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Exercícios para fazer no verão sem sofrer com o calor

29 dez 2019

29 dez 2019

Durante o verão, as atividades aquáticas são sempre as mais procuradas tanto pela diversão quanto pela refrescância. O Sempre Bem convidou o Edson Queiroz e o Geraldo Vaz pra falarem de suas paixões pela água. Confere aí!

No verão, é normal aumentar a prática de exercício físico. No entanto, existem algumas formas de se exercitar sem sofrer com o calor típico dessa época do ano. 

O Sempre Bem foi ouvir quem faz essas atividades para te dar as melhores dicas. 

Wakeboard por Edson Queiroz

A minha atividade no verão é a atividade aquática. Você consegue se refrescar no calor e não exige tanto da sua disposição. Já pratico wakeboard há 6 anos e tem sido o meu esporte principal. 

Acaba sendo uma forma de relaxamento, conexão com a natureza e ao mesmo tempo trabalha todo o corpo, colocando o shape em dia. É uma forma de fugir do calor, da rotina e uma forma de se exercitar diferente. O wakeboard dá uma sensação de liberdade e de paz.

Stand Up Paddle (SUP) por Geraldo Vaz de Mesquita

Eu sempre fui apaixonado por atividade física e sempre fiz alguma coisa ligada à água por ser um lugar bem mais fresco. Antes, eu fazia esqui aquático, também dentro da água, e depois que descobri o stand up, vi que realmente é o esporte ideal pela proximidade com o mar. 

Confira o artigo (Exercícios físicos ajudam a combater o estresse)

Você está em contato com a natureza e se refrescando com a brisa. Se estiver muito calor, dá um mergulho e não sofre tanto com o calor. Não dá para ficar sem atividade e aqui eu me sinto muito bem.

Treino em academia por Leandro Lima

Nos dias de calor intenso, eu foco bastante no alongamento, porque vou ter mais disposição para fazer atividade. Dentro do alongamento, fazemos alguns movimentos que vão propiciar a gente ter uma atividade feita com mais qualidade.

A alternativa que eu tenho quando está um calor forte é a roupa mais leve: o short, a camiseta e uma malha mais fina para justamente ter essa leveza na atividade física. A principal dica é a hidratação, porque se a gente não tiver bem hidratado vai sofrer em qualquer época do ano. Mas no verão, a gente vai sofrer com intensidade.

Assista à reportagem (Mudança de Hábitos, Mudança de Vida)

A atividade física não tem essa de clima, é pra gente fazer em qualquer época do ano. Então, eu escolho treinar na academia, pois não estou exposto ao sol, e também a atividade de corrida à noite. Para mim, facilita porque eu consigo conciliar as atividades da minha família junto com a minha. Eu uso a corrida para fazer um momento de relaxamento, para desopilar e ter um momento só meu com a atividade física. 

Corrida por Cristelites Gurgel

À noite, quando está muito quente, eu sempre procuro começar um pouco caminhando e vou intercalando uma corrida mais forte, uma corrida mais leve e moderada para poder concluir o meu treino.

Eu acho a roupa superimportante. São acessórios que dão mais leveza à corrida. Eu uso roupas confortáveis e dou preferência a usar shorts, blusas leves, top que tenha conforto e previna a questão de assaduras. A hidratação, tanto você ingerir água como jogar água no corpo, é ideal para fugir do calorão.

Leia também (Corrida: atividade faz bem para corpo e mente)

É uma atividade em que eu consegui me manter por bastante tempo, em que eu me encontrei, que eu uso como se fosse uma terapia. Depois de um dia intenso de trabalho, ainda correr à noite, para mim se torna prazeroso.

Treinos à noite por Tiago Pereira 

Mesmo num período mais quente e no verão, eu não deixo de fazer atividades e procuro sempre o melhor local e o melhor horário para mim. No verão, costumo sempre ir à noite para não desidratar tanto e não lesionar por conta do sol. Para mim, é sempre prazeroso correr à noite e encontrar com colegas.

É muito gratificante conseguir concluir meu treino e conseguir fazer todo treino por completo. Eu me sinto bem e durmo bem após o treino, me sinto bastante feliz quando treino à noite.

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Matéria originalmente veiculada no programa de 29 de dezembro de 2019.

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