Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O bebê vem aí... E agora?

Saiba quais os produtos de indispensáveis que você precisa ter em casa para chegada do seu bebê.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
O bebê vem aí... E agora?

Quando um bebê nasce, também nasce uma mãe! E, talvez, a farmácia seja o lugar cativo dessa mulher que passa a ter a missão de cuidar. Com a missão de ajudá-las a montar sua lista de produtos na farmácia, fizemos algumas indicações de produtos indispensáveis para o bebê.

Termômetro digital:

Mais fácil de ver a medida, pois tem um visor digital que informa a temperatura. São usados habitualmente na região da axila, mas podem ser usados também na boca com a ponta sob a língua ou no reto, mas, neste caso, são recomendados os que têm a ponta flexível. Se usado na axila, preste atenção para ele ficar em contato com a pele e não com a roupa, para evitar erro na aferição.

Tesourinha sem ponta:

Item indispensável para manter as unhas do bebê sempre curtinhas e limpas para evitar arranhões ou outros machucados nele, sem contar que também é melhor para a mamãe usar.

Sabonete neutro:

Pediatras e dermatologistas recomendam o uso do sabonete líquido neutro para os pequenos, já que possuem risco menor de contaminação por bactérias e fungos, além da questão econômica; duram bem mais! O mais importante é que o produto tenha pH neutro e que não irrite a pele e os olhos do bebê. Se isso acontecer, suspenda o uso imediatamente.

Creme para assaduras:

Não dá para esquecer o produto que protege o bebê das assaduras. O uso é contínuo e deve ser reaplicado a cada troca de fralda. É importante que a pomada possua entre seus ingredientes o óxido de zinco. Esse composto químico tem propriedades adstringentes com ação antisséptica, secativa e anti-inflamatória.

Algodão de bolinhas e água morna:

A dupla é a indicação de Luma para a higiene do bebê a cada troca de fraldas. O algodão de bolinhas é mais fácil de manusear e vem na medida ideal. Embebido na água morna, é o mais indicado para uma higiene adequada sem ressecar e para hidratar a pele.

Óleos:

Os médicos costumam receitar óleo mineral para combater a dermatite seborreica dos bebês. Ele atua hidratando o couro cabeludo, o que facilita o desprendimento das crostas. Os mais indicados são os neutros, com fórmula e cheiro suaves, que oferecem menor risco de alergias nos pequenos.

Fraldas para recém-nascido:

Esse item é indispensável! A Huggies tem uma linha especialmente desenvolvida para o bebê nos 100 primeiros dias. Superconfortável e macia, absorve o xixi mais do que as fraldas comuns. Já a Pampers é suave e tem uma camada que afasta o cocô e a umidade da pele do bebê.

Álcool 70%:

Possui concentração ótima para o efeito bactericida, por isso é superimportante e o mais indicado para a limpeza do umbigo do bebê, além de poder ser utilizado para higienizar outros utensílios, como a tesourinha e o trocador de fraldas, por exemplo.

Cuidado com o umbigo do recém-nascido

Quando o bebê nasce, muitos são os cuidados que ele demanda. Um em especial é sempre recorrente: como cuidar do umbigo do recém¬-nascido? É superfácil! O coto umbilical, pedacinho de 2 a 3 centímen¬tros de pele morta, deve ser limpo para evitar infecções. Por ser um tecido em decomposição e úmido, é um espaço perfeito para bactérias! Portanto, faz-se necessário higienizar a área com álcool 70% sempre depois do banho e nas trocas de fraldas para evitar contaminação.

A limpeza começa, na verdade, no banho com água e sabonete neutro. Depois de enxugar o bebê, use cotonete para espalhar o álcool começando pela base e limpando a volta toda até retirar toda a secre¬ção. Lave bem as mãos antes de iniciar a higienização do umbigo. Em geral, entre 7 e 15 dias depois do parto, o coto seca e se mumifica, fica bem escuro e cai. Continue a limpeza até a completa cicatrização.

3 dicas para acalmar o choro do bebê

1. Balance o bebê

É até instintivo balançar o bebê em seus braços quando ele chora. E funciona! Experimente fazer esse movimento suavemente e fazer sons. Muitos estudos mostram que o balançar ativa o sistema nervoso para que o coração bata mais devagar e os músculos relaxem. O som vai distraí-lo.

2. Desligue as luzes

Os bebês se sentem superestimulados com os barulhos e luzes do dia a dia. No útero, o ambiente era escuro e calmo. Bloquear esses estímulos pode ajudar a acalmá-los.

3. Mude de cenário

Leve seu bebê para outro ambiente diferente daquele onde o choro começou. Às vezes, ele fica tão focado no choro, que nem percebe que o motivo do desconforto (fome ou mesmo uma fralda suja) já foi resolvido. Então, a tática é mostrar outros estímulos para que ele se interesse pelo novo ambiente e se distraia. Alguns pais até saem para um passeio de carro para acalmar os pequenos!