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Atividade Física Na Nova Normalidade

Praticar exercícios físicos ajudam a manter uma boa saúde, mas também podem transformar a vida de uma pessoa, como foi o caso da Greyce, que reconquistou a sua saúde e autoestima com a atividade física. Além disso, saiba como treinar e obter os benefícios dos exercícios sem sair de casa. Assista!

Treinamento em casa é realidade no contexto atual da pandemia.

Não é novidade que precisamos manter o isolamento social para minimizar a disseminação do novo coronavírus, uma vez que o contato com pessoas infectadas é suficiente para o contágio da doença. O aumento de casos acende um alerta para intensificar os cuidados com a saúde e, neste sentido, a prática de exercícios físicos faz-se imprescindível.

De acordo com o médico Daniel Coriolano, movimentar o corpo exerce um impacto positivo na saúde física e mental. "Fortalecemos os músculos, melhoramos o vigor e a resistência... O resultado são pessoas mais felizes e bem-humoradas".

Mas os efeitos de uma vida longe do sedentarismo não param por aí. Pessoas diabéticas e hipertensas recebem um verdadeiro tratamento não medicamentoso. Nos demais, o exercício físico funciona como uma prevenção. "Também precisamos lembrar que o sobrepeso e a obesidade são problemas de saúde pública. Dessa forma, os exercícios contribuem para prevenção e controle", explica o médico.

Diante de tantos benefícios, é impossível não sentir vontade de encontrar um esporte para chamar de nosso. Mas, diante do cenário atual, o "novo normal" exige que nos reinventemos. A atleta Greyce Feijão conta que a saída foi manter a rotina fitness em casa. "Não deixei de treinar nenhum dia. Simplesmente adaptei tudo, inclusive a corrida, agora feita dentro do condomínio. Assim que a piscina foi liberada, eu também voltei a nadar."

O casal de profissionais de educação física Beatriz Aragão e Paulo Alonso também precisou se reinventar: "Tentamos trazer para dentro de casa o ambiente da academia. Agora, os treinos em casa tem um foco maior na saúde e na manutenção da imunidade".

Neste momento, os grupos de praticantes de diversas modalidades passaram do presencial para o on-line. Mas o método não é assim tão novo e nem surgiu com a pandemia: algumas academias e aplicativos já disponibilizavam programas de treinos gratuitos desenvolvidos por profissionais.

Engana-se quem acha que treinar com a ajuda da internet é menos efetivo. Vale usar e abusar da criatividade e substituir os pesos por garrafas de água, por exemplo. Dançar, agachar, pular corda e subir escadas também são boas opções. Mas, se você é do tipo que não abre mão de atividades em grupo, a dica é acompanhar as lives, que garantem conteúdo ao vivo e audiência maior.

É importante, no entanto, respeitar o limite do corpo e ter indicação médica para tal. Se submeter a uma atividade intensa, sem acompanhamento, pode trazer sérios prejuízos para a saúde.

Fonte: Daniel Coriolano (médico)

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