Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Coração De Torcedor

CORAÇÃO De Torcedor. Em ano de Copa do Mundo, todos viram torcedores, não é mesmo? E como a Pague Menos é a Patrocinadora Oficial da Seleção e da Torcida Brasileira, o Sempre Bem de hoje preparou uma matéria superespecial sobre como as emoções de ser torcedor afetam o corpo. Acompanhe o vídeo!

Não importa se você tem ou não um clube do coração: em ano de Copa do Mundo, todo mundo vira torcedor. E quando a ansiedade, a emoção e o nervosismo estão à flor da pele, o coração vai a mil.

Nossa repórter Ladinne Campi conversou com os torcedores Gabriel, Lívia e João Victor sobre os sentimentos vividos durante uma partida. “Ninguém sabe se está tendo um infarto ou uma crise de ansiedade”, afirma Lívia.

O cardiologista Antonio Gaban explica que as emoções estimulam uma liberação muito grande de adrenalina, o que faz com que a pressão suba, o coração acelere e aumente o risco de ocorrer um infarto ou AVC.

“Existe um estudo feito no Brasil, há alguns anos, que aumentou a incidência de 4 a 8% de infarto e AVC nas emergências na época da Copa do Mundo. Então, realmente existe um papel muito importante das emoções, principalmente para os brasileiros, no futebol” explica o médico.

Fator genético e estilo de vida

O especialista afirma que as doenças do coração ocorrem muito pelo fator genético associado ao estilo de vida. Alimentação inadequada com muitos embutidos, sal e industrializados, além do uso abusivo de bebidas alcóolicas, são hábitos prejudiciais à saúde.

Siredy Bruno, torcedor de carteirinha, comenta que salgadinhos, refrigerantes e outros alimentos não muito saudáveis são ingeridos sem perceber durante essas ocasiões.

Dicas de alimentos

O nutricionista Charles Feijó deu algumas dicas de substituições saudáveis, mas sem perder o sabor dos alimentos e a felicidade durante o jogo. Confira:

- Guacamole com torrada integral;

- Pipoca (não deve ser feita em óleo);

- Castanhas (quantidade ideal: 15 castanhas de caju);

- Chocolate amargo;

- Frutas (podem ser incluídas em forma de espetinhos ou com chocolate derretido);

- Se for consumir bebidas alcóolicas, intercale com água.

Sinais de alerta

Às vezes, uma emoção maior pode causar AVC ou infarto. O cardiologista Antonio Gaban cita quais são os sinais de alerta para procurar atendimento de emergência imediatamente:

  • Dor no peito
  • Dor de cabeça forte
  • Braço dormente
  • Fala arrastada

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola