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Entenda o que fazer para ter uma alimentação saudável

Preferir alimentos naturais, ter horários para as refeições, mastigar adequadamente etc. Confira 7 maneiras de ter uma alimentação saudável de maneira simples.

Tempo estimado: 7 min

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Entenda o que fazer para ter uma alimentação saudável

Prezar por uma alimentação saudável não deve se limitar à perda de peso, como muitos ainda acreditam. Comer adequadamente é algo que precisa fazer parte da sua rotina, e se tornar um processo natural de cuidado com o seu corpo e com a sua mente.

Isso mesmo! Ter hábitos alimentares adequados, vão muito além de ficar com o corpo “em forma”, e inclui também evitar diversas doenças, bem como se sentir mais feliz e com a autoestima elevada.

O problema é que muitas pessoas ainda associam comer de forma saudável com consumir apenas saladas ou alimentos que não trazem satisfação e sensação de bem-estar. Contudo, é possível comer (quase) tudo e, ainda assim, manter o organismo funcionando adequadamente.

Quer saber como? Confira, agora, nossas dicas de alimentação saudável e garanta mais qualidade de vida!

A importância da alimentação saudável para a sua vida

Manter uma alimentação balanceada é essencial por inúmeros motivos, podemos começar ressaltando que, comer de forma adequada, ajuda a evitar uma série de doenças.

A exemplo disso, o consumo de produtos ricos em açúcar, como doces e refrigerantes, é um dos principais desencadeadores da diabetes, doença que já atinge mais de 17 milhões de brasileiros entre 20 e 79 anos. 

Assim como o consumo de alimentos gordurosos e industrializados, aumentam as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tais como a hipertensão arterial, e até mesmo o surgimento de alguns tipos de cânceres.

Ademais, se alimentar adequadamente resulta em mais qualidade de vida, funcionamento adequado do organismo, perda e manutenção do peso e, obviamente, mais saúde de maneira geral.

O que fazer para ter uma alimentação saudável

A maior parte das pessoas não sabem como promover esse autocuidado e, com isso, acabam consumindo produtos que consideram mais práticos no dia a dia.

Porém, é bem importante saber que comer bem e da forma certa é muito mais fácil do que você imagina se transformar isso em uma rotina. Além disso, quanto mais saudável for a sua alimentação, mais resultados você verá, com relação a emagrecimento e disposição. 

Veja nossas principais dicas para uma alimentação saudável: 

Dê preferência aos alimentos naturais

Não tem como falar de alimentação saudável sem citar os alimentos naturais. Mas, não pense que vamos dizer para consumir apenas saladas, já que mesmo sendo importante, não deve se limitar a elas.

Quando falamos em produtos naturais, estamos nos referindo àqueles que não são industrializados ou ultraprocessados. Por exemplo, ao invés de usar no preparo das suas refeições legumes congelados ou enlatados, dê preferência aos in natura. 

Isso é importante, pois mesmo que o rótulo indique que é natural, eles ainda passam por um processo de conservação. O que pode incluir diferentes substâncias, inclusive sódio em excesso.

Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes

Uma alimentação saudável deve ter uma boa quantidade de frutas, verduras e legumes. O ideal são três porções de cada, distribuídas nas refeições diárias. 

Por exemplo, consumir frutas no café da manhã ou como sobremesa no almoço ou na janta, e inserir legumes e verduras nas duas principais refeições do dia.

Aqui, é bem importante destacar um ponto: um prato saudável é colorido e conta com diferentes alimentos. Essa variação aumenta as chances de alcançar a quantidade de nutrientes necessários para manter a saúde em dia.

Reduza a ingestão de carnes gordurosas

As carnes são importantes fontes de proteína para o organismo, por isso, precisam fazer parte de uma alimentação saudável.

Dessa forma, o problema está no consumo de carnes gordurosas, especialmente em excesso, pois podem contribuir para o surgimento de doenças cardiovasculares. A exemplo disso, o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto agudo do miocárdio (IAM).

Por isso, para manter a saúde e o bom funcionamento do seu organismo, é bem importante dar preferência às carnes magras para a sua rotina alimentar, tais como lagarto, filé mignon, coxão duro, coxão mole, patinho e alcatra.

E, sempre que possível, você também pode trocar a carne vermelha por carne branca, como peixes e frango. Assim como é bastante indicado evitar os embutidos, como linguiças e salsichas.

Consuma mais fibras

As fibras são importantes na regulação do funcionamento do intestino, bem como para aumentar a sensação de saciedade. Esses dois pontos, inclusive, ajudam quem busca conter o ganho de peso

Outros benefícios das fibras no organismo são:

ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue;
diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos;
ajuda a eliminar as toxinas presentes no organismo;
melhora a flora intestinal.

São vários os alimentos ricos em fibras indicados. Entre eles estão:

aveia;
arroz integral;
pão de trigo integral;
couve-manteiga refogada;
cenoura crua;
brócolis cozido;
abóbora;
alface; 
abacate;
laranja;
maçã;
linhaça;
amêndoas;
feijão carioca;
lentilha;
ervilha;
grão-de-bico.

Estabeleça horários para as suas refeições

Ter uma rotina alimentar é bastante indicado para quem pretende ter uma alimentação saudável. A orientação é fazer, ao menos, três refeições ao dia, seguindo as dicas que demos, sobre os alimentos a serem consumidos.

Obviamente, é bem importante respeitar os limites e sinais do seu corpo, não comendo além da sua necessidade e vontade, ou quando não está sentindo fome. Porém, é preciso se atentar a não passar muitas horas sem se alimentar propositalmente

Aqui, é preciso considerar que fazer isso pode comprometer a sua saúde, uma vez que a fome excessiva pode levar você a consumir produtos não indicados

Além disso, não ter horários certos para se alimentar pode desencadear quadros de compulsão alimentar, levando ao aumento do peso e potencializando o surgimento de diversas doenças. 

Mastigue bem os alimentos

Além de se atentar a quais produtos colocar no seu prato, é fundamental pensar também na maneira como os ingere.

Mastigar bem os alimentos é importante por diversos motivos, entre eles estão:

promove a melhor absorção dos nutrientes;

melhora o processo de digestão;
aumenta a sensação de saciedade;
melhor a percepção quanto ao sabor dos alimentos;
diminui a constipação.

Uma forma de se atentar a esse processo, é escolhendo um local tranquilo para fazer as suas refeições e evitar distrações como celulares e computadores. 

Hidrate-se adequadamente

É isso mesmo que você leu, se hidratar faz parte de uma alimentação saudável. O consumo de água é essencial para o bom funcionamento do organismo, assim como para o transporte de algumas vitaminas solúveis, como a B1, B2, B6, B12 e C.

Ou seja, de nada adianta consumir essas vitaminas se você não se hidratar corretamente para que o seu corpo possa absorvê-las.

Alimentos que não fazem parte de uma alimentação saudável

Se há uma lista de alimentos que contribuem, existe também uma dos que devem ser evitados.

Nesse contexto, podemos destacar:

sal: em excesso, eleva as chances do desenvolvimento da hipertensão, doenças renais, entre outras;
gorduras trans: ajudam a acumular o colesterol ruim as artérias, o que leva a ataques cardíacos e derrames;
carnes processadas: contribuem para o surgimento de câncer no cólon e com a obesidade;
refrigerantes: levam à resistência insulínica, desencadeando a diabetes;
adoçantes: ajudam a aumentar as chances de hipertensão;
frituras: também ajudam no desenvolvimento de doenças cardíacas;
enlatados: interferem nos níveis hormonais e contribuem com a obesidade;
pão branco: ajuda a aumentar as taxas de açúcar no sangue.

A importância de contar com apoio de profissionais

Por mais que manter uma alimentação saudável seja fácil e acessível, é bem importante que você também busque o acompanhamento de profissionais da saúde.

Eles podem, por exemplo, solicitar exames para verificar como está o funcionamento do seu organismo, quais nutrientes e vitaminas estão faltando e que devem ser mais ingeridos. 

Ter o suporte de um profissional, como um endocrinologista ou um nutricionista, ajuda a definir qual a dieta ideal para a sua idade e rotina, e isso ajuda também a mudar seus hábitos de maneira mais efetiva.

É bem importante que você tenha em mente que uma alimentação saudável é essencial para a sua saúde e funcionamento do organismo

Gostou? Leia este artigo sobre como a alimentação pode ajudar no tratamento do câncer de mama e saiba mais sobre a importância de se alimentar adequadamente.