Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Pele desidratada? Saiba as causas e como cuidar

Conheça os hábitos que contribuem para deixar a sua pele hidratada, saudável e viçosa


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pele desidratada? Saiba as causas e como cuidar

Por: Carolina Morales

Quando falamos de cuidados com a pele, a hidratação é um dos primeiros passos que devemos inserir na nossa rotina.

Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano e merece um tratamento especial.

Você se descuidou e acabou ficando com a pele desidratada? Não se preocupe. Preparamos um conteúdo completo com várias dicas sobre esse assunto!

Principais causas da pele desidratada

Baixo consumo de água

Você sabia que em média 70% do corpo humano é composto por água? Por isso, é muito importante ingerir bastante líquido ao longo do dia. Se não bebermos pelo menos 2 litros de água por dia, nosso corpo pode ficar desidratado e isso afetará a saúde da pele. Lembre-se: a água é uma excelente fonte de hidratação natural.

Envelhecimento

Com o passar dos anos, é normal que a produção natural de óleo da pele diminua. Além disso, a renovação celular também fica mais lenta. Tais fatores podem influenciar na capacidade da barreira cutânea em reter água, levando à desidratação. 

Exposição solar

A exposição solar em excesso pode prejudicar a barreira natural de proteção da pele, ocasionando a perda de água. Assim, recomenda-se utilizar e reaplicar o filtro solar com frequência. Intensifique também a ingestão de água para evitar desidratação e insolação. 

Mudanças climáticas

Além do calor, o frio intenso também pode ocasionar a desidratação da pele. E o tempo seco, como ocorre no inverno, proporciona a evaporação mais rápida da água. Dessa forma, é importante redobrar os cuidados diante das variações climáticas, pois esse fator também é responsável pela desidratação da pele.

Como identificar? 

A pele desidratada apresenta uma série de sinais, leves ou graves, que não podem ser ignorados. Confira alguns dos alertas mais comuns:

  1. Sensação de repuxamento na pele, principalmente após a limpeza;
  2. Ressecamento e descamação;
  3. Aparecimento de rugas e linhas finas mais acentuadas; 
  4. Sensibilidade
  5. Aparência opaca e sem brilho;
  6. Coceira e irritação.

Observe o seu corpo e, caso identifique alguns dos sinais acima, inicie rapidamente os cuidados para a restauração da barreira cutânea. 

Pele seca ou desidratada: tire a dúvida de uma vez por todas 

Conversamos com a dermatologista Kaline Ferraz para explicar qual a diferença entre as duas. 

  • A pele seca é uma condição. Ou seja, é o tipo de pele que naturalmente produz menos óleo, sendo necessária a hidratação constante. 
  • Já a pele desidratada é ocasionada principalmente pela falta de água, exposição solar e mudanças climáticas. É um estado temporário causado por fatores externos. 

A desidratação pode atingir todos os tipos de peles: seca, mista ou oleosa. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, também é importante hidratar as peles oleosas! Nesse caso, o ideal é escolher produtos sem óleo. 

Hoje em dia, há uma grande variedade de dermocosméticos para todos os tipos de peles. Consulte seu dermatologista para tirar todas as suas dúvidas.

Quer saber mais sobre a diferença entre pele seca ou pele desidratada? Assista ao vídeo completo:

Saiba como tratar a pele desidratada

O uso de produtos adequados ajuda a manter a pele hidratada, sendo uma etapa fundamental nos cuidados diários. Além disso, é importante ingerir bastante água ao longo do dia, já que este hábito reflete diretamente na vitalidade da pele. Confira mais algumas dicas:

Escolha o sabonete ideal

Os produtos de higiene pessoal, como sabonetes, devem ser escolhidos com cuidado.

Sabonete Dove Original possui hidratantes naturais que ajudam a manter a pele macia e hidratada, contando com um complexo de vitamina E e uma mistura de óleos que ajudam a cuidar da sua pele. O Sabonete Dove Original é diferente dos sabonetes normais, pois tem creme hidratante na fórmula e limpa sem deixar a pele seca.

Conheça mais produtos da linha clicando aqui.

Evite banhos quentes

Além de retirar a umidade natural da pele e deixá-la desidratada, os banhos quentes frequentes podem desencadear dermatites. Isso acontece porque a água quente acaba prejudicando a barreira cutânea, causando desequilíbrio. Opte por temperaturas mornas e banhos rápidos. 

Use hidratantes e óleos

De acordo com a Dra. Kaline Ferraz, os hidratantes com ureia na concentração de 10% são ideais para o corpo. Em concentrações maiores, é indicado para áreas mais ásperas, como os calcanhares.

Os óleos também podem ser aliados no tratamento da pele desidratada. Segundo a especialista, os mais indicados são:

  1. Óleo de abacate
  2. Óleo de manteiga de karité
  3. Óleo de amêndoas

Utilize protetor solar 

Como dito acima, a exposição solar pode causar a desidratação da pele. Por isso, proteja-se contra os raios UV mesmo em dias nublados. Escolha um protetor solar com FPS certo para sua pele e, se entrar na água, lembre-se de aplicar novamente o produto.

Saiba mais sobre o assunto na nossa matéria 10 dicas para desvendar o uso do protetor solar.

Alimente-se de forma equilibrada e saudável 

Consuma alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. Além disso, para manter a hidratação da pele, inclua na sua rotina alimentos com ácidos graxos ômega-3, como peixes gordurosos, linhaça, azeite e nozes.

Agora que você já sabe como cuidar da pele desidratada, aproveite para conferir nosso conteúdo sobre rotina de cuidados diurna e noturna.