Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Câncer Infantil: saiba como enfrentá-lo

Sabia que o câncer é uma das principais causas de mortalidade entre crianças e adolescentes no Brasil? Para conscientizar as pessoas desse tema tão importante, celebramos no dia 15 de fevereiro o Dia da Luta Contra o Câncer Infantil. Veja nossa matéria e saiba como podemos superar essa doença.

Câncer infantil: a luta não pode parar

O câncer é uma das principais causas de mortalidade entre crianças e adolescentes no Brasil.

Os números da doença são bem altos e a expectativa é que surjam doze mil novos casos por ano no Brasil, o que preocupa não só pacientes e familiares, como também profissionais de saúde.

Cânceres mais comuns entre crianças e adolescentes

Leucemia linfoide aguda

Atinge o sangue e a medula óssea e afeta os glóbulos brancos

Sintomas

- Aumento dos gânglios linfáticos

- Hematomas

- Febre

- Cansaço

- Fraqueza

- Dor óssea

- Sangramento da gengiva

- Infecções frequentes

Tumores de sistema nervoso central

Atinge o cérebro e a medula espinhal

Sintomas

- Dor de cabeça com alarmes (em lugares diferentes, mais forte e mais frequente)

- Epilepsia ou crises convulsivas

- Perda de força ou do tato nos membros

- Perda de visão ou audição

- Alterações da fala

- Falta de compreensão, raciocínio, escrita, cálculo, reconhecimento de pessoas ou de comportamento (apatia, agitação, agressividade)

Linfomas

Acontece quando uma célula normal do sistema linfático sofre mutações, se multiplica constantemente e se dissemina pelo organismo

Sintomas

- Aumento de gânglios, mais conhecidos como ínguas ou caroços, geralmente no pescoço, axilas e virilha

- Emagrecimento

- Febre noturna

- Anemia

- Alterações na contagem de plaquetas

Não existe prevenção no caso de câncer em crianças. O diagnóstico precoce é a melhor forma de ter um tratamento eficaz

Diferente da doença em adultos, que tem fatores que contribuem para o desenvolvimento como o fumo e a obesidade, no câncer infanto-juvenil não há fatores, apenas a predisposição genética, daí a importância do diagnóstico precoce.

A consulta com o pediatra deve começar ainda com o bebê na barriga da mãe

É importante que desde o momento da gravidez, a mulher já procure um médico pediatra para saber os principais cuidados que deve ter com o bebê após o nascimento, como a alimentação e a questão do sono.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria é indicado que no primeiro mês de nascida, a criança passe por, pelo menos, três consultas com o pediatra. De acordo com o crescimento, o intervalo entre as consultas vai reduzindo. À partir dos sete anos de idade, por exemplo, o orientado é que a criança vá ao médico, para consulta de rotina, uma vez ao ano.

Tratamento

- Acolhimento familiar

Além dos cuidados médicos é fundamental que as crianças tenham o apoio da família. Receber carinho, atenção, ouvir as queixas e ser acolhido também ajuda muito na melhora do quadro clínico

- Terapias lúdicas

Levar o tratamento pelo lado lúdico é primordial para as crianças.

Brincadeiras fazem elas esquecerem o momento que estão vivendo e se conectarem com um mundo mais divertido e mais feliz e isso desperta hormônios importantes que contribuem para o bem-estar, como a serotonina, conhecida também como hormônio da felicidade e de grande benefício para tudo no nosso organismo

AME

As farmácias Pague Menos têm o serviço AME, Atendimento de Medicamentos Especiais, com medicamentos inovadores que tratam doenças de alta complexidade, com alto custo e que precisam de cuidados diferenciados para manter sua eficácia terapêutica.

O serviço é oferecido em várias lojas com toda a estrutura e tecnologia necessária para armazenamento e controle desses medicamentos especiais seguindo as mais criteriosas exigências do Ministério da Saúde.

Tem, também, uma central de atendimento telefônico gratuito para todo o Brasil. O AME conta com um atendimento multidisciplinar com os profissionais capacitados, para garantir um melhor atendimento. Assim, nosso cliente tem a segurança de que vai encontrar tudo que precisa e a garantia de melhores resultados em seu tratamento com qualidade e comodidade. Tudo isso com agilidade na entrega, pois a Pague Menos está presente em todos os estados do Brasil.

Fonte: Sandra Emilia (oncologista infantil)

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola