Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Encontrando o Equilíbrio: veja como lidar com o estresse

Quando se fala em estresse, é difícil não ter, principalmente na correria do dia a dia. Ele faz parte da vida. Então, o que podemos fazer para encontrar o equilíbrio necessário? Confira!

O que é o estresse?

O estresse é uma tensão física ou psicológica fora do usual, que deixa o organismo em um estado ansioso. Essa ansiedade surge quando o corpo precisa lidar com situações que exigem grande esforço emocional ou psíquico. Quanto mais tempo durar ou mais grave for essa situação, maior será o nível de estresse. Portanto, ele faz parte da vida de todos nós em maior ou menor intensidade.

Por isso, o Sempre Bem fala da importância de encontrar equilíbrio apesar da rotina corrida e cheia de responsabilidades.

Hora de descansar e relaxar

De acordo com o psicólogo Marco Antônio Amato, é preciso encontrar uma hora para descansar e relaxar. Muitas pessoas não conseguem isso, pois vão para o trabalho, voltam para casa e pegam o computador para continuar trabalhando ou continuam no celular falando sobre negócios.

Na correria do dia a dia, é ideal ter uma alimentação saudável, mas nem sempre é possível por conta dos compromissos e horários. Lidar com pessoas e conciliar várias situações durante o dia geram cansaço e estresse.

“A minha rotina é bem estressante: acordo muito cedo e aí já inicia o trabalho, pego trânsito e deixo o filho no colégio. Tem também o horário de almoço meio apertado e a correria, mas é preciso dar atenção à família e amigos, mesmo com as coisas do trabalho que me consomem muito”, explica a psicopedagoga Kátia Franco.

Como lidar com o estresse

Muitas pessoas não conseguem eliminar o estresse presente no dia a dia, mas é possível lidar com ele melhor por meio de práticas de atividades físicas ou de equilíbrio, que têm a função do desfocar, relaxar e voltar à atenção toda para o indivíduo.

Kátia Franco percebeu que precisava cuidar da mente e do corpo, por isso, decidiu praticar o aikido. Por meio dele, conseguiu ficar mais saudável em todos os sentidos. “Foi um divisor de águas: antes e depois da prática do aikido. Hoje, consigo ter mais serenidade e tranquilidade, e encarar os problemas de uma outra forma”, conta.

“Eu não conseguia focar nos estudos, me sentia dispersa e não tinha muito ânimo. Com isso, eu decidi praticar o método DeRose. E a partir daí comecei a sentir mais energia, foco e vitalidade. Isso faz muita diferença”, ressalta a funcionária pública Karina Oliveira.

“O método DeRose é uma metodologia completa para incremento ou aumento de vitalidade, administração do estresse, gestão das emoções e aumento de foco. São técnicas respiratórias bem específicas para aprender a localizar a consciência e utilizar o diafragma para alterar a sua capacidade respiratória”, cita o instrutor Itamar Campos.

Benefícios da prática de exercícios 

Para o psicólogo, “a possibilidade de sair da rotina já é fantástico. O exercício tem vários benefícios, como eliminar os radicais livres e todas as tensões do dia a dia. A pessoa precisa olhar para si mesmo e começar a se amar, se respeitar, se desejar”.

Conforme Marco Antônio, a atividade física aumenta a endorfina e adrenalina, além de ser um antidepressivo natural. Junto com a serotonina, dopamina e todas as substâncias neurotransmissoras que proporcionam alívio e relaxamento, aumentam a vitalidade e o amor pela vida.

Tanto com a prática do aikido quanto do DeRose, o indivíduo consegue ficar energizado, motivado, de bem com a vida, além de encontrar sua melhor versão.

Assuntos relacionados

 

Matéria originalmente veiculada no programa de 22 de setembro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola