Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Manchas na pele: dicas de como tratar com dermatologista

Ter uma pele uniforme é possível graças aos tratamentos para manchas

Foi-se o tempo em que as manchas na pele eram impossíveis de tratar. Hoje em dia, existem ativos, cosméticos e procedimentos capazes de cuidar da pele e eliminar a mudança de coloração.

A advogada Sônia Federico faz tratamento a laser nas mãos para clarear as manchas que adquiriu na juventude. "Elas surgiram depois dos 30 anos. Na época, não era comum usar o protetor solar e a falta de tempo me impedia de ter uma atenção especial com a região", confessa.

O melasma e manchas na pele são a principal queixa dos pacientes nos consultórios dermatológicos. A dermatologista Vânia Viana explica que pode haver aumento ou diminuição da melanina, um pigmento presente na pele. "As manchas podem ser hipercrômicas, quando acastanhadas ou hipocrômicas, quando esbranquiçadas". Ainda segundo a médica, os casos mais comuns envolvem o melasma, lesões acastanhadas que normalmente acometem bochechas, nariz, testa e buço. "São comuns em grávidas ou em quem faz tratamento com terapia hormonal. É um problema que exige mais esforço para tratar, já que depende de fatores como profundidade, tipo de pele e nível de exposição solar do paciente".

OUTROS TIPOS DE MANCHAS:

Hipercromia pós-inflamatória, que costuma surgir após quadros de dermatite e acne;

Melanoses solares, ocasionadas pelo excesso de sol ao longo da vida. São comuns no dorso da mão, braço, antebraço e colo;

Fitofotodermatose, provocada quando substâncias fototóxicas como limão e frutas cítricas reagem ao sol. Pode levar a queimaduras e formação de bolhas;

Sardas, pequenas manchas acastanhadas, de mesmo diâmetro e comuns em peles claras.

A médica enfatiza que o sol é um dos principais responsáveis pelo surgimento e agravamento de manchas. Por isso, o melhor tratamento é a prevenção: "É imprescindível usar o filtro solar diariamente, sendo reaplicado de forma adequada e, claro, com proteção física de guarda-sol, chapéus e bonés".

Para driblar o calor e prevenir manchas, Vânia indica usar e abusar da água termal para resfriar a pele. Outra dica é lançar mão de tratamentos com cremes despigmentantes e antioxidantes orais, que combatem os radicais livres responsáveis pelos danos na cútis.

Além da rotina de cuidados, é possível potencializar os tratamentos com recursos em consultório:

• Peelings químicos e físicos;

• Nitrogênio líquido;

• Lasers;

• Microagulhamento associado ao "drug delivery".

A associação de cuidados pode trazer resultados extremamente satisfatórios aos pacientes, além de proporcionar a melhora da autoestima através de uma pele uniforme e saudável.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola