Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Produtivos E Livres: Quem São Os Idosos Da Atualidade?

Envelhecer não é sinônimo de doença e a prova disso são os idosos da atualidade, que estão cada vez mais ativos e livres de muitos tabus. Na matéria de hoje, vamos conversar com profissionais e conhecer a história da dona Edilene Nogueira que, ao chegar na terceira idade, resolveu voltar aos estudos e dar uma virada na vida. Confira!

MUDANÇA DE VIDA E DE HÁBITOS NA TERCEIRA IDADE

Estimular a socialização, sexualidade e o autocuidado para envelhecer com qualidade

Envelhecer não é sinônimo de ficar doente e a prova disso são os idosos que estão cada vez mais ativos e livres de tabus que, durante tantos anos, os aprisionaram. São eles:

• Idosos não mudam os hábitos;

• Idosos não aprendem mais;

• Idosos não fazem sexo;

• Idosos não se exercitam;

• Idosos vivem deprimidos;

• Idosos não conseguem mais emprego.

Segundo o geriatra João Bastos, é importante saber que o envelhecimento não ocorre aos 60 anos. "Muitas vezes, associamos estereótipos e preconceitos que, na realidade, têm relação com a personalidade e não com a idade. Observamos, por exemplo, filhos que tomam decisões ou tentam impedir que o idoso faça o que sempre fez."

Do ponto de vista físico, o envelhecimento atua no funcionamento do corpo. Cerca de 6% a 7% de pessoas acima de 60 anos tem alguma incapacidade. "Isso significa que 94% dessa população não tem. Isso prova que o estereótipo existe", comenta o médico.

Quando perguntado sobre quais são as motivações para as pessoas na terceira idade se manterem ativas, o profissional destaca atividade física, boa alimentação e, ainda, a relação com o trabalho que traga um propósito ao longo da vida.

RECOMEÇO

A psicóloga Maria Camila Moura destaca também que existe um mercado próprio para a terceira idade: viagens programadas, grupos terapêuticos, estudos e lazer. Após os 60 anos, Edilene Nogueira decidiu mudar: "Eu sempre trabalhei muito e, nesse momento da vida, fui me acomodando. A minha filha foi uma das maiores incentivadoras e me convenceu a fazer uma nova faculdade e até curso de inglês." Hoje, Edilene se considera mais segura, consciente, feliz e produtiva graças ao apoio da família.

Maria Camila acredita que cercar-se de uma rede de apoio é fundamental. "Independente da idade, ter suporte é imprescindível para a saúde mental. No caso de pessoas idosas, diante de uma sociedade preconceituosa, despreparada e com poucos investimentos em relação aos idosos, o estímulo dentro de casa é determinante".

SEXUALIDADE SEM TABUS NA TERCEIRA IDADE

A psicóloga e sexóloga Zenilce Bruno explica que sexualidade tem um conceito diferente de genitalidade. A primeira, contempla todo o envolvimento que temos em relação a energia sexual. "Na terceira idade, seria o momento ideal para as pessoas viverem essa sexualidade com mais tranquilidade e com melhores escolhas. Nessa fase, as pessoas estão mudadas: casando novamente, adotando e vivendo o novo. Sexo é o toque, é abraçar, acariciar... e isso é muito importante para todos nós."

Os aposentados Maria Lurdes e Francisco Barbosa sabem disso muito bem. Casados há 45 anos, têm uma vida ativa repleta de viagens, esporte e amigos. "Cumplicidade, respeito e amor são os principais ingredientes", revela o casal.

Para quem acha que viver com amor e qualidade de vida na terceira idade é exceção, deve entender que tudo na vida é começo, e não final. "Quando essa mentalidade fizer parte da vida das pessoas, veremos mais relacionamentos amorosos e novos vínculos na terceira idade", comenta o geriatra.

A psicóloga acrescenta: "O meu conselho é: cuide dos três pilares: do corpo físico, das suas emoções e das relações. Isso faz toda diferença", finaliza.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola