Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Crianças de Férias: Primeiros Socorros

07 jul 2019

07 jul 2019

Férias com crianças em casa, não tem jeito, é sempre sinônimo de atenção redobrada. A nossa repórter, Criz Campos, foi ver como funciona a rotina da Analice Barreto, que é dentista e tem dois pequeninos em casa. Confira!

Dicas de primeiros socorros

Segundo o tenente Romário Fernandes do Corpo de Bombeiros, “qualquer casa oferece muitos riscos e o que a gente pode fazer é tentar reduzi-los”.

Confira dicas especiais que ele deixou para aproveitar as férias com as crianças em casa tentando minimizar os riscos.

  • As quinas dos móveis devem estar protegidas. O ideal é tentar equacionar a colocação de dispositivos de segurança nos móveis;
  • Tomadas de fácil acesso às crianças aumentam o risco de acidentes;
  • Mantenha todas as tomadas com capas protetoras. Esse dispositivo sendo bem fixado se torna difícil de tirar, além de reduzir o risco a zero;
  • Nunca deixe as crianças na cozinha;
  • Deixe o ferro de passar longe do alcance dos pequenos;
  • A tela de proteção é um dos principais itens de segurança;
  • As crianças devem ficar na piscina somente com a presença de um adulto;
  • Tenha sempre um kit de primeiros socorros.

Principais acidentes domésticos com crianças

De acordo com o pediatra e emergencista Valderi Júnior, os principais acidentes domésticos que acontecem com as crianças em casa estão relacionados com a idade. Queimaduras, quedas, acidentes com materiais perfurocortantes e intoxicação principalmente com produtos de limpeza estão nessa lista.

Na realidade, a casa é cercada de armadilhas para as crianças principalmente os menores. “os acidentes que mais acontecem com crianças de 0 a 3 anos são asfixia e queda”, explica Valderi Júnior. Quando elas crescem, a curiosidade e a independência também crescem. Com isso, os pequenos vão acessar fios elétricos e tomadas.

Períodos em que acontecem mais acidentes

De acordo com estatísticas, tanto nas férias e finais de semana quanto nos finais de tarde e início de noite, as quedas e lesões nas crianças tendem a aumentar.

Um dos acidentes que mais acontece em casa com as crianças são as quedas. À medida que a criança ganha autonomia, ela começa a andar mais, começa a correr e ter fratura de ossos.

Criança em casa exige muita atenção. Seja onde for, dentro ou fora de casa, todo cuidado é pouco quando a gente está lidando com a segurança das crianças.

Conteúdos relacionados

 

Matéria originalmente veiculada no programa de 7 de julho de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra