 

Saber como amamentar corretamente requer, antes de tudo, acesso à informação. É assim que a mulher pode encontrar as melhores alternativas dentro da sua realidade e, dessa forma, conseguir cumprir o período mínimo de aleitamento.

E se você está procurando por produtos para mamãe e bebê, clique no banner abaixo e conheça as opções disponíveis na Pague Menos! Compre sem sair de casa e receba no seu endereço, sem se preocupar.