Perda de Massa Muscular: Saiba Como Evitar
A sarcopenia, ou perda de massa muscular, é um problema muito comum que surge com o avanço da idade. Saiba tudo sobre o assunto!
Sarcopenia
As pessoas quase não ouvem falar em sarcopenia. Muita gente nem sabe o que é, mesmo assim, essa é uma condição muito comum que surge com o avanço da idade.
Segundo Hildemar Queiroz, médico do esporte, “a sarcopenia é uma palavra que vem do grego e significa enfraquecimento da musculatura. É uma síndrome onde ocorre progressivamente e gradativamente a perda tanto da massa muscular esquelética quanto da força muscular”.
Os músculos não servem só para aumentar a autoestima, também têm o papel fundamental no corpo. “Eles têm como função primária a realização de movimentos. Outra função é a questão da estabilidade das articulações, onde a estrutura do corpo é mantida por conta dos músculos”, explica o educador físico Emmanoel Arrais.
Testes para detectar a sarcopenia
“Existem testes para detectar a sarcopenia, como a ressonância magnética, cálculos antropométricos e a força muscular, que é medida pelo dinamômetro e verifica a força muscular. Outro teste realizado no consultório é fazer o paciente caminhar 4 metros em 4 segundos para avaliar o desempenho”, cita Hildemar.
Para a farmacêutica Mariana Lima, “um exame que avalia o volume de massa muscular é a bioimpedância, uma avaliação corporal que mede a quantidade de músculo que tem em cada parte do corpo e verifica a gordura”. É um exame simples, rápido, preciso e que serve como acompanhamento para melhorar a qualidade de vida.
Prática de atividade física
Hoje, a principal atividade para a manutenção de força, ganho de massa magra ou manutenção de massa magra é a musculação. Mas qualquer outra atividade também vai gerar estímulo, porque gerar movimento e continuidade nas atividades é o foco.
O ideal é praticar atividade física a vida inteira, afinal todo mundo quer envelhecer com autonomia. “As pessoas imaginam que se deve iniciar uma atividade para evitar a sarcopenia já com uma certa idade, mas nunca é tarde para começar e quanto mais cedo iniciar, melhor”, fala o educador físico.
Assim, os benefícios vão vir antes para ajudar a retardar esse processo de perda de massa magra e tentar manter a massa magra e a qualidade de vida.
Matéria originalmente veiculada no programa de 4 de agosto de 2019.