Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Exercícios Físicos Na Terceira Idade: Benefícios E Melhores Opções

Todo mundo tem o desejo de envelhecer com a saúde em dia, não é verdade? As atividades físicas são ótimas aliadas para se atingir esse objetivo. Por isso, o #SempreBem preparou uma matéria superespecial sobre os benefícios e as melhores opções de exercícios físicos para a terceira idade. Quer saber quais são? Confira o vídeo!

Há seis anos a aposentada Vanilda Martins incluiu a atividade física na rotina e, desde então, cultiva o hábito diariamente. “

Faço funcional às 5 horas da manhã e, em seguida, executo um treino de corrida. Além disso, o treinamento de força é muito importante para o desempenho nas pistas”.

Já a aposentada Nilda Abreu vive uma realidade diferente. Aos 63 anos, encontra-se sedentária; porém os planos de mudar o estilo de vida vieram com o novo ano: “Em 2022 eu vou focar na saúde. É um privilégio poder acordar todos os dias com disposição, ao contrário de antigamente. Hoje, aos 60 anos, nós podemos tudo”.

De acordo com o profissional de Educação Física Emmanuel Arrais, quando se avalia um aluno da terceira idade, é preciso levar em consideração o nível de aptidão física atual. “O aluno que não é tão ativo vai precisar iniciar com o volume e a intensidade de treino menores a fim de priorizar a segurança no início dos treinos. Já o aluno mais ativo pode receber um estímulo mais intenso porque não tem nenhum tipo de risco e restrição, levando em consideração que esse aluno não tem patologias associadas”.

Nilda conta que a motivação para a mudança veio a partir da necessidade de “acelerar”. Vanilda explica que os benefícios da prática esportiva são muitos: “Eu não consigo ficar em casa porque isso é muito saudável, principalmente na nossa idade”.

Emmanuel destaca os principais ganhos do esporte:

• Capacidade física

• Força

• Capacidade cardiorrespiratória

A atividade física é muito contagiante, tira o estresse, melhora o sono, atua no humor e me deixa empoderada”, complementa Nilda, que também é modelo da maturidade.

O profissional de educação física dá dicas para quem quer suar a camisa:

• Apostar nas atividades da vida diária, como sentar e levantar, podendo ou não incluir carga. Realizar 2X10 repetições.

• Apoio de frente adaptado, utilizando os músculos de empurrar. Realizar 2X8 repetições.

• Remada para exercitar a musculatura dos membros superiores. Realizar 2X12 repetições.

Já os idosos que já são praticantes devem priorizar o trabalho de força e potência muscular, que vão ajudar no seu desenvolvimento e rendimento, já que essa uma capacidade física que se perde com o passar dos anos.”

• Salto horizontal de curta a distância para trabalhar potência. Realizar 3X8 repetições.

• Agachamento senta/levanta com estímulo de potência embutido. Realizar 3X10 repetições.

• Apoio de frente tradicional para priorizar força. Realizar 3X12 repetições.

EXERCITANDO A SAÚDE MENTAL

Os benefícios da prática esportiva também incluem a saúde mental. “Minha cabeça é muito ativa e eu sou muito alegre. Essa leveza é muito importante. Acredito que a pessoa que fica em casa parada tem mais chances de ficar doente”, diz Vanilda.

Nilda acrescenta: “Também não podemos deixar de lado o nosso meio social. O esporte é um meio para que as pessoas se aproximem de você”.

Segundo a profissional de educação física Mara Sousa, a academia é um espaço democrático. “Tem pessoas de todas as idades e há muita troca de experiência, contatos e histórias. Aqui, todo mundo se torna jovem”.

Emmanuel acrescenta: “Depois da pandemia, ficou muito evidente que a atividade física atua diretamente do nosso psicológico de maneira positiva, nos inserindo na sociedade, dando mais sociabilidade para todos e isso também precisa ser levado em consideração”.

DESDE A INFÂNCIA

Quando se pensa em atividade física para crianças e adolescentes, é preciso citar a importância do desenvolvimento de capacidades físicas. Nessa fase da vida, muitas atividades podem ser exploradas, como o trabalho de força, movimentos mais dinâmicos, atividades mais lúdicas e alegres sem perder a qualidade do exercício. “Um bom exemplo seria pular corda, promover uma corrida de caça de objetos, saltos e deslocamentos em velocidade”, recomenda Emmanuel.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola