Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Quais São Os Sintomas Da Menopausa?

Você sabe o que é menopausa? Essa fase marca o fim da vida reprodutiva da mulher e tem alguns sintomas que indicam que ela está chegando. A ginecologista Lilian Serio explica quais são esses sinais e como passar por ela de forma mais leve. Assista à matéria!

O fim da vida reprodutiva provoca transformações na saúde física e mental. Saiba como isso acontece.

A menopausa pode ter mais de 50 sintomas, sendo que os principais são os fogachos, caracterizados pelas ondas de calor na região superior do tronco e cabeça, durando cerca de um minuto, seguido de um suor gelado e uma sensação ruim de mal-estar. Outras queixas comuns são:

• Ressecamento e envelhecimento da pele;

• ressecamento da vagina, atrapalhando a relação sexual;

• alterações de humor (mais irritada ou nervosa);

• depressão;

• insônia

• dores articulares;

• enfraquecimento dos ossos pela falta do hormônio;

• dor de cabeça.

"Para as mulheres que sofrem com os sintomas, é interessante fazer uma reposição hormonal, que consiste em usar o hormônio que já tinha e o organismo está sentindo falta para amenizar esses sintomas. Normalmente, usa-se por, no máximo 5 anos", explica a ginecologista Lilian Serio.

A aposentada Ângela Cardoso, de 75 anos, parou de menstruar há mais de duas décadas. Ela atribui ao estilo de vida saudável os poucos sintomas percebidos na época: "Acredito que isso colaborou com a passagem tranquila da menopausa. Desde criança, eu pratico esportes e a minha alimentação é natural. Esse conjunto fez a minha cabeça ficar boa e o meu corpo também", orgulha-se.

ATENÇÃO REDOBRADA

No período da menopausa, é comum o surgimento de problemas no coração, derrame cerebral, trombose, câncer e osteoporose. "O ideal é manter uma alimentação rica em cálcio, com leite ou derivados, além da suplementação, se for necessário", orienta a médica.

Cuidar da mente é igualmente importante. A psicóloga Maria Camila Moura explica que as dúvidas diante de um cenário desconhecido são normais. "Mas não necessariamente precisa ser um momento doloroso. A mulher deixa de ser fértil mas pode vivenciar a sua feminilidade de muitas outras formas. Nesse sentido, cada uma deve buscar o recurso que convém, seja a reposição hormonal, uma atividade física, um lazer a mais..."

VIVENDO O NOVO

Ângela revela que a estratégia foi enxergar as coisas boas que a menopausa trouxe: "Não ter a preocupação, todos os meses, de vir a menstruação, ter uma vida sexual tranquila... Foi uma verdadeira libertação!"

A psicóloga gosta de lembrar da palavra "autoconhecimento", como a chave para ser feliz. "O processo de se amar é necessário para nós, mulheres, que estamos constantemente passando por mudanças. E esse amor vai vir de um autoconhecimento... De entender as limitações e as potências do seu corpo, de saber do que você gosta e do que não gosta. Já que a menopausa é um momento simbólico, que tal usar esse momento ao seu favor?", indaga.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola