Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como eliminar o inchaço depois da ceia de natal

5 dicas para eliminar o inchaço depois da Ceia de Natal

As extravagâncias alimentares das festividades são inevitáveis. Mesmo assim, é possível amenizar o inchaço com dicas simples. Saiba mais:

Com tanta coisa gostosa na Ceia Natalina, fica difícil resistir, não é verdade?! Mas nada de pânico, pois existem alternativas eficazes para driblar o temido inchaço. A nutricionista Thaís Rocha dá algumas dicas:

1. Acredite no poder dos chás:

Depois de ingerir alimentos pesados, o desconforto costuma surgir. Neste sentido, vale lançar mão de chás como: camomila, que é calmante, antioxidante e anti-inflamatório; chá-verde e chá de cavalinha que são diuréticos.

2. Aposte no suco detox:

Além do excesso de comida, muitas pessoas ingerem, também, bebidas alcóolicas. “Nesse momento, é importante proteger o fígado e o suco verde é uma excelente alternativa”, explica a profissional. Couve, brócolis, agrião e frutas alcalinas, como limão, maça e abacaxi são excelentes ingredientes. Thais ensina a preparar um suco nutritivo e saboroso:

- 2 (duas) folhas de couve;

- gengibre;

- limão;

- inhame para dar saciedade;

- frutas de acordo com o paladar individual.

3. Faça substituições inteligentes:

Alimentos funcionais são a prova de que é possível se alimentar bem de maneira inteligente e nutritiva. “É muito importante saber escolher. Se houver um evento à noite, o ideal é equilibrar a alimentação ao longo do dia”, indica a nutricionista. Thais acredita que a panqueca de banana é um excelente exemplo de lanche, pois conta com uma porção de fruta, além do ovo, que é uma fonte de proteína super completa.

4. Use e abuse da criatividade!

As frutas são práticas, saborosas, nutritivas e grandes aliadas para aliviar a sensação de inchaço, pois ajudam o corpo no processo de detoxficação. Além de existirem opções que combinem com todos os paladares, elas podem ser consumidas em forma de sucos, vitaminas, com iogurtes e por aí vai...

O ovo é outro alimento que pode ser consumido de muitos jeitos diferentes: cozido, mexido, na panqueca, no omelete. A única ressalva é não evitar gorduras ou substituí-las por óleo de côco ou manteiga ghee.

5. Faça uma leve caminhada

No fim do ano, junto com o recesso, vem também aquela “pausa” na atividade física, não é verdade?! Mas não deveria ser assim. A prática dos exercícios deve ser mantida, inclusive para evitar e minimizar os inchaços oriundos da alimentação atípica das festividades. Uma breve caminhada de 15 minutos já é suficiente para minimizar a retenção de líquidos.

A nutricionista Thais Rocha deixa, por fim, uma última dica: nada de sentir culpa! É mais do que possível aproveitar as festividades com todas as suas guloseimas, desde que haja equilíbrio. “Precisamos diferenciar exceção de regra. Se nos alimentamos bem ao longo do ano, podemos nos permitir certas extravagâncias”.

E para quem não cuidou do cardápio, que tal aproveitar o ano que está começando para dar início ao novo hábito que inclui uma vida muito mais saudável?

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola