Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Carboidratos e doenças crônicas

Eles dão energia e a maioria das pessoas adora. Eu estou falando dos carboidratos, mas é preciso ter cuidado com a quantidade de carboidratos que se come, porque eles podem prejudicar a saúde. E é justamente disso que a gente vai falar agora com o nutricionista Sandoval Albuquerque.

O que são os carboidratos?

De acordo com o nutricionista, são moléculas e as principais fontes de energia disponíveis na natureza para a gente poder se alimentar.

Carboidratos bons

Os carboidratos bons são aqueles de origem vegetal, ou seja, hortaliças, frutas e legumes que oferecem carboidratos, mas não são apenas carboidratos, têm outras estruturas: vitaminas, fibras e minerais. “Esse complexo unido faz muito bem para a saúde”, comenta o especialista.

Carboidratos ruins

Os carboidratos ruins são os farináceos, derivados da farinha, bolo e batatas fritas que têm realmente um excesso de carboidrato. Esses alimentos oferecem um grande risco à população. 

Doenças causadas pelo excesso do consumo de carboidrato 

Conforme Sandoval, o corpo não elimina essa energia naturalmente, é fisiológico. Isso porque o indivíduo tem medo de passar uma necessidade, fazendo com que o corpo passe a guardar qualquer alimento com alto teor de carboidrato em excesso. 

Esse armazenamento ocorre em forma de gordura, provocando o ganho de peso e o aparecimento de doenças, como obesidade, diabetes tipo 1 e 2, além do câncer.

Por que carboidrato é tão bom?

“O carboidrato realmente é muito saboroso, assim como dá o sabor doce aos alimentos. Ele vicia as papilas gustativas, responsáveis por dar um sabor na língua”, salienta o profissional.

Açúcar

O açúcar é o principal carboidrato que gera tantas doenças. O carboidrato que as pessoas pensam que é o açúcar, mas na realidade são moléculas de glicose. O excesso desses carboidratos e dessa glicose estão ligados, por exemplo, a diabetes.

Veja a matéria (Dossiê da Diabetes: o que é importante saber sobre ela)

#Dica

É importante que os indivíduos aprendam a descascar mais alimentos naturais e a desembalar menos os produtos industrializados. Dê preferência a alimentos naturais e evite o surgimento dessas doenças.  

No Clinic Farma, você recebe acompanhamento individualizado no seu tratamento, tira dúvidas sobre sua saúde com farmacêuticos capacitados e ainda tem acesso a diversos serviços, como aferição de pressão, glicemia e hemoglobina glicada. Tudo isso em salas equipadas para garantir o maior conforto.

Conteúdos relacionados

Desafios da Boa Nutrição no dia a diaRotina de Alimentação: bons hábitos ajudam na digestãoDiabetes: dieta é essencial para evitar complicações

Matéria originalmente veiculada no programa de 31 de março de 2019.

Você pode gostar

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais
Beleza

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos
Saúde

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos