Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Por Dentro Do Colesterol E Dos Seus Riscos

Neste Sempre Bem, iremos falar sobre o colesterol alto. O cardiologista, Dr. Gentil Barreira e o farmacêutico Flávio Luiz falam sobre como evitar o descontrole dessa gordura, além de darem algumas dicas para manter a alimentação e corpo saudáveis contra o mau colesterol. Assista e saiba mais.

Problema silencioso, o colesterol alto aumenta as chances de desenvolver inúmeras comorbidades.

Muito se fala sobre o colesterol, mas será que todo mundo sabe o que ele significa? Segundo o cardiologista Gentil Barreira, o colesterol é uma espécie de gordura que faz parte do componente de vários hormônios, vitaminas e membranas celulares. "Ele é produzido no fígado e o grande problema mora no excesso."

COLESTEROL BOM X COLESTEROL RUIM

Ainda de acordo com o médico, o colesterol ruim é responsável pela formação de placas de gordura pelo corpo. Já o colesterol bom faz o efeito inverso porque capta o excesso de colesterol ruim e leva para ser metabolizado e excretado pelo organismo.

O colesterol ruim é provocado pela alimentação inadequada - rica de gorduras saturadas, pobre em frutas, verduras e vegetais - ausência de atividade física, tabagismo e excesso do consumo de álcool. Há também o fator hereditário, o envelhecimento e doenças capazes de produzir excesso de colesterol.

"O colesterol pode levar a outras doenças, como infarto, AVC e doença nas pernas. Trata-se de um vilão silencioso que compromete o sistema cardiovascular de forma lenta e gradual", explica Gentil.

O colesterol bom, por sua vez, pode aumentar através de atividade física regular, alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

MITO OU VERDADE?

• Água com limão e água com berinjela ajudam a diminuir o colesterol?

MITO. Alimentação equilibrada e saudável é importante para diminuir o colesterol, mas não adianta ingerir muita água com limão ou berinjela com esse intuito.

• Óleo de coco diminui o colesterol e ajuda a emagrecer?

MITO. Esses efeitos são alcançados através de hábitos de vida saudáveis.

• Diminuir drasticamente os carboidratos na dieta pode aumentar o colesterol?

VERDADE. Ingerir uma grande quantidade de gorduras para complementar a falta de carboidratos pode contribuir para o aumento do colesterol.

• Pessoas magras não tem colesterol alto isso.

MITO: Existem pacientes jovens que fazem atividade física de forma regular, são magros e, ainda assim, têm colesterol alto - provavelmente, por conta do componente familiar.

O QUE COMER?

De acordo com a nutricionista Laryssa Nogueira explica que existem vários mitos com relação as gorduras. "No caso de gorduras boas, como gema de ovo, azeite de oliva, oleaginosas e farinha de linhaça dourada são extremamente benéficas para a saúde cardiovascular e não tem motivo algum para excluir da dieta. Ao contrário de gorduras que são processadas, como gorduras hidrogenadas e frituras feitas com óleo de palma ou soja que devem ser substituídos."

A profissional ressalta, ainda, a questão dos farináceos: "A gente pode falar do pão branco, macarrão tradicional, arroz branco e farinha de mandioca. O ideal seria consumi-los na forma integral que tem uma quantidade de fibra maior e não vai ocasionar uma absorção tão rápida. Também é interessante apostar no consumo de aveia, frutas com casca, folhas, verduras e leguminosas."

José Ilná, de 65 anos, confessa que não cuidou da saúde ao longo da vida. "Eu era sedentário e quando menos esperei, estava com 104 kg. Descobri que estava com taxas elevadíssimas, inclusive o colesterol, a glicemia e a pressão". Felizmente, o agrônomo mudou os hábitos e começou a cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos. "Comecei a sentir prazer com o novo estilo de vida e, em seis meses, eliminei 22 kg e baixei todas as taxas alteradas. Hoje, me sinto tranquilo e com a esperança de que vou viver por mais tempo", acredita.

CLINIC FARMA

O farmacêutico da Pague Menos Flávio Luiz revela que as principais queixas vêm das mulheres que procuram o serviço Clinic Farma. "Elas se queixam do ganho de peso excessivo e de algumas alterações nos níveis de pressão arterial. Como o colesterol alto não apresenta sintomas, é importante fazer exames periódicos."

Flávio explica, ainda que o serviço Clinic Farma, da Pague Menos, auxilia o público na identificação de fatores de risco através de testes rápidos do perfil lipídico, onde é possível medir o HDL e LDL. "Em seguida, encaminhamos o paciente para o médico. Além disso, fazemos o acompanhamento da adesão e uso dos medicamentos".

O serviço Clinic Farma está disponível nas Farmácias Pague Menos de todo o Brasil.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola