Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Idade reprodutiva do homem e da mulher

O Sempre Bem de hoje é sobre reprodução humana e vamos falar sobre vários assuntos que envolvem esse tema. Para começar, a repórter Criz Campos foi saber mais detalhes sobre essas fases reprodutivas do homem e da mulher. 

Quando se fala em reprodução humana surgem várias dúvidas sobre o famoso relógio biológico. Por isso, vamos conversar com dois especialistas para esclarecer tudo.

Idade reprodutiva 

Na mulher, a idade reprodutiva começa na puberdade e vai até a fase adulta. O início é a partir da primeira menstruação, em geral por volta dos 10 anos de idade. Já nos homens a idade reprodutiva começa por volta dos 12 anos.

Qual é o período que a mulher está propensa a ter filhos?

“O período ideal para mulher ter seus filhos seria entre os 20 e 25 anos, porque nesse momento está mais fértil, com os óvulos novos de excelente qualidade e o seu aparelho reprodutor já está preparado do ponto de vista adulto para albergar bem uma gravidez”, responde o ginecologista Fábio Eugênio.

Ela pode engravidar antes dos 20 anos e também depois dos 25 anos, mas é possível que nesses períodos surjam problemas, por exemplo, a perda da qualidade do óvulo, fazendo com que a mulher tenha dificuldade para engravidar.

Veja também (Saúde Da Mulher: Cuidados Preventivos)

Ter filhos depois dos 35 anos

Para engravidar nessa faixa etária, de acordo com o ginecologista, a mulher deve adotar hábitos de vida saudáveis que contribuem para que ela mantenha uma boa fertilidade e fique tentando naturalmente. 

É possível fazer alguns exames previamente para saber como está a situação do óvulo?

De acordo com o ginecologista, dá para saber a situação do óvulo por meio de exames sanguíneos, principalmente, a dosagem de dois hormônios: o FSH e o AMH; ultrassom transvaginal para a contagem de folículos ovarianos, em que se consegue determinar a reserva ovariana. 

Vida reprodutiva masculina

“Diferente das mulheres que têm um período mais curto, os homens passam vários anos com uma vida reprodutiva ativa. Porém, do mesmo jeito as mulheres, entre os 20 e os 40 anos, o homem tem uma facilidade maior de reprodução”, salienta o urologista Ulisses Albuquerque.

Depois dos 45 anos, o homem já está com idade masculina avançada ou idade paterna avançada, que acaba dificultando a reprodução.

Engravidar na menopausa

A menopausa indica o momento da última menstruação da mulher, mas o termo técnico é o climatério, período em que a mulher vai perdendo aos poucos a sua capacidade reprodutiva hormonal. 

Saiba mais em (Mulher: relação entre hormônios e menopausa)

“A mulher, nos seus 42, 43 e 45 anos, ainda está produzindo hormônio e ela se mantém normal do ponto de vista de produção de estradiol, que é o principal hormônio feminino”, esclarece o ginecologista Fábio Eugênio.

Quase sempre nessa idade, os óvulos da mulher praticamente já entraram em falência de forma precoce em relação à produção hormonal do ovário.

Declínio da produção hormonal masculina

Para o homem não existe essa falência hormonal. Conforme o urologista, existe um declínio da produção tanto hormonal como de espermatozoide. Muitas vezes, o indivíduo acha que está com declínio, por isso, toma testosterona para poder aumentar a capacidade reprodutiva. Mas é o oposto.

Confira também (Saúde do Homem: principais problemas e prevenção)

“Por exemplo, a mulher que toma remédio anticoncepcional, ingere hormônios com o intuito de diminuir a capacidade reprodutiva. O problema é que algumas vezes toma tanta testosterona que acaba zerando a capacidade reprodutiva”, pontua o profissional.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 10 de fevereiro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola