Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Alimentos remosos: quais são e por que você deve evitá-los

Os alimentos remosos, se ingeridos em excesso, são prejudiciais para a saúde. Por isso, aprenda como consumir de forma adequada. Confira!


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Alimentos remosos: quais são e por que você deve evitá-los

Você sabe o que são os alimentos remosos? Embora seja um termo desconhecido, esses tipos de alimentos estão presentes no cardápio diário de muitos brasileiros. No entanto, conhecer mais sobre o assunto é essencial para preservar a saúde e evitar complicações.

Nesse sentido, os alimentos remosos são aqueles que possuem ação inflamatória, por isso, devem ser consumidos de maneira adequada – é preciso adotar uma dieta equilibrada para evitar que esses alimentos provoquem danos à saúde e à qualidade de vida.

Por ser um assunto importante para a saúde, compreender melhor o que são os alimentos remosos é imprescindível para evitar riscos. Pensando nisso, confira neste post o que significa, quais os alimentos considerados remosos e porque é importante evitar o consumo excessivo!

O que são os alimentos remosos?

Os alimentos remosos são aqueles que têm a capacidade de provocar ações inflamatórias, causando danos ao organismo. Em outras palavras, são alimentos que facilitam o surgimento de inflamações e podem agravar algum processo inflamatório existente.

Sendo assim, é comum ter indicações para retirar os alimentos remosos da alimentação em caso de algum processo de cicatrização. Por isso, quando uma pessoa está em recuperação de cirurgias, tatuagens ou piercings, os profissionais normalmente recomendam evitar esses alimentos.

Dessa forma, os alimentos remosos dificultam a cicatrização e o processo inflamatório se torna mais longo e sério, deixando feridas expostas por um tempo maior – o que é prejudicial para o organismo e pode ser o gatilho para surgir complicações.

Quais são os alimentos remosos?

A inflamação é um fator natural do organismo e atua para proteger contra doenças ao estimular a cicatrização. Porém, os alimentos remosos podem intensificar a inflamação tornando-a crônica, fator que é extremamente prejudicial para o organismo e causa problemas mais graves.

Os alimentos considerados remosos são:

  • adoçantes artificiais;
  • bebidas alcoólicas;
  • refrigerantes;
  • sucos industrializados;
  • frituras;
  • carnes processadas;
  • doces e biscoitos;
  • gorduras trans;
  • fast foods;
  • laticínios;
  • xarope de milho;
  • chocolates.

Por que é importante evitar o consumo excessivo?

O consumo excessivo de alimentos remosos causa processos inflamatórios crônicos, ou seja, que são mais intensos e persistem por maior tempo. Sendo assim, consumir esses alimentos com frequência dificulta a cicatrização dos tecidos e aumenta o risco de desenvolver complicações.

Nesse contexto, evitar o consumo de alimentos remosos e manter uma dieta equilibrada é essencial para evitar problemas com a inflamação. Além disso, esses alimentos também contribuem para elevar os níveis de colesterol, hipertensão e outros problemas.

Como consumir da forma adequada?

Os alimentos remosos estão entre os preferidos da maioria das pessoas, no entanto, é preciso ter atenção e evitar excessos. É importante consultar o médico para ter uma dieta saudável e de acordo com o seu organismo, sem abrir mão de alimentos que você gosta.

Veja dicas para consumir alimentos remosos sem ter problemas!

Tenha uma alimentação variada

A alimentação saudável é essencial para prevenir doenças e complicações e deve ser um hábito para pessoas de todas as idades. Dessa maneira, variar o cardápio e diminuir a ingestão de alimentos remosos é fundamental para controlar o processo inflamatório.

Faça uma dieta anti-inflamatória

Mesmo sem ter nenhum tipo de problema, é importante inserir alimentos naturais na sua dieta e reduzir os remosos. Frutas, legumes e alimentos com ômega 3 são excelentes opções para uma alimentação anti-inflamatória, além de promover diversos benefícios para a sua saúde.

Adote hábitos saudáveis

Além de reduzir o consumo de alimentos remosos, manter hábitos saudáveis é imprescindível para ter maior qualidade de vida e bem-estar – pois a saúde é um conceito abrangente que também compreende fatores sociais, psicológicos e físicos.

Sendo assim, é importante priorizar os seguintes hábitos:

  • faça atividades físicas regularmente;
  • tenha boas noites de sono;
  • mantenha a hidratação;
  • planeje suas refeições previamente;
  • evite excessos de bebidas alcoólicas;
  • mantenha consulta e exames periódicos.

Como percebeu neste artigo, os alimentos remosos são comuns na culinária brasileira e oferecem riscos não apenas para o processo inflamatório, mas para toda a saúde. Portanto, é importante evitar excessos e manter hábitos saudáveis para prevenir complicações e promover maior qualidade de vida.

Gostou do post? Agora que entendeu o que são os alimentos remosos, o que acha de ler outro conteúdo relevante? Não perca tempo e saiba o que fazer para ter uma alimentação saudável!