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Saúde, vitalidade e poder na terceira idade

26 mai 2019

26 mai 2019

A Bruna Thedy bateu um papo superlegal com o Marcio Atalla, o preparador físico mais famoso do Brasil, sobre um assunto que tá em alta e que merece cada vez mais atenção: o entusiasmo na terceira idade. Confira as dicas incríveis para se manter saudável em qualquer idade!

É muito bom se olhar no espelho e gostar do que a gente vê. Mas isso só é possível se focarmos na saúde e na busca pela vitalidade. E não tem idade pra isso não!

Para falar mais sobre esse assunto, recebemos nos estúdios do Sempre Bem, direto do 12º Encontro de Mulheres Pague Menos, o educador físico Marcio Atalla, que ensinou o caminha para viver mais e melhor. Confira!

O que é preciso fazer para manter a vitalidade na terceira idade?

Para Marcio Atalla, existem algumas coisas que se pode fazer para manter a vitalidade, como:

  • Manter a massa muscular: à medida que a pessoa vai envelhecendo, perde massa muscular. E mantê-la não é simplesmente estético, é para ter autonomia e conseguir fazer todas as coisas no seu dia a dia;
  • Ter amigos: é muito importante para o seu lado emocional e social;
  • Pequenas porções: não exagerar muito na alimentação;
  • Manter a mente sempre ativa: ter algum propósito e equilibrar a mente.

Veja também (Ossos Fortes na Terceira Idade)

Como mudar hábitos depois de ter uma vida inteira com costumes que não eram tão saudáveis ou se foi uma pessoa sedentária?

De acordo com o especialista, mudar de uma vez só vários hábitos é muito difícil. A dica é sempre incorporar um hábito de cada vez, repetindo a ação pelo menos 70/75 vezes em um espaço de 90 dias, ou seja, cinco vezes na semana. “Não se preocupe nessa mudança inicial com a intensidade ou a dificuldade da tarefa, preocupe-se em repeti-la”, destaca o profissional. 

Quem é sedentário pode subir um pouco de escada, acumular um pouco de passos, ficar mais tempo em pé, desde que consiga fazer isso com regularidade, fazendo criar um novo hábito.

Quais são os exercícios mais direcionados para a terceira idade?

“Como a questão da massa muscular é importante para a terceira idade, a musculação, o pilates e atividades físicas que promovam o equilíbrio são recomendadas. Caminhar na areia descalço é muito bom, porque vai trabalhar a propriocepção do pé; dar mais equilíbrio, força e condição física”, pontua Marcio Atalla. 

Saiba mais na reportagem (Dançando Se Vive Mais e Melhor)

Que tipo de preocupação pessoas que já passaram dos 60 devem ter com a alimentação?

Conforme o profissional, é sempre importante ter fibras para ajudar no controle do colesterol e da glicemia, por ter mais vitaminas e minerais com menos calorias, e a saciedade, ou seja, a pessoa vai sentir menos fome de uma refeição para outra. 

Veja a matéria (Lidando Com O Envelhecimento: autoestima e autoaceitação)

Outra dica é não abusar da gordura e prestar atenção no consumo de proteína. É normal que a pessoa mais velha não consuma a quantidade mínima de proteína. Por isso, não se esqueça do leite, do ovo, da carne, do peixe e do frango. É fundamental comer esse tipo de alimento, porque ajuda a preservar a massa muscular. 

Dicas importantes para ter saúde, vitalidade e poder na terceira idade

Um estímulo para as pessoas com mais de 60 anos, que são sedentárias e possuem receio de começar a praticar atividade física e ter uma alimentação saudável, é “não basta viver mais. É importante que viva com autonomia e qualidade”, ressalta o educador físico.

A atividade física faz bem para o corpo, melhora o funcionamento da cabeça, assim como a memória, aprendizagem e concentração. Além disso, a pessoa vai dormir bem, melhorar o humor e o lado social. Aos poucos você vai incorporar esses hábitos e melhorar muito a qualidade de vida.

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Matéria originalmente veiculada no programa de 26 de maio de 2019.

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