Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Desafios Da Maternidade Em Tempos De COVID-19

Ser mãe não é uma tarefa muito fácil. Em tempos de pandemia, pode ser ainda mais complicado. Neste vídeo, abordaremos várias questões acerca do tema com o intuito de ajudar as mamães a passarem por isso da forma mais leve possível. Confira!

Lidar com a gestação ou até mesmo conciliar a rotina profissional com a maternidade tem sido um dos maiores desafios para as mulheres em tempos de pandemia.

Desde que a Organização Mundial da Saúde decretou a Pandemia da Covid-19 no dia 11 de março de 2020, novas modalidades de trabalho foram alteradas e impostas. No caso das mães, a oportunidade de trabalhar em home office trouxe, ainda, a responsabilidade de cuidar dos afazeres do lar e das atividades escolares dos seus filhos.

Segundo a psicóloga Ranielly Rangel, ser mãe é um desafio muito grande graças as cobranças e exigências sociais."Tenho visto mulheres abrindo mão do emprego para se dedicarem às demandas escolares e comportamentais das crianças. É difícil estabelecer limites sobre espaços e horários dedicados à vida profissional. Infelizmente, as crianças não compreendem e isso causa um sofrimento em toda a família... Precisamos ter um pouco mais de sensibilidade e acarinhar essa mulher".

A ginecologista obstetra Samia Duarte explica que a sua filha transita entre momentos de disposição e desinteresse em relação às aulas on-line. "As crianças até entendem, mas também estão cansadas e sentem falta da escola. A minha dica é que as mães tenham paciência e evitem impor alguns comportamentos nesses momentos".

Ranielly lembra, ainda, que as mães também precisaram se adaptar ao modelo de terapia on-line. "O simples fato de sair de casa para ir até o consultório já era terapêutico. Também tem sido difícil separar esse momento estando dentro de casa. Penso que esta fase é uma espécie de lente de aumento para quadros de ansiedade, depressão, medo e autocobrança. Precisemos entender, porém, que somos humanas e que não podemos dar conta de tudo", aconselha.

DESAFIOS DE UMA GESTAÇÃO NA PANDEMIA

Também na pandemia, muitas mulheres deram a luz. Apesar do cenário de incertezas, as profissionais exaltam as famílias que passaram por tudo e, hoje, estão com os filhos nos braços. "Recomendo que limitem o número de visitas ou façam de forma virtual", alerta a ginecologista. A psicóloga pontua a deficiência na rede de apoio dessas mães durante a pandemia: "Muitas não tem com quem deixar os filhos e isso gera outra grande preocupação".

A jornalista Poliana Costa engravidou da terceira filha durante a pandemia. Para ela, lidar com o medo tem sido o principal desafio: "São muitas dúvidas e ansiedade que passam na cabeça. A incerteza sobre uma possível infecção e um parto prematuro ou até mesmo se eu não resistir... Por tudo o que estamos observando, não tem como ser diferente". Ela conta que tem seguido a risca as recomendações da equipe médica: "Tomo todas as vitaminas, não saio de casa e restringi a minha convivência apenas ao meu marido e aos meus filhos. Tudo para minimizar os riscos de contrair a Covid-19".

A psicóloga Ranielly Rangel explica que o psicológico das gestantes fica à flor da pele. "É algo que mexe com a mulher, com o relacionamento, com quem está perto... Esse é o resultado das mudanças hormonais somadas ao cenário atual".

Diante deste contexto, muitas famílias tem buscado a ajuda de doulas. A profissional Aline Geórgia explica que o seu papel consiste em dar suporte durante a gestação, no dia do parto e no pós-parto. "Ofereço ajuda física, emocional e psicológica. O maior desafio que temos enfrentado neste tempo de pandemia é a questão do distanciamento social. As grávidas são grupo de risco e precisamos resguardá-las, por isso, toda a preparação, antes feita de forma presencial, está sendo online. Já o dia do parto é sempre muito incerto, mas, apesar de tudo, elas estão se saindo muito bem".

A ginecologista e obstetra Samia Duarte explica que as doulas tem um papel muito importante na humanização do parto. Já em relação aos cuidados que as grávidas precisam ter durante a pandemia, ela lista:

• Continuar fazendo os exames de pré-natal em dia;

• Realizar exames laboratoriais e ultrassons;

• Tomar a vacina quando for disponibilizada - gestantes, lactantes e puérperas. "A novas recomendação é que mulheres que se encaixam neste perfil devem tomar a vacina", finaliza.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola