Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Efeito iluminado: como cuidar dos cabelos com mechas

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Efeito iluminado: como cuidar dos cabelos com mechas

Toda mulher quer ter um cabelo iluminado, cheio de brilho e vitalidade, não é mesmo? E é preciso uma rotina de cuidados com os cabelos para conseguir esse efeito. Atualmente, cada vez mais mulheres apostam na luminosidade das mechas para proporcionar às madeixas um visual moderno e exuberante. Porém, para ter cabelos com mechas, os fios passam por descoloração e é importante não descuidar.

Para manter seus cabelos lindos, os cuidados em casa e no salão são mais do que bem-vindos. O Sempre Bem falou com o hair stylist Guto Lopz, que vai ensinar tudo o que você precisa saber para manter os cabelos [des]coloridos saudáveis. 

Descolorindo

Cabeleireiro prepara o descolorante capilar
Descoloração é o primeiro passo para fazer mechas | Foto: iStock

 

O primeiro passo para quem vai fazer mechas é a descoloração. Nesse processo, o produto vai retirando o tom natural dos cabelos de maneira gradual, até chegar a um fundo de clareamento ideal para aplicar o tonalizante na cor desejada. A área de descoloração depende do tipo de mecha, “ela pode ser feita em partes sutis ou em praticamente todo o cabelo, que é o mais comum”, revela o hair stylist.  

O problema é que esse procedimento danifica a fibra capilar. “Quanto mais claro, mais agredido fica o cabelo, o que pode deixar os fios elásticos e até mesmo levá-los a romper (quebrar)”, explica. Na prática, isso significa que o cabelo fica sensibilizado e, portanto, mais suscetível a danos, como pontas duplas. 

 

Então, o ideal é investir nos cuidados com os cabelos antes mesmo de fazer as mechas. 

Cuidados pré-coloração

Se você vai fazer ou renovar as mechas, é essencial procurar um especialista para analisar a saúde do seu cabelo. “O profissional irá fazer uma anamnese (diagnóstico) nas madeixas para, só depois, proceder de modo a manter a integridade dos fios”, detalha Guto.

Além disso, o hair stylist lembra que essa avaliação pode evitar muita dor de cabeça com resultados indesejados. Isso porque uma condução inadequada em fios sensibilizados pode causar ressecamento, quebra e até mesmo corte químico. 

Já viu que não dá para fazer mecha de qualquer jeito, não é!? É a atenção de um profissional especializado que vai garantir o efeito desejado. “Caso [o cabelo] esteja sensibilizado, é preciso fazer alguns protocolos de tratamento antes do processo de descoloração para manter a saúde, maleabilidade e brilho das madeixas”, reforça.

O cabelo descolorido precisa ser tratado frequentemente. Confira agora os cuidados indicados para fazer em casa e no salão.

Mãos hidratando cabelos longos
Os cuidados com o cabelo devem começar antes de descolorir | Foto: iStock

 

Cuidados com os cabelos em casa

Para cuidar dos fios em casa, além do shampoo e condicionador, é fundamental incluir outros produtos. Guto ensina que “após o processo de clareamento, a manutenção em casa deve ser feita com produtos à base de queratina e derivados proteicos. São eles que vão devolver [ao cabelo] o que foi perdido durante a química”.

Você já deve estar se perguntando quantas vezes é necessário lavar durante a semana para obter a reconstrução da fibra, não é!? Essa é uma dúvida supercomum e é do que vamos falar nas próximas linhas. Confere!

A quantidade de lavagens semanais varia de acordo com o tipo de cabelo. “Não há regra sobre quando lavar o cabelo, pois depende da oleosidade do fio e da rotina de cada pessoa”, avalia.

Mulher com cabelo crespo com mechas
Cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais secos e devem ter um intervalo maior entre as lavagens | Foto: iStock

 

Por exemplo, o cabelo oleoso pode ser lavado todos os dias e não deve ultrapassar dois dias sem higienização. Já os cabelos cacheados e o cabelo crespo, que tendem a ser mais secos, devem ter um intervalo maior entre uma lavagem e outra. “Sugerimos lavar pelo menos duas vezes na semana, sempre com uma linha nutritiva”, recomenda o especialista.

Manter os fios saudáveis é o que vai conferir brilho e força para as madeixas. Conheça alguns produtinhos que farão toda a diferença nessa missão.

 

Shampoo neutro

Fundamental para os cuidados em casa, o shampoo neutro limpa sem agredir a estrutura dos fios. Aposta certa para estar no seu box de banho!

Condicionador

A função desse produto é selar as cutículas do cabelo, deixando-o com um aspecto hidratado e bem-cuidado. Não abra mão dele na hora de lavar as madeixas!

Máscara de nutrição

Ela vai repor as vitaminas, os sais minerais e a queratina do cabelo, recompondo a umidade natural dos fios. O ideal é hidratar uma vez por semana.

Shampoo desamarelador

Só deve ser usado nos cabelos de coloração clara e a cada 15 dias. Por ressecar os fios, seu uso deve ser seguido de uma hidratação. Use com cautela!

Leave-in com proteção térmica

Além de fornecer proteção contra o calor do secador, esse produto é mais do que indicado por também nutrir o fio. Não deixe faltar! 

Cuidados com os cabelos no salão

Os cuidados que recebemos no salão sempre têm aquele plus! Para manter a saúde das madeixas em dia, é indispensável realizar procedimentos específicos periodicamente. Guto reforça que “o retorno ao salão é sugerido pelo menos a cada 15 ou 20 dias para fazer uma reconstrução nos fios e, assim, mantê-los resistentes e saudáveis”.

 

Cronograma capilar para cabelos com mechas

Pedimos para nosso especialista entrevistado deixar uma dica de ouro para você e é claro que ele atendeu. Olha só!

“É muito importante fazer uma reconstrução logo após colorir as mechas. Ter em casa uma linha de nutrição potente e retornar periodicamente ao salão é indispensável. Fazer a manutenção com um profissional que vai avaliar a necessidade do seu fio é o principal segredo para mantê-lo saudável”, finalizou.

Não esqueça!

  • Faça hidratação em casa toda semana com máscara de nutrição
  • Aposte na reconstrução capilar a cada 15 ou 20 dias no salão

 

E aí, curtiu? Pois saiba que a Pague Menos tem diversas linhas de cuidados com os cabelos que com certeza vão atender às suas necessidades.

Fonte:

Guto Lopz

Hair stylist com experiência em cortes, colorimetria e tratamentos capilares | Instagram: @gutolopz