Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

É hora de malhar! Quais os exercícios que ajudam a emagrecer?

Por: Criz Campos

Com o final do ano, muitos fazem aquela promessa de iniciar alguma atividade física e melhorar a saúde, não é mesmo? Mas, e se já começarmos agora mesmo a cuidar do nosso corpo e iniciar 2021 com tudo? Nossa repórter, Criz Campos, conversou com especialistas e praticantes pra te mostrar as mais variadas formas de se exercitar e terminar o ano em alta. Confira o vídeo!

No fim do ano, uma das principais promessas é a volta a praticar atividade física, mas a gente não precisa esperar o ano virar para começar!

Os exercícios físicos fazem parte da vida da fisioterapeuta Isabel Moraes desde a infância. "Eu já fiz natação, jazz, sapateado, vôlei , treinamento funcional e agora estou malhando. Sempre estou em movimento!", comemora. Com a estudante Lara Ferraro não é diferente. Na escola, fazia educação física, dança, natação, vôlei... "A alguns anos atrás, comecei a fazer uma atividade mais potente para dar um up no corpo." Treino em casa, funcional e academia são o segredo, revela.

Isabel explica que os benefícios não são apenas físicos. "Eu sou bem ansiosa. então, para mim, é crucial uma atividade física pelo menos três vezes na semana." Lara complementa: "Para mim, é um estilo de vida."

Segundo o clínico geral Roberto Maranhão, os benefícios de uma vida ativa contemplam o sistema cardiovascular:

• Fortalece o coração

• Melhora da circulação do sangue

• Previne as varizes

• Impede os edemas, que são inchaços nos membros inferiores.

"Além disso, os ganhos se dão através de uma perspectiva neurológica porque influencia desde o sistema autoimune, ou seja: ficamos mais protegidos contra eventuais viroses, como também nos torna mais dispostos para o dia a dia", completa.

Se o objetivo é emagrecer, o educador físico Felipe Feliciano explica que, em geral, toda atividade física gera um gasto calórico, mas existem exercícios que podem potencializar esse efeito: "Treinamento de corrida gera um gasto calórico satisfatório, além de melhorar o condicionamento físico, e todos nós precisamos desse condicionamento para executar as atividades diárias." Mas as opções não param por aí. Para o profissional, o treinamento funcional é uma ótima pedida porque pode ser feito em casa ou na academia. "Outro método eficaz é o HIIT, que pode ser trabalhado dentro do treinamento funcional, na corrida ou qualquer outro esporte." O treino consiste em um baixo volume de exercícios com intensidade elevada. Isso gera um déficit de calorias, que é o que precisamos para emagrecer."

Felipe destaca, ainda, a importância do acompanhamento profissional, que inclui nutrição, além do praticante te uma rotina saudável, que inclui horas de sono adequadas e hidratação. "São as boas práticas que levam a um emagrecimento ideal e seguro", explica. Já em relação a frequência da prática de exercícios, o profissional é enfático: "No mínimo três vezes na semana, entre 40 e 50 minutos de treino. No caso do HIIT, o tempo cai para 20, 25 minutos."

O médico também explica que não adianta fazer atividade física por obrigação. "Devemos fazer atividade física como algo que nos dá prazer. Assim, vamos conseguir incluir na rotina sem desistir".

Para quem encontrou uma modalidade para chamar de sua, como Lara, os resultados são comemorados: "Me deixa mais feliz, mais disposta, mais animada e com mais ânimo para viver." Lara concorda: "Para mim, a atividade física é o momento do dia que eu tiro para me cuidar. Tem liberação de hormônio, tem sensação de bem-estar e bom humor. Tudo flui e ajuda no meu psicológico a minha ansiedade."

Fonte: Felipe Feliciano (educador físico) e Roberto Maranhão (clínico geral)

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola