Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Longevidade E Seus Desafios

É fato que estamos vivendo mais e melhor. Mas quais os melhores hábitos para mantermos essa longevidade de forma saudável? Nós conversamos com alguns profissionais pra te explicar tudo. Veja no vídeo e compartilhe!

A longevidade já é uma realidade. Estamos vivendo mais e melhor. Mas para isso, é preciso ter alguns hábitos saudáveis.

O Sempre Bem foi às ruas ouvir a população. Para Ana Lúcia Fontenele, alimentação e atividade física são o segredo. Francisco Magalhãs concorda: "É preciso cultivar hábitos saudáveis... Eu incluiria a leitura". Claudia Maciel explica que no cardápio não faltam frutas e verduras. Já Ivonete Chagas acrescenta: "A minha qualidade de vida começa no temor a Deus. Com sabedoria, é possível cuidar da vida e viver de uma forma saudável".

Segundo a nutróloga Tayná Athayde, é muito importante cuidar da imunidade, principalmente nos idosos. A alimentação tem um papel fundamental nesse sentido, sem falar na qualidade do sono e na prática de atividade física. A geriatra Andréa Gondim complementa: "Quando falamos em saúde do idoso, a qualidade de vida também está associada às relações sociais e espiritualidade".

Tayná explica que conforme envelhecemos, é muito comum diminuir, inconscientemente, a ingestão de proteína. "Quero reforçar a importância dessas proteínas na alimentação dos idosos, pois com o tempo perdemos massa muscular. A proteína é o "tijolo" para ajudar a fazer essa musculatura." Já a geriatra afirma que uma dieta balanceada deve ser seguida por toda a vida: "Frutas, vegetais e oleaginosas compõem uma alimentação equilibrada que ajuda a manter massa muscular nos idosos e, de quebra, mantêm a saúde do coração e do organismo como um todo."

Uma alimentação equilibrada é capaz de suprir todas as as vitaminas e minerais que o nosso corpo necessita, mas nem sempre é possível. "Havendo necessidade, pode-se entrar com a suplementação, lembrando da importância da vitamina D, do zinco que está relacionado com a imunidade e do magnésio que tem relação direta com a osteoporose, tão comum nos idosos. Em tempos de pandemia, é importante que esses níveis estejam adequados." Já em relação ao cálcio, a profissional adverte que não deve ser suplementado isoladamente, pois sua absorção depende de outros nutrientes.

"É importante lembrar que toda essa suplementação precisa ser orientada por um profissional especializado, que deverá reconhecer e identificar as necessidades individuais de cada idoso para prescrever e orientar a suplementação", diz a geriatra.

A funcionária pública Elcilane Murta, de 63 anos, se considera saudável: "Eu caminho, danço forró 3 vezes por semana, cuido das plantas e me dedico a vida profissional". A secretária executiva Maria Cristina Costa, de 56 anos, conta como está se preparando para a terceira idade: "Participo de projetos sociais voltados para esse público." Para elas, a convivência com pessoas de outras gerações também faz diferença: "A gente rompe com o mito de que quem tem sabedoria é quem tem idade. Isso não é verdade! Tenho aprendido muito com os jovens." Quando perguntada como se vê daqui a dez anos, Elcilane é enfática: "Me imagino com a mesma qualidade de vida de hoje, porque vou continuar fazendo tudo o que eu faço: me alimentar e dormir bem, praticar atividade física, cultivar amizades e fazer da alegria o motivo maior a minha vida."

No futuro, Maria Cristina diz que deseja estar com a autoestima em dia: "Meu desejo é me continuar me sentindo uma pessoa atrativa, de bem com a vida e com as pessoas que convivo."

A geriatra Andrea Gondim explica que é importante preservar a autonomia e independência dos idosos, mesmo neste período de pandemia. "Isso é muito importante para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos idosos". Tayná ressalta que 'distanciamento social' não é o mesmo que 'isolamento social'. "Muitos idosos se sentem carentes neste momento da vida, e se distanciar que quem amam torna tudo ainda mais sofrido. A minha dica é manter os contatos." Andrea complementa: Também é importante resgatar aquilo que há de mais íntimo em cada um dos idosos... Resgatar os propósitos de vida, sejam familiares, pessoais ou profissionais. É preciso continuar pensando no futuro."

Fonte: Tayná Athayde (nutróloga)

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola