Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O Que É Um Check-up?

Você sabe quais são os benefícios de se fazer uma consulta preventiva? O Dr. Eduardo Miranda e a Dra. Raquel Matos conversaram com a Bruna sobre o assunto, e esclareceram tudo sobre o famoso check-up. Confira!

O Que É Um Check-up?

Hoje vamos conhecer os benefícios de fazer um check-up, que na verdade não só atua na promoção como também na prevenção da saúde.

Segundo o urologista Eduardo Miranda, o check-up é um termo que se refere a uma consulta de promoção à saúde. A partir dele, você previne as doenças que são mais comuns em cada faixa etária e sexo.

Quando fazer?

O check-up deve ser feito a partir dos 30 ou 35 anos, período em que se está mais envolvido com o trabalho, e quando começam a aparecer sintomas por conta da sobrecarga e do estresse.

É nesse momento que se deve procurar um médico especialista ou um clínico geral para começar a fazer o check-up. O objetivo é aumentar a sobrevida e a expectativa de vida da população como um todo.

O check-up para cada faixa etária

É possível fazer uma consulta para promover a saúde desde a adolescência. “Nessa idade, o foco é nas doenças sexualmente transmissíveis, abuso do álcool e prevenção de gravidez indesejada”, comenta a ginecologista Raquel Mattos.

Já para os homens de meia idade, abaixo de 35 ou 40 anos, a prevenção é contra as doenças cardiovasculares. E para homens numa idade mais avançada, a partir dos 50 anos, existe o exame da próstata. E a neoplasia, sem dúvida nenhuma, é o câncer mais comum entre os homens em todo o mundo.

No caso da mulher, quando começa a vida sexualmente ativa, é importante procurar o ginecologista e fazer sua prevenção todo ano.

Principais exames

O principal exame para as mulheres é o papanicolau, que é a prevenção do câncer de colo do útero, que está associado ao vírus HPV, transmitido sexualmente. Graças à vacinação em crianças e adolescentes, de 9 a 13 anos, está diminuindo a incidência dessa doença no Brasil.

Existem outros exames que devem ser feitos no check-up, dentre eles: sangue, hemograma, glicemia, colesterol, função da tireoide e alguns tipos de vitamina. Tem também os exames mais complementares que são o ultrassom abdominal total, transvaginal, da mama ou a mamografia, que vai depender da idade da paciente.

A tireoide

A função da tireoide é muito importante para a mulher a partir dos 40 anos, momento em que as doenças tireoidianas começam a aparecer mais frequentemente, inclusive nódulos e o câncer de tireoide. Também é fundamental fazer uma investigação para o câncer de mama, que infelizmente está matando muitas mulheres no Brasil.

Saúde masculina

Ao contrário das mulheres, os homens ainda têm muito preconceito ao buscar essa avaliação e promoção de saúde. Não é à toa que eles têm uma expectativa de vida quase dez anos inferior às mulheres.

Infelizmente, ainda há um mito de pessoas que preferem não fazer o check-up porque têm medo descobrir alguma doença. Isso ocorre principalmente na terceira idade, fase em que as doenças estão mais prevalentes principalmente os cânceres.

É preciso entender que realizar o check-up é importante para que o paciente seja avaliado sobre as doenças mais comuns na sua faixa etária, para evitar que elas progridam numa fase que podem causar mais problemas na saúde.

Matéria originalmente veiculada no programa de 1º de setembro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola