Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Encontrando o Equilíbrio: veja como lidar com o estresse

Quando se fala em estresse, é difícil não ter, principalmente na correria do dia a dia. Ele faz parte da vida. Então, o que podemos fazer para encontrar o equilíbrio necessário? Confira!

O que é o estresse?

O estresse é uma tensão física ou psicológica fora do usual, que deixa o organismo em um estado ansioso. Essa ansiedade surge quando o corpo precisa lidar com situações que exigem grande esforço emocional ou psíquico. Quanto mais tempo durar ou mais grave for essa situação, maior será o nível de estresse. Portanto, ele faz parte da vida de todos nós em maior ou menor intensidade.

Por isso, o Sempre Bem fala da importância de encontrar equilíbrio apesar da rotina corrida e cheia de responsabilidades.

Hora de descansar e relaxar

De acordo com o psicólogo Marco Antônio Amato, é preciso encontrar uma hora para descansar e relaxar. Muitas pessoas não conseguem isso, pois vão para o trabalho, voltam para casa e pegam o computador para continuar trabalhando ou continuam no celular falando sobre negócios.

Na correria do dia a dia, é ideal ter uma alimentação saudável, mas nem sempre é possível por conta dos compromissos e horários. Lidar com pessoas e conciliar várias situações durante o dia geram cansaço e estresse.

“A minha rotina é bem estressante: acordo muito cedo e aí já inicia o trabalho, pego trânsito e deixo o filho no colégio. Tem também o horário de almoço meio apertado e a correria, mas é preciso dar atenção à família e amigos, mesmo com as coisas do trabalho que me consomem muito”, explica a psicopedagoga Kátia Franco.

Como lidar com o estresse

Muitas pessoas não conseguem eliminar o estresse presente no dia a dia, mas é possível lidar com ele melhor por meio de práticas de atividades físicas ou de equilíbrio, que têm a função do desfocar, relaxar e voltar à atenção toda para o indivíduo.

Kátia Franco percebeu que precisava cuidar da mente e do corpo, por isso, decidiu praticar o aikido. Por meio dele, conseguiu ficar mais saudável em todos os sentidos. “Foi um divisor de águas: antes e depois da prática do aikido. Hoje, consigo ter mais serenidade e tranquilidade, e encarar os problemas de uma outra forma”, conta.

“Eu não conseguia focar nos estudos, me sentia dispersa e não tinha muito ânimo. Com isso, eu decidi praticar o método DeRose. E a partir daí comecei a sentir mais energia, foco e vitalidade. Isso faz muita diferença”, ressalta a funcionária pública Karina Oliveira.

“O método DeRose é uma metodologia completa para incremento ou aumento de vitalidade, administração do estresse, gestão das emoções e aumento de foco. São técnicas respiratórias bem específicas para aprender a localizar a consciência e utilizar o diafragma para alterar a sua capacidade respiratória”, cita o instrutor Itamar Campos.

Benefícios da prática de exercícios 

Para o psicólogo, “a possibilidade de sair da rotina já é fantástico. O exercício tem vários benefícios, como eliminar os radicais livres e todas as tensões do dia a dia. A pessoa precisa olhar para si mesmo e começar a se amar, se respeitar, se desejar”.

Conforme Marco Antônio, a atividade física aumenta a endorfina e adrenalina, além de ser um antidepressivo natural. Junto com a serotonina, dopamina e todas as substâncias neurotransmissoras que proporcionam alívio e relaxamento, aumentam a vitalidade e o amor pela vida.

Tanto com a prática do aikido quanto do DeRose, o indivíduo consegue ficar energizado, motivado, de bem com a vida, além de encontrar sua melhor versão.

Assuntos relacionados

 

Matéria originalmente veiculada no programa de 22 de setembro de 2019.

Você pode gostar

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais
Beleza

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos
Saúde

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos