Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O que fazer para garantir a saúde dos olhos

16 jun 2019

16 jun 2019

Os nossos olhos são muito sensíveis e precisam de atenção, mas nem sempre eles recebem o cuidado que merecem. E a nossa repórter, Criz Campos, foi às ruas para saber das pessoas como anda seu cuidado pessoal com os olhos. Confira!

Para o oftalmologista Abrahão Lucena, “o órgão é um sentido importante e merece cuidado especial do ponto de saúde, assim como outras partes do corpo”.

Higiene dos olhos

É fundamental lavar a região com água corrente, mas não pode se esquecer dos cílios, que acumulam detritos e gordura. “Durante a limpeza, o recomendado é friccionar os cílios, com os olhos fechados, levemente com o dedo indicador para retirar os detritos. Pelo menos duas vezes por semana, usar o shampoo neutro infantil para retirar o excesso de gordura dos cílios”, comenta o especialista.

Isso é também até uma dica de maquiagem, pois a mulher pode tirar a maquiagem e lavar os cílios com shampoo, fazendo uma higiene daquela região. “A escolha pelo shampoo neutro infantil se dá devido ao pH que não arde nos olhos”, ressalta o oftalmologista.

Uso dos óculos escuros

Eles devem ter proteção ultravioleta, pois quando coloca qualquer anteparo escuro na frente dos olhos, a pupila dilata. Essa região regula a entrada da luz nos olhos. A córnea e o cristalinos filtram o ultravioleta.

Para escolher os óculos de sol ideal, “é importante fazer na ótica a verificação do dispositivo ultravioleta para saber se está passando raio ultravioleta. Os óculos com proteção UV são os mais adequados” explica Abrahão Lucena.

Calázio

O calázio, geralmente, é uma segunda fase do terçol. Ele fica um pouco mais enrijecido e demora mais a desaparecer. Fazendo uso de compressa, 80% desaparece por si só e sem necessidade de fazer cirurgia.

Luz azul

Não se pode deixar de falar que tablet, smartphone e equipamento eletrônico estão a todo momento fazendo parte da nossa vida. E, às vezes, se esquece dos cuidados e fica direto com os olhos na tela desses aparelhos. Por isso, existe o tratamento de luz azul.

“Tanto na natureza e no sol existe a luz azul, como também nesses equipamentos eletrônicos. O azul violeta que é o danoso e o azul turquesa é a luz boa que estimula a produção de hormônios que regulam o sono, como a melatonina”, afirma o profissional.

Hoje, várias empresas fabricam óculos com a proteção para a luz azul. Algumas empresas já fabricam tablets com o bloqueio desse tipo de luz.

Cuidados com a visão

É importante o cuidado muito especial com as crianças, pois o recém-nascido precisa fazer o teste do olhinho. Depois, na idade pré-escolar, deve visitar um médico para saber se possui algum problema na visão para fazer a correção e evitar retardo no aprendizado. 

Após os 40 anos, sempre frequentar o oftalmologista para medir pressão ocular e ver o fundo do olho para fazer a prevenção do glaucoma.

Caso a pessoa não tenha problemas, ir ao médico uma vez por ano é uma frequência que o especialista pode trabalhar tanto a parte preventiva como o acompanhamento de alguma doença que o paciente possua.

Para diabéticos, o ideal é ir ao oftalmologista a cada seis meses. Também é importante fazer o controle glicêmico com um endocrinologista e fazer o acompanhamento da retina, que é o local onde o diabetes consegue afetar mais e causar lesões que podem ser até irreversíveis.

Outro cuidado que se deve ter com os olhos é ter um colírio em casa para fazer a lubrificação deles.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 16 de junho de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra