O que é fobia social? Entenda a síndrome e reconheça sintomas
Acesse o conteúdo para saber o que é fobia social, como ela é desencadeada, quais são os sintomas e indicações de tratamento!
Atualizado em:
A fobia social, também conhecida como ansiedade social extrema, é um transtorno psicológico que afeta relacionamentos, desempenho e disposição das pessoas acometidas pela doença. É bastante comum na infância e na adolescência e, para ser superada, terapias e acompanhamento são indicados.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é fobia social, principais sintomas, possíveis causas e sugestões de tratamento. Para saber mais, continue a leitura!
O que é fobia social?
A fobia social é um transtorno mental que provoca sintomas intensos de ansiedade,como medo e antecipação, quando a pessoa precisa vivenciar situações de socialização. Há, de modo geral, um receio muito grande de que esses momentos sejam marcados por rejeição, julgamentos e ridicularização.
A ansiedade da fobia social é tamanha que muitas pessoas acometidas pelo transtorno acabam se isolando, porque apenas o pensamento de ter que lidar com a socialização é o suficiente para gerar muita angústia.
Quadros de fobia social grave podem fazer com que a pessoa passe dias a fio antecipando as situações que terá de enfrentar. Além disso, esse medo acaba por afetar o desenvolvimento e desempenho nas atividades do dia a dia, as relações sociais, seja com amigos, colegas de trabalho ou familiares.
Sintomas
Por se tratar de um quadro de ansiedade, as fobias sociais desencadeiam sintomas como palpitações, falta de ar, sudorese, náuseas, dores de cabeça, etc. Em crianças, esse acúmulo de angústias pode gerar crises de choro e surtos de raiva.
Outros sintomas da fobia social que estão especificamente relacionados às situações de socialização são:
- Medo de falar e fazer apresentações em público;
- Receio de comer com outras pessoas;
- Dificuldade em sustentar conversas e olhar nos olhos, principalmente com pessoas que não se conhece.
Além dos sintomas citados, o acúmulo de estresse frente às situações sociais, como já mencionamos, faz com que a pessoa opte por se isolar. Diante disso, outros transtornos como a depressão podem ser desencadeados.
Causas
A fobia social (ou sociofobia) pode existir devido a um histórico familiar. Contudo, é comumente gerada após situações traumáticas de julgamento e ridicularização, como bullying na escola e maus tratos em casa. Justamente por isso, é um quadro mais comum entre crianças e adolescentes.
Como efeito, a pessoa passa a evitar a todo custo situações que a coloquem nessa posição, porque ela vive com a sensação de que continua sendo julgada. A fobia social deve ser tratada com cuidado e amparo, já que ela afeta os relacionamentos familiares, corporativos, amorosos, de amizade e também pode piorar o desempenho escolar e no trabalho, prejudicando também a autoestima do indivíduo.
Diagnóstico
O diagnóstico normalmente é feito por um médico psiquiatra ou psicólogo. Por se tratar de um transtorno de ansiedade, é necessário avaliar os sintomas e relatos do paciente para confirmar que se trata de fobia social.
Como vencer a fobia social?
Para quem ainda não sabe como lidar com a fobia social, é importante mencionar que seu tratamento inclui psicoterapia e técnicas como a terapia cognitivo-comportamental e terapia de exposição. Em alguns casos, o psiquiatra também pode indicar o uso de medicamentos controlados, como ansiolíticos e antidepressivos.
Somente um especialista poderá indicar a forma mais adequada para tratar fobias. Caso você esteja passando por um momento difícil ou conheça alguém nessa situação, procure ajuda e jamais se automedique.
A Pague Menos oferece serviços de teleconsulta para quem precisa de auxílio especializado. Clique no banner e saiba mais: