Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como cuidar dos cabelos com mechas? Luzes, iluminado e mais

Hidratação, cronograma capilar, cuidados em casa e no salão. Confira como deixar os cabelos com mechas ainda mais bonitos e saudáveis!


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como cuidar dos cabelos com mechas? Luzes, iluminado e mais

Toda mulher quer ter um cabelo iluminado, cheio de brilho e vitalidade, não é mesmo? Porém, quem tem cabelos com mechas, precisa dar uma atenção especial às madeixas. Para isso, é preciso ter uma rotina de cuidados com os fios para conseguir os efeitos que acabamos de mencionar.

Atualmente, mais mulheres apostam na luminosidade das mechas para proporcionar aos cabelos um visual moderno e exuberante. No entanto, para isso, os fios passam por descoloração e é importante não descuidar.

Para manter as suas madeixas lindas, os cuidados em casa e no salão são mais que bem-vindos!

O Sempre Bem conversou com o hair stylist Guto Lopz, que vai ensinar tudo o que você precisa saber para manter os cabelos [descoloridos] muito mais saudáveis.

Diferença entre luzes e mechas

Quando se fala em cabelos com mechas, muitas pessoas englobam nesse conceito o procedimento chamado luzes. No entanto, é bem importante deixar claro que um é diferente do outro.

Ainda que ambos precisem de descoloração, a quantidade de fios que passam por esse processo é diferente. Enquanto as luzes são aplicadas em faixas menores do cabelo, as mechas abrangem mais fios e são mais marcadas.

Entre os principais tipos de mechas temos:

  • morena iluminada: técnica que combina tons castanhos mais claros, mais próximos da cor original dos fios, para dar um efeito iluminado;
  • babylights: faixas extremamente finas de fios descoloridos distribuídas em diferentes partes do cabelo;
  • ombré hair: mechas criadas da altura das orelhas para baixo, dando a aparência que as pontas foram clareadas pelo efeito do sol;
  • californiana: a proposta dessa técnica é fazer mechas que imitem os cabelos das surfistas, que têm os fios clareados pela ação do sol, da água salgada e da parafina;
  • balayage: feita à mão, com o auxílio de um pincel para aplicar o descolorante em partes do cabelo, da raíz às pontas;
  • mechas invertidas: técnica usada em mulheres naturalmente loiras a fim de escurecer um pouco os cabelos;
  • tiger eye: tipo de mechas indicadas para quem tem a base do cabelo em tom castanho, independentemente de ser natural ou não. A ideia é criar um efeito que lembre as cores de uma pedra chamada “olho de tigre”, com uma mistura de marrom claro, amêndoa, bronze e dourado;
  • raiz esfumada: as mechas dão um visual de cor esfumada no cabelo que se aproxima do natural, aumentando o tempo necessário entre uma manutenção e outra.

Descoloração, o primeiro passo para ter cabelos com mechas

O primeiro passo para quem quer ter cabelos com mechas é a descoloração. Nesse processo, o produto vai retirando o tom natural dos cabelos de maneira gradual, até chegar a um fundo de clareamento ideal para aplicar o tonalizante na cor desejada.

A área de descoloração depende do tipo de mecha, “ela pode ser feita em partes sutis ou em praticamente todo o cabelo, que é o mais comum”, revela o hair stylist.

O problema é que esse procedimento danifica a fibra capilar. “Quanto mais claro, mais agredido fica o cabelo, o que pode deixar os fios elásticos e até mesmo levá-los a romper (quebrar)”, explica. Na prática, isso significa que o cabelo fica sensibilizado e, portanto, mais suscetível a danos, como pontas duplas.

  • Confira também esse vídeo incrível sobre

Cuidados pré-coloração dos cabelos com mechas

Se você vai fazer cabelos com mechas, ou renovar as que já tem, é essencial procurar um especialista para analisar a saúde do seu cabelo. “O profissional fará uma anamnese (diagnóstico) nas madeixas para, só depois, proceder de modo a manter a integridade dos fios”, detalha Guto.

Além disso, o hair stylist lembra que essa avaliação pode evitar muita dor de cabeça com resultados indesejados. Isso porque uma condução inadequada em fios sensibilizados pode causar ressecamento, quebra e até mesmo corte químico.

Já viu que não dá para fazer cabelos com mechas de qualquer jeito, não é? É a atenção de um profissional especializado que vai garantir o efeito desejado. “Caso [o cabelo] esteja sensibilizado, é preciso fazer alguns protocolos de tratamento antes do processo de descoloração para manter a saúde, maleabilidade e brilho das madeixas”, reforça.

O cabelo descolorido precisa ser tratado frequentemente. Confira agora os cuidados indicados para fazer em casa e no salão.

Cuidados com os cabelos com mechas em casa

Para cuidar dos fios em casa, além do shampoo e condicionador, é fundamental incluir outros produtos.

Guto ensina que “após o processo de clareamento, a manutenção em casa deve ser feita com produtos à base de queratina e derivados proteicos. São eles que vão devolver [ao cabelo] o que foi perdido durante a química”.

Você já deve estar se perguntando quantas vezes é necessário lavar os cabelos durante a semana para obter a reconstrução da fibra, não é? Essa é uma dúvida super comum e é do que vamos falar a seguir.

Quantidade ideal de lavagens

A quantidade de lavagens semanais varia de acordo com o tipo de cabelo. “Não há regra sobre quando lavar o cabelo, pois depende da oleosidade do fio e da rotina de cada pessoa”, avalia.

Por exemplo, o cabelo oleoso pode ser lavado todos os dias e não deve ultrapassar dois dias sem higienização. Já os cabelos cacheados e o cabelo crespo, que tendem a ser mais secos, devem ter um intervalo maior entre uma lavagem e outra. “Sugerimos lavar os cabelos pelo menos duas vezes na semana, sempre com uma linha nutritiva”, recomenda o especialista.

Manter os fios saudáveis é o que vai conferir brilho e força para as madeixas. Conheça alguns produtinhos que farão toda a diferença nessa missão.

Você já viu este artigo incrível sobre cuidados com o cabelo colorido? Então não perca a oportunidade!

Produtos mais indicados

Shampoo neutro

Fundamental para os cuidados em casa, o shampoo neutro limpa sem agredir a estrutura dos fios. Aposta certa para estar no seu box de banho!

Condicionador

A função desse produto é selar as cutículas do cabelo, deixando-o com um aspecto hidratado e bem-cuidado. Não abra mão dele na hora de lavar as madeixas!

Máscara de nutrição

Ela vai repor as vitaminas, os sais minerais e a queratina do cabelo, recompondo a umidade natural dos fios. O ideal é hidratar uma vez por semana.

Shampoo desamarelador

Só deve ser usado nos cabelos de coloração clara e a cada 15 dias. Por ressecar os fios, seu uso deve ser seguido de uma hidratação. Use com cautela!

Leave-in com proteção térmica

Além de fornecer proteção contra o calor do secador, esse produto é mais do que indicado por também nutrir o fio. Não deixe faltar!

Como fazer uma hidratação após fazer mechas

Cabelos com mechas pedem ainda mais hidratação do que os demais. O motivo é que o processo de descoloração pode danificar os fios, deixando-os com uma aparência ressecada e, muitas vezes, com o temido frizz.

Para evitar esse tipo de problema, você deve:

  • utilizar produtos de hidratação próprios para cabelos (des)coloridos;
  • evitar lavar os fios excessivamente;
  • dar preferências para máscaras indicadas para hidratar fios danificados;
  • evitar usar secador e chapinha muitas vezes;
  • criar um cronograma de cuidados capilar, definindo quantas vezes na semana irá hidratar os seus cabelos em casa.

Considerando tudo isso, o passo a passo para hidratar cabelos com mechas é:

  • lave os cabelos com um xampu hidratante e enxágue bem;
  • retire o excesso de água com o auxílio de uma toalha macia ou camiseta de algodão;
  • aplique a máscara escolhida nos fios úmidos, separando-o por mechas;
  • deixe o produto agir pelo tempo indicado pelo fabricante;
  • enxágue bem para retirar toda a máscara;
  • aplique condicionador para fechar as cutículas do cabelo;
  • finalize o cabelo da forma que está acostumada.

Cuidados com os cabelos no salão

Os cuidados que recebemos no salão sempre têm aquele plus! Para manter a saúde das madeixas em dia, é indispensável realizar procedimentos específicos periodicamente.

Guto reforça que “o retorno ao salão é sugerido pelo menos a cada 15 ou 20 dias para fazer uma reconstrução nos fios e, assim, mantê-los resistentes e saudáveis”.

Veja também este vídeo que mostra dicas maravilhosas de cuidados com o seu cabelo em casa e no salão.

Cronograma capilar para cabelos com mechas

Pedimos para nosso especialista entrevistado deixar uma dica de ouro para você e é claro que ele atendeu. Olha só!

“É muito importante fazer uma reconstrução logo após colorir as mechas. Ter em casa uma linha de nutrição potente e retornar periodicamente ao salão é indispensável. Fazer a manutenção com um profissional que vai avaliar a necessidade do seu fio é o principal segredo para mantê-lo saudável”, finalizou.

Não esqueça!

  • Faça hidratação em casa toda semana com máscara de nutrição
  • Aposte na reconstrução capilar a cada 15 ou 20 dias no salão

E aí, curtiu? Pois saiba que a Pague Menos tem diversas linhas de cuidados com os cabelos que com certeza vão atender às suas necessidades