Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Presente do Dia dos Avós: 7 ideias para comemorar a data

Quer ideias de presentes para o Dia dos Avós? Confira dicas de como surpreendê-los com homenagens originais.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Presente do Dia dos Avós: 7 ideias para comemorar a data

O hábito de dar presentes do Dia dos Avós está se tornando cada vez mais popular, e não é à toa. Homenagear esses entes tão queridos e com tantos anos de história é uma forma de prestigiar a vida deles e mostrar o quão importante eles são para o nosso crescimento. 

E como presentear é algo que deve vir diretamente do coração, não importam valores, e sim a intenção de fazer algo que faça a vovó e o vovô se sentirem queridos por todos. Por isso, neste post vamos trazer algumas ideias para comemorar esse dia tão especial. 

1. Lanche em família

Não há dúvidas de que a comida é afetiva. Todos nós temos um prato que nos remete a alguém ou a algum momento de nossas vidas, como a infância, a casa da vó, uma viagem etc. Além disso, alimentar-se em família é agradável e uma tradição. Por isso, nada como comemorar a data com um bom lanchinho!

Essa é uma ocasião para resgatar receitas familiares e, quem sabe, algum doce ou bolo que os seus avós comiam na infância. Busque levantar quais os pratos favoritos deles e chame a família para preparar. Apenas fique atento a restrições alimentares, como diabetes, alergias etc.

Momentos assim sempre rendem boas risadas, memórias e conversas, fortalecendo os laços entre as gerações. 

2. Passeios

Todo mundo adora passear ou viajar e, com certeza, os seus avós devem ter algum lugar especial que gostariam de visitar. A dica é aproveitar o dia para fazer esse tipo de atividade. 

Pode ser uma pequena viagem a cidade mais próxima, ou então, a um espaço específico onde vocês moram. O importante é sair e se divertir fazendo coisas boas. Não se esqueça de registrar esse momento com fotos divertidas dos seus avós!

3. Assistir a filmes

Quem não gosta de assistir a um bom filme, não é mesmo? Se os seus avós fazem parte desse grupo, aproveite a data assistindo às longas-metragens favoritas deles!

Alguns podem ser mais apegados aos clássicos, outros adoram acompanhar as novidades do cinema, independentemente de quais são os seus vovôs, o importante é criar um momento legal e com muita diversão. 

Chame toda a família, prepare pipocas e alguns lanchinhos e pronto, é só escolher o filme!

Presente de dia dos avós
O cinema é uma ótima atividade de Dia dos Avós. 

4. Presentes artesanais

Muitas vezes, em datas especiais, é comum que as pessoas pensem em ir a lojas para comprar presentes. No meio disso tudo, é colocado de lado que a ideia de presentear, nada mais é do que homenagear e fazer alguém feliz. 

Na hora de dar o seu presente, não se apegue apenas aos objetos vendidos em lojas, e sim aos que você e outras pessoas podem fazer, ou seja, os artesanais. 

O trabalho artesanal é muito valioso, afinal, ele é criado de forma personalizada especialmente para alguém, sem falar que é uma forma de colocar toda a sua energia, tempo e dedicação em um item que vai alegrar alguém.

Toda a família pode participar e criar opções, como cartão de Dia dos Avós, bolachinhas, cesta de pães, desenhos, bordados, enfim, solte a sua imaginação e conte com as suas melhores habilidades. 

O importante é preparar uma bonita mensagem para o Dia dos Avós, independentemente do formato!

5. Plantas

Plantas também são ótimos presentes de Dia dos Avós, especialmente se os seus são apaixonados por elas! Representam vida, natureza e, claro, duram por muitos anos, se bem cuidadas. 

Elas podem ser adquiridas em floriculturas (se desejar um arranjo ou um vaso mais sofisticado), supermercados ou em viveiros de plantas, que são locais onde é fácil encontrar diferentes espécies. 

6. Álbum de fotos

Nada é mais gostoso do que reunir diferentes gerações para olhar fotografias com a história da família. Com os smartphones, que captam imagens constantemente, o hábito de reunir todos para relembrar as memórias fica cada vez menos usual. 

Como os avós são da época da fotografia analógica, com certeza eles vão amar poder voltar a vivenciar essa experiência e, claro, relembrar diferentes momentos da vida da sua família. 

Uma dica é você mesmo fazer o álbum e criar uma ordem cronológica, formando uma história de diferentes gerações. Se houver foto dos seus bisavós, ficará mais legal!

7. Livros

Para quem é adepto de leitura, os livros são presentes infalíveis. O mercado tem uma grande opção de títulos e, portanto, será fácil encontrar um que combine com o seu avô ou com a sua avó. 

A nossa sugestão é, antes de tudo, descobrir que tipo de leitura agrada. Se os seus avós já têm livros na estante de casa, dê uma olhada nos nomes dos autores, nos temas e no estilo. Dessa forma, a hora da compra será muito mais fácil.

Presente de dia dos avós
Livros são uma boa sugestão para presentear se você está sem ideias para o Dia dos Avós. 

Por que celebrar o Dia dos Avós?

Na correria do dia a dia, muitas vezes não tiramos um tempo para refletir o que significam os avós. Antes de nós e dos nossos pais, eles já estavam aqui, sonhando e construindo uma trajetória. 

Muito do que somos tem relação com as escolhas que um dia nossos avós fizeram, desde culturais, religiosas, entre outras. Eles fazem parte das gerações de toda a nossa linhagem familiar, assim como você. 

Além disso, é sempre importante lembrar que o idoso, muitas vezes, é totalmente alienado da sociedade. São diversos os momentos em que esse grupo perde a própria identidade, autonomia e história, e passa a ser visto como “um peso” ou alguém incapaz de realizar coisas — o que definitivamente não é verdade

Celebrar o Dia dos Avós é, portanto, uma forma de honrar a história da própria família, mas também de dar visibilidade ao idoso e devolver a eles o sentimento de serem importantes, capazes e necessários dentro da família. 

Se você gostou deste conteúdo e se interessa por temáticas relacionadas à família e comportamento, continue acompanhando o portal Sempre Bem