Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Cuidados Com A Pele No Verão - Dezembro Laranja

O Dezembro Laranja é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de pele. Para falar sobre esse assunto e tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de câncer, o Sempre Bem convidou a dermatologista Raíla Macedo e a fisioterapeuta Juliana Ramos. Confira!

Na época mais quente do ano, a pele pode sofrer as consequências da falta de cuidados. Felizmente, é possível aproveitar a estação com a saúde e a beleza em dia

Durante o verão a campanha Dezembro Laranja ganha destaque, a fim de conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de pele. Segundo a dermatologista Raíla Macedo, o tipo não melanoma corresponde de 25 a 30% do total de casos e é o mais comum no Brasil por conta da exposição à radiação ultravioleta.

A fisioterapeuta Juliana Ramos tem propriedade para falar sobre o assunto e explica o porquê: “Sempre gostei de caminhar e correr no sol – confesso: sem tanto cuidado com a proteção. Certa vez, em uma consulta dermatológica, mostrei um pequeno sinal à dermatologista que, de cara, sinalizou que se tratava de um carcinoma basocelular. Optei por retirar o tumor antes que ganhasse uma proporção mais significativa”.

Raíla explica que a maioria dos pacientes não conhece os tipos de câncer de pele e acham que o sinal é benigno. “Cabe ao médico examinar não apenas o rosto mas também as costas, que é uma área que normalmente o paciente não consegue ver. Quando a lesão é retirada no início, não há necessidade de radioterapia e quimioterapia”.

Juliana aprendeu a conviver com novos hábitos. “Eu já cuidava muito do rosto através do uso de protetor solar e boné, mas precisei aprender a cuidar do corpo, apesar de gostar de pegar sol. Agora, escolho os horários de exposição menos nocivos, uso roupas com proteção UV e capricho no filtro solar. Ficou uma grande lição para mim”, revela.

PROBLEMAS DE PELE NO VERÃO

Durante o verão, alguns problemas de pele ficam mais evidentes. São eles:

Frieiras e micoses: ambientes úmidos, como entre os dedos dos pés, são propícios para o surgimento de infecções causadas por fungos. A dica para prevenir o desconforto é enxugar bem os pés, limpar bem e não compartilhar calçados.

Alergias de contato;

Infecções bacterianas: Infecções nas virilhas e axilas são comuns. Essas áreas devem manter-se longe da umidade.

Brotoejas: Comuns na infância, são causadas pelas glândulas quando a produção do suor é exacerbada em áreas quentes (colo e dorso). Para evitar, use roupas frias, tome banhos em temperatura ambiente e mantenha a temperatura do corpo baixa.

• Queimaduras de sol.

CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO

• Manter a pele limpa, hidratada e seca;

• Usar e reaplicar protetor solar diariamente;

• Não se depilar no dia de pegar sol, sempre usar uma loção pós-barba, não se expor ao sol antes, trocar a lâmina com frequência

• Investir no betacaroteno;

• Tomar banho de água doce quando sair da praia para evitar possíveis alergias;

• Evitar o sol diretamente sobre a pele;

• Beber bastante líquido.

A pele negra também demanda alguns cuidados específicos nesta estação. Segundo a dermatologista Katleen Conceição, a principal preocupação é em relação ao ressecamento. “No corpo, é ideal usar sempre bons hidratantes e rosto, filtro solar em sérum, gel-creme, com FPS de, no mínimo, 30 e com cor para evitar manchas.” A médica explica que os cabelos também merecem atenção especial. “Precisamos usar produtos com condicionador e filtro solar, que devem ser aplicados antes, durante e depois de ir à praia. Ao chegar em casa, a dica é usar uma máscara de hidratação com um pouco de óleo de coco ou abacate e deixa agir por 20 minutos. O resultado é maravilhoso”, garante.

A pele e os cabelos das crianças também merecem atenção especial. Segundo a dermatologista Simone Stringhini, a dica mais importante é o filtro solar. “Esse item não deve ser o mesmo de adultos. O produto específico para este público tem algumas características e a principal é a aderência. Ele é grudento porque a criança gosta de brincar dentro da água”. Porém, Simone faz uma ressalva: “É preciso reaplicar a cada duas horas e usar também camisa de proteção e boné. Os pais não devem descuidar porque as crianças têm uma pele frágil e a exposição dos primeiros anos de vida faz com que apareçam problemas de pele anos mais tarde. Então, fica o apelo: Vamos proteger os pequenos, evitar o horário crítico do sol (de 11h às 15h) para que eles possam brincar e não queimar”, finaliza.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola