Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O abraço que faz crescer

Assim como o abraço, existem muitos outros estímulos que são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. E tudo começa na infância.


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
O abraço que faz crescer

Por Janaína Marques

Você sabia o quanto um abraço é importante para o desenvolvimento de um ser humano? Assim como o abraço, existem outros estímulos que contribuem para o desenvolvimento infantil. “E quanto mais estímulos a criança receber, maior será o potencial de desenvolvimento que ela irá atingir”, explica a pediatra Luana Nepomuceno.

O desenvolvimento infantil se dá através da interação entre a herança genética e os fatores do ambiente em que a criança está inserida. A médica explica que a conjugação desses princípios é um fator crucial no ser humano, porque os estímulos têm um papel fundamental na formação do cérebro, desde a gestação. “Estudos nas áreas de neurociências têm mostrado que as sinapses se desenvolvem rapidamente nos primeiros anos de um indivíduo e formam a base do desenvolvimento cognitivo e emocional para o resto da vida”, pontua.

Portanto, os primeiros mil dias de vida, que vão desde a gestação até o final do segundo ano de vida, funciona como uma janela de oportunidades para o pleno desenvolvimento do potencial humano . “Esses primeiros anos de vida seriam um momento crítico para oferecermos a melhor nutrição, melhor saúde e melhores estímulos possíveis , com efeitos positivos para o resto da vida”, descreve Luana.

Quando um bebê acaba não recebendo esses estímulos para o seu desenvolvimento isso pode trazer prejuízos irreparáveis. Segundo a pediatra, “atrasos no desenvolvimento mantidos sem estimulação até os 6 anos de vida, dificilmente serão recuperados. A estimulação deve ser precoce”. Por isso, olhe nos olhos do seu bebê, bata palmas, pergunte como foi o dia, ensine a guardar os brinquedos e ofereça seu melhor abraço. Tenha a certeza de que ações como essas farão crianças crescerem saudáveis e felizes.

Os tipos de estímulos:

Estímulos afetivos:

São ações que geram experiências de sentimentos na criança. Tem papel importante na formação do vínculo familiar e na construção da personalidade do ser humano. Por exemplo, a voz da mãe, o sorriso, o toque, os carinhos, o olhar, a amamentação.

Estímulos motores:

É a ação de desenvolvimento físico da criança.

Por exemplo: colocar a criança livre num tatame no chão para que ela possa se movimentar e até rolar; colocar a criança de barriga para baixo quando ela estiver acordada e sob supervisão, para fortalecer seu eixo central e sustentar seu tronco.

Estímulos cognitivos:

São os que promovem o desenvolvimento da atenção, raciocínio lógico, criatividade, linguagem, memória. Uma mãe pode estimular seu bebê a leitura, por exemplo, desde a gestação a partir das 31ª semanas de gravidez, com efeitos para a vida toda.

Estímulos sensoriais:

São aqueles que envolvem a exploração dos sentidos, tato, visão, olfato, paladar. Uma dica é oferecer diversos sabores e texturas na introdução alimentar como uma forma de estimular vários sentidos no bebê de 6 meses.

Fonte: Luana Nepomuceno - Pediatra

Veja também!

O bebê vem aí... E agora?

14 itens de higiene do bebê que não podem faltar em casa

Crescimento Infantil