Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Mindfullness: Treinando A Atenção Para Combater O Estresse

Ninguém está imune a situações de estresse no dia a dia, né? Pois saiba que é possível lidar bem com situações difíceis e conquistar mais qualidade de vida por meio da atenção plena, também chamada de mindfullness. Confira a matéria!

Lidar com as emoções diárias não é tarefa fácil. A técnica de autoconhecimento Mindfullness pode ser uma boa aliada.

Você sabia que quanto mais estamos presentes e atentos em nós mesmos e no que estamos fazendo, melhor lidamos com estresse do dia a dia? De acordo com a psicóloga Cinthia Selene, a atenção plena nada mais é do que um programa desenvolvido por psicólogos e médicos para iniciar a prática da meditação.

Os benefícios são muitos:

• Desenvolve a concentração e o foco;

• Ajuda a desenvolver o nosso autoconhecimento e equilíbrio;

• Reduz o estresse e a ansiedade;

• Amplia recursos emocionais para lidar com situações difíceis;

• Desenvolve a intuição, criatividade e a inovação;

• Renova a saúde e o bem-estar.

A profissional explica que, no dia a dia, temos muitas tarefas a cumprir e sempre estamos pensando em coisas do passado ou do futuro. "Muitas vezes, a gente faz todas as nossas atividades de forma automática e não paramos pra prestar atenção e estar presente em cada momento. O convite à atenção plena é exatamente sobre parar, deixar de lado as preocupações, respirar e sentir prazer nas pequenas coisas da vida".

Annatália Gomes é psicóloga e pratica meditação. Ela explica que o hábito ajuda no controle do estresse relacionado às tarefas pessoas e profissionais. "O mindfullness me deu a possibilidade de estar mais presente, de lidar melhor com minhas emoções, desenvolver autocompaixão e aceitação".

PARA COMEÇAR

Cinthia explica que muitas pessoas acreditam, erroneamente, que precisam ficar em uma postura adequada ou que não conseguem por conta dos pensamentos agitados. "No mindfullness, podemos fazer exercícios deitados, sentados ou até mesmo no dia a dia. Uma boa dica é prestar atenção na respiração", técnica conhecida como 'pausa consciente':

1. Fique em uma postura alinhada e procure relaxar os ombros, a expressão facial e feche os olhos;

2. Foque na respiração percebendo o movimento do corpo. É importante "soltar" as preocupações.

3. Permaneça por alguns minutos.

Annatália reforça que a prática traz calma e tranquilidade. "Aquelas situações da vida que eram difíceis de lidar ou que rapidamente me deixava reativa, deu lugar a um melhor manejo das emoções. Isso faz uma grande diferença no dia a dia".

Quem deseja se aprofundar no mindfullness deve buscar terapia cognitivo, meditação transcendental ou zen-budista. "Alguns exercícios facilitam o aprendizado, por isso é tão importante buscar suporte", finaliza a psicóloga.

Você pode gostar

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais
Beleza

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos
Saúde

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos