Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Prós e contras dieta low carb

Nos últimos anos, uma verdadeira onda invadiu os consultórios dos nutricionistas e o prato de muita gente pelo mundo: É a dieta low carb.

Dieta low carb não quer dizer menor quantidade de carboidratos na alimentação, mas sim, de melhor qualidade. Segundo a nutricionista Liana Quinderé, em uma dieta convencional, a quantidade de carboidratos pode atingir até 60% do volume calórico da dieta total. "Uma dieta low carb restrita pode ter apenas 20 gramas de carboidrato ao dia. Já em uma dieta low carb liberal pode ter até 130 gramas."

AFINAL, QUANDO A DIETA LOW CARB É INDICADA?

A estratégia low carb atende, principalmente, quem deseja melhorar a composição corporal, com a redução de gordura. Quando consumido em excesso, o carboidrato se transforma em gordura no corpo. Logo, as indicações envolvem:

• Quem busca diminuir o percentual de gordura;

• Pessoas quem têm algum problema no metabolismo da glicose;

• Síndrome de ovário policístico;

• Facilidade de acumular gordura com triglicerídeo alto.

Ainda segundo a profissional, os nutricionistas precisam manter-se atentos em casos de pessoas diabéticas, que correm o risco de terem hipoglicemia, e também em relação a pacientes que buscam hipertrofia, pois para garantir o ganho de massa muscular, o organismo necessita de carboidrato.

BENEFÍCIOS

Os benefícios estão em usar os alimentos adequados e aproveitá-los da melhor forma para não esgotar a cota de carboidratos permitida. "Se a gente conseguir consumir comida de verdade (alimentos naturais e saudáveis) dentro de um planejamento que o paciente possa manter ao longo do dia, a dieta low carb torna-se benéfica", explica a nutricionista.

Liana dá algumas sugestões de alimentos com baixo carboidrato para quem pretende aderir a estratégia alimentar:

• Gorduras boas: Abacate, azeite e castanhas

• Proteínas: Ovo, frango, atum e sardinha

• Frutas: Morango, kiwi, ameixa fresca, abacate, limão e maracujá

• Legumes: Brócolis, couve-flor e abobrinha

"Em relação às hortaliças, podemos consumir à vontade. Obviamente, os carboidratos como arroz, macarrão, pão, cuscuz e tapioca devem ser evitados porque excedem a cota de carboidrato diária".

LOW CARB SEM SACRIFÍCIO

Ao contrário do que muita gente pensa, as possibilidades de cardápio na dieta low carb são bem variadas. O importante é comer carboidrato na medida certa porque, em excesso, engorda. "Mas o corpo precisa desse nutriente. É possível incluir, por exemplo, batata doce no plano alimentar do paciente. Outros alimento que podem ser inclusos são o feijão e a banana", explica a nutricionista.

O mais importante é focar nas quantidades. A profissional ressalta ainda que, hoje em dia, existe uma "carbofobia", ou seja: o carboidrato é visto, por muita gente, como um vilão. "Algumas pessoas ignoram os benefícios de alguns alimentos simplesmente porque fogem ao padrão da dieta. Precisamos ter a noção de que não é o carboidrato que vai atrapalhar a estratégia low carb, mas sim a quantidade."

SEM CARBOIDRATO MAS... COM RESPONSABILIDADE

A recomendação é não passar longos períodos em jejum e ajustar as quantidades de carboidrato, proteína e gordura boa para manter a saúde e a energia do corpo e dos músculos.

As principais dicas são: manter um fracionamento da dieta e procurar o acompanhamento de um profissional pra que essa alimentação seja adequada, suprindo os micronutrientes, vitaminas, minerais e proteínas.

Para Liana, já que a estratégia low carb atua reduzindo a quantidade de carboidrato, as porções de proteínas e gorduras aumentam. "Isso exige cuidado para que o paciente não passe fome, corra risco de ter uma hipoglicemia ou perca massa muscular, que não é o objetivo".

Assim é possível emagrecer de forma saudável e sem passar fome.

No consultório farmacêutico Clinic Farma, você pode fazer o teste de Bioimpedância onde você sabe tudo sobre a composição corporal, como: percentual de massa corporal, de gordura, gordura visceral, água, massa óssea no corpo. Procure um farmacêutico e faça seu teste!

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola