Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como saber qual é o tipo certo de colchão?

Agora o Sempre Bem foi conhecer quais são os melhores tipos de colchão e travesseiro para evitar as dores na coluna. 

Muita gente ainda deve estar na cama, afinal de contas, domingo é o dia internacional da preguiça. Para passar em média 23 anos, 9 meses e 7 dias dormindo ao longo da vida, é preciso ter colchões e travesseiros adequados.

Como colchões e travesseiros podem impactar positivamente ou negativamente a postura, a coluna e o sono?

“Nós temos preocupação tanto com os impactos positivos quanto os negativos. Uma boa noite de sono faz a gente acordar recuperado. Se ela for mal dormida e com travesseiro e colchão inadequados, podemos desenvolver dores na coluna, costas e no pescoço, acordar com torcicolo. Isso tudo pode gerar consequências a curto, médio e longo prazo”, pontua Tiago Gomes, ortopedista.

O que levar em consideração na hora de adquirir um bom colchão e travesseiro?  

Existe uma medida de densidade dos colchões que deve ser sempre respeitada. Para o especialista, é importante que a pessoa procure a tabela para ver a densidade compatível do colchão e travesseiro.

O que é a densidade do colchão?

“Trata-se de uma estimativa que se faz do tanto que o corpo vai entrar dentro do colchão”, explica Tiago Gomes. 

Quando a pessoa for comprar um colchão, não se recomenda escolher pela textura e aspereza, e sim pela densidade. Por isso, é importante fazer um teste e se deitar mesmo no colchão.

Diferença entre cama de espuma e de mola

De acordo com o ortopedista, a diferença vai ser na estrutura que é mais durável e resistente. Em relação ao conforto e à densidade, é variável nos dois tipos de cama.

Colchões ortopédicos são ou não uma boa opção?

“Não são uma boa opção, inclusive, eles nem são mais indicados. Os colchões ortopédicos são aqueles bem rígidos e duros, que atrapalham a qualidade do sono”, cita o especialista.

Qual a posição certa para dormir?

Dormir de lado é a forma mais recomendada para aliviar tensões e evitar desconfortos. “Essa posição alivia e distribui melhor as tensões da coluna”, ressalta o médico.

Mesmo deitado de lado, é preciso ter cuidados, como deixar o tronco alinhado com o quadril e as pernas um pouco flexionados (colocar, de preferência, alguma almofada pequena ou travesseiro entre as pernas) com o intuito de amenizar as tensões da coluna, para que a pessoa acorde bem e sem dores. 

Segundo o ortopedista, dormir de barriga para cima não é a posição mais adequada, mas é possível. Lembrando que é preciso tomar cuidado com a altura do travesseiro. Já cormir de bruços é a pior posição, porque pode ser perigoso, além de sobrecarregar a coluna 

Como escolher o travesseiro

Na hora de escolher o travesseiro, é fundamental se preocupar com a qualidade e a densidade, pois existem modelos mais macios e consistentes. 

A dica é nunca optar por um que permita uma maior inclinação da cabeça tanto para longe quanto para perto do colchão. “O ideal é que a cabeça fique alinhada com o restante da coluna”, comenta Tiago.

Os modelos que são mais baixinhos nem sempre são uma boa opção, pois são mais adequados para pessoas com a menor distância da cabeça para o colchão.

A almofada de encosto é uma boa pedida?

“Ela pode ser usada tanto na parte de trás quanto para dobrar um pouco os joelhos, a fim de aliviar um pouco a pressão. Como a gente acaba ficando muito tempo sentado, usando o telefone ou vendo televisão na cama, essa almofada proporciona um conforto maior”, detalha o ortopedista.

Agora que esclarecemos todas as dúvidas, quem está em casa com certeza vai ter noites de sono muito melhores.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 17 de fevereiro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola